Através desta configuração, o sistema Faturamento, na aba Telecomunicações, permite criar e exibir documentos fiscais com configurações específicas para as notas modelo 21 e 22, conforme o Convênio ICMS 115/03.
Esses modelos atendem às empresas dos ramos de comunicação e telecomunicação, possibilitando também a geração dos arquivos texto (mestre, item e destinatário) exigidos pelo convênio, contendo as notas fiscais emitidas e liberadas dentro do período definido pela empresa e de acordo com o tipo de documento selecionado no filtro.
Além disso, o sistema contempla também o modelo 62 (NFCom) — Nota Fiscal Fatura de Serviço de Comunicação Eletrônica, que unifica e moderniza a emissão dos documentos fiscais para o setor de telecomunicações, substituindo gradualmente os modelos 21 e 22 em diversos cenários.
Essa modalidade segue o leiaute e as regras definidas pela NFCom – Nota Fiscal de Comunicação, permitindo maior integração eletrônica com os sistemas fiscais e simplificando o processo de emissão e escrituração.
Dica:
Para saber mais sobre a rotina de Telecomunicação no Faturamento, clique aqui.
- Acesse o Configurador Bimer em Faturamento/ Opções/ Telecomunicação/ Geral.
Selecione um tipo de uso (finalidade) padrão a ser utilizado nos módulos Faturamento (emissão de notas) e Manutenção de Contratos (FinManutencaoContratos).
- Informe o Diretório raiz de armazenamento dos XMLs de NFCom.
Clique em Gravar.
Informação
Além disso, na aba Impressão, você pode definir a impressora utilizada para a impressão do DANFE-COM.
Após a autorização da NFCom, o documento é exibido com o status “Não impresso”, e a opção de impressão fica disponível no Faturamento.
Para realizar a impressão, selecione o documento desejado, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Imprimir DANFE-COM”.