Nesta aba é possível realizar a configuração geral para a rotina de Nota Fiscal de Entrada.

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Opções/ Nota Fiscal de Entrada/ Geral.
  2. Cadastre a configuração geral, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Gerar os títulos no contas a pagar com a opção "aglutinar título em cheque" marcadaMarque esta opção para que os documentos gerados sejam integrados no Contas a Pagar com a marcação aglutinar título em cheque. Assim, você pode gerar cheques com títulos aglutinados sem necessidade de edição no momento da geração do cheque, ou na edição de títulos individualmente no Contas a Pagar.
    Gerar os títulos indexados caso a nota fiscal seja indexadaMarque esta opção para que caso a nota fiscal seja indexada, o sistema gere os títulos indexados. Assim, o indexador irá somente para o título a pagar/ FinAPagar.
    Criticar entrada de produto/lote quando o prazo de validade for inferior a x dia(s) da data atualMarque esta opção para que seja possível controlar a data de validade do lote do produto no momento que lança a nota de entrada. E, em seguida, selecione a quantidade de dias desse prazo.
    Restringir o atendimento de pedidos de compra caso contenham produtos ainda não inventariadosMarque esta opção para que o sistema critique a entrada de nota fiscal quando está associada a um pedido de compra e seus produtos ainda não tenham sido inventariados.
    Utilizar recurso de saída de produtos da composição quando for dado entrada em produtos compostosMarque esta opção para que ao dar entrada em um produto composto, o sistema utilize o recurso de saída de produtos da composição, não sendo gerada nota de saída para os produtos integrantes.
    Permitir alteração da data de fabricação do loteMarque esta opção para que o sistema permita a alteração da data de fabricação do lote quando der entrada da nota fiscal.
    Mostrar itens inativos na seleção de pedido de compraMarque esta opção para que caso selecione itens cujo produto está inativo o sistema exiba uma mensagem avisando.
    Informar o valor de PIS, COFINS e CSLL somente se a parcela de pagamento da nota fiscal ultrapassar o valor de 5.000,00

    Marque esta opção para que os valores de PIS, COFINS e CSLL da nota fiscal de entrada sejam incluídos nos títulos a pagar, caso o valor da parcela seja superior à 5.000,00.

    Todas as parcelas com valor superior a 5.000,00 tem a informação de PIS, COFINS ou CSLL, se estes impostos constarem na nota fiscal.

    Os impostos PIS, COFINS e CSLL não serão incluídos no recurso Incluir os desmembramentos dos impostos na primeira parcela de pagamento da nota fiscal, e manter o valor líquido das parcelas conforme o prazo selecionado, visto que esta opção inclui o valor do imposto apenas na primeira parcela.

    Trabalha com retenção considerando o valor mínimo do DARF informado no cadastro da operaçãoMarque esta opção para que o sistema trabalhe com retenção considerando o valor mínimo do DARF informado no cadastro da operação. Assim, ele não considera os valores acumulados.
    Trabalhar com seleção de pessoa por CPF/CNPJMarque esta opção para que a caixa de digitação do código do cliente/fornecedor seja em relação ao CPF/CNPJ, e não ao código de chamada. Dessa forma, basta digitar o CPF/CNPJ para realizar a localização da pessoa. Além disso, o botão que abre a tela de localização de cliente/fornecedor ficará desabilitado.
    Obrigar o preenchimento da placa do veículoMarque esta opção para que o sistema obrigue o preenchimento da placa de veículo na emissão de nota fiscal. Dessa forma, caso não o preencha devidamente, o sistema retorna com um aviso.
    Bloquear a entrada de notas sem o vínculo com o pedido de compra

    Marque esta opção para que o sistema apresente uma mensagem no momento da liberação da nota informando que o fornecedor selecionado não possui um pedido vinculado.

    Incluir os desmembramentos dos impostos na primeira parcela de pagamento da nota fiscal, e manter o valor líquido das parcelas de acordo com o prazo selecionado.

    Marque esta opção para que o sistema inclua os desmembramentos dos impostos na primeira parcela de pagamento da nota fiscal.

    Incluir a série na verificação de duplicação do número de documento para o mesmo fornecedorMarque esta opção para que o aplicativo EstNFEntrada valide o número de série da nota fiscal em casos que o número de documento já existir para o mesmo fornecedor.
    Alterar os produtos da composição na edição da nota, conforme o cadastro de produtoMarque esta opção para que quando um produto tiver sua composição editada no Cadastro de Produtos e em seguida uma nota com composição for reaberta, o sistema atualize os insumos conforme o cadastro atual do produto.
    Recuperar o código da situação tributária e enquadramento legal de IPI para produtos do tipo comercializadosMarque esta opção para que o sistema resgate o código de situação tributária de IPI e código do enquadramento legal de IPI para produtos do tipo Comercializados.
    Bloquear a entrada de notas com número de chave de acesso duplicada

    Marque esta opção para que ao clicar em Liberar o documento que está sendo editado, Liberar o documento para conferência, Fechar o documento que está sendo editado ou importar um arquivo XML, o sistema verifique se já existe um documento na base de dados com o mesmo código da chave de acesso. Caso exista, o sistema informará sobre a duplicidade e assim o usuário poderá realizar o ajuste e finalizar o processo de liberação.

    Característica dos produtos que gerarão um sequencial para impressão das etiquetasSelecione a característica dos produtos que gerarão um sequencial para impressão de etiquetas. Assim, quando for dada a entrada na nota, o sistema verifica se o produto tem esta característica, caso tenha guarda o número sequencial incrementado a cada entrada dada por este sistema.
    Ao inserir um item no documento de entrada, recuperar o valor unitário na:

    Selecione uma das opções de data para que, ao criar um documento de compra/entrada, e lançar um item, o sistema resgate o valor de custo de acordo com data configurada.


  3. Clique em Gravar.