A rotina de Controle de remessa e retorno permite vincular notas fiscais de entrada (ou compra) com notas fiscais de saída (ou venda), de modo a verificar as pendências de remessa e retorno existentes ou, até mesmo, as pendências já atendidas parcial ou totalmente. Estes vínculos podem ser consultados na linha do tempo ou no sistema BIEstoque.
Cadastrar Controle de Remessa e Retorno
Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Outros cadastros/ Controle de remessa e remessa e retorno.
Clique em Novo.
Informe uma descrição para o controle.
- Selecione o Tipo de conta corrente a ser utilizado para que o sistema classifique corretamente os códigos de posse dos produtos na exportação do inventário para o Bloco H do SPED.
Remessa para terceiros: Marque está opção quando a empresa terceiriza qualquer tipo de beneficiamento (serviço) em seus produtos e deseja manter um controle de estoque destes enquanto estão em poder de terceiros.
Execução para terceiros: Marque está opção quando a empresa executa qualquer tipo de beneficiamento (serviço) em produtos de terceiros e deseja manter um controle de estoque destes.
Adicione quais CFOP's serão utilizados para controle de remessa (ou devolução) de saída das mercadorias para terceiros, o que irá ajustar estoque e negociação. O sistema identifica que o movimento se trata de um beneficiamento conforme o CFOP. Então, aqui devem constar todos os CFOPs de saída utilizadas para remessa.
Ao preencher esta configuração, sempre que em um documento de saída no Faturamento houver um item com um dos CFOPs aqui informados, o valor deste item será desconsiderado do valor total da negociação, somando apenas ao total da nota (mesmo que a operação utilizada atualize financeiro).
Adicione quais CFOP's serão utilizados para controle de retorno ou entrada de mercadorias de terceiros, o que irá ajustar estoque e negociação. Ou seja, deverão ser informadas os CFOPs que serão utilizados no retorno da mercadoria que foi para beneficiamento, para que o sistema retire a quantidade da empresa.
Ao preencher esta configuração, sempre que em um documento de entrada no Nota Fiscal de Entrada houver um item com um dos CFOPs aqui informados, o valor desse item será desconsiderado do valor total da negociação, somando apenas ao total da nota (mesmo que a operação utilizada atualize financeiro).
Na tela de vínculos o recurso Adicionar todos, presente na tela de controle de retorno nos sistemas Faturamento e Nota Fiscal de Entrada, permite vincular o produto composto do documento com itens que fazem parte de sua composição, respeitando a composição do produto configurada em seu cadastro. Além disso, neste quadro, serão informados automaticamente os vínculos para produtos iguais na nota pendente e na nota de atendimento. As duas quantidades precisam ser informadas, mas uma delas pode ser zero para informar itens consumidos, por exemplo.
- Clique em Ok.
Localizar Controle de Remessa e Retorno
- Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Outros cadastros/ Controle de remessa e remessa e retorno.
- Clique em Localizar.
Selecione o Campo a ser selecionado.
Insira em Procurar por a informação relativa ao campo selecionado.
- Clique em Localizar.
- Clique sobre o controle para selecioná-lo.
- Clique em Ok.
Editar Controle de Remessa e Retorno
Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Outros cadastros/ Controle de remessa e remessa e retorno.
- Localize o controle.
- Clique sobre o controle para selecioná-lo.
- Clique em Editar.
- Altere as informações.
- Clique em Ok.
Excluir Controle de Remessa e Retorno
- Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Outros cadastros/ Controle de remessa e remessa e retorno.
- Localize o controle.
- Clique sobre o controle para selecioná-lo.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Imprimir Controle de Remessa e Retorno
Permite imprimir todos os adicionais cadastrados nesta rotina.
- Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Outros cadastros/ Controle de remessa e remessa e retorno.
- Escolha o campo em que será ordenado o relatório de impressão.
- Clique em Ok.
Visualizar Controle de Remessa e Retorno
Permite visualizar um relatório de todos os adicionais cadastrados nesta rotina.
- Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Outros cadastros/ Controle de remessa e remessa e retorno.
- Escolha o campo em que será ordenado o relatório de impressão.
Clique em Ok.
Dica:
Maximize a tela para melhor exibição do relatório.
Realizar Manutenção de Remessa e Retorno
Esta rotina permite incluir pendências de itens para serem atendidos na rotina de controle de retorno. É utilizado quando o usuário, por exemplo, emite uma nota de remessa, mas não estava com as sua devida CFOP cadastrada e não foi exibida como pendência no sistema, o que não aparecerá quando realizar o retorno dos itens. Também permite remover pendência, que ocorre quando, por exemplo, o cliente fez uma remessa de um produto com defeito para conserto e este produto não vai mais retornar para o estabelecimento. Com isso, para não ficar com a pendência o usuário pode remover o item do documento selecionado. Além disso, esta rotina permite ainda Gerenciar atendimentos, através dele você pode ajustar o que já foi atendido, ou seja, editar quantidade do item atendido ou até mesmo remover algum item do documento.
- Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Outros cadastros/ Controle de remessa e remessa e retorno.
- Clique em Manutenção.
- Selecione uma Operação:
- Incluir pendência: marque esta opção para incluir o documento selecionado na listagem de pendências. O documento será exibido nas telas de consulta e estará disponível para atendimento na tela de vínculos até ser totalmente atendido.
- Remover pendência: marque esta opção para remover o documento selecionado da listagem de pendências. Os vínculos existentes com as notas fiscais de atendimento serão excluídos. O documento deixará de ser exibido como pendente nas consultas e não poderá mais ser selecionado para atendimento.
- Gerenciar atendimentos: marque esta opção para gerenciar os vínculos de atendimentos entre os itens do documento selecionado e outros documentos pendentes. É possível remover os vínculos anteriores, alterar suas quantidades ou criar vínculos, inclusive com outras notas pendentes.
- Informe os dados da nota fiscal para localizá-la.
- Clique em Concluir.
- Caso tenha optado por Incluir pendência:
Ao confirmar, a pendência será registrada no documento e vinculada ao atendimento existente para ele. - Caso tenha optado por Remover pendência:
Ao confirmar, a pendência será removida do documento e os vínculos de atendimento existentes para ele. Ao remover o registro, o documento deixará de ser listado como pendente. - Caso tenha optado por Gerenciar atendimentos:
- Selecione as Notas fiscais pendentes, na tela de Controle de retorno.
- No quadro Vínculos informados, clique em Adicionar ou Adicionar todos para vincular o produto composto do documento com itens que fazem parte de sua composição, respeitando a composição do produto configurada em seu cadastro. Além disso, neste quadro, serão informados automaticamente os vínculos para produtos iguais na nota pendente e na nota de atendimento. As duas quantidades precisam ser informadas, mas uma delas pode ser zero para informar itens consumidos, por exemplo.
- Clique em Ok.
- Caso tenha optado por Incluir pendência: