O que é o Collect?
Sabemos que os contadores precisam coletar frequentemente as informações de cartão de crédito de seus clientes. Através do Alterdata Collect é possível importar automaticamente essas informações dos sites das operadoras cadastradas (vendas, recebimentos e antecipações), facilitando assim o trabalho do contador para não ser preciso fazer essa contabilização manualmente.
No collect o contador tem acesso às vendas totais por máquinas ou por estabelecimentos, podendo ser realizadas consultas dia a dia e também de período anteriores, para verificar se existem divergências de informações.
Além das consultas, também é possível efetuar a integração de valores para o Contábil.
Acesso ao Collect
- Acesse o link https://econtador.alterdata.com.br, ou acesse o sistema WPHD - Alterdata Pack - Aba eContador;
Preencha os dados de login, com CNPJ/CPF e a senha enviada pela Alterdata;
Clique em Esqueceu sua senha? para receber por e-mail instruções de como criar uma nova senha. Posteriormente, a senha pode ser alterada em Perfil.- Clique em Entrar para acessar ao sistema;
- Acesse a aba Collect.
Cadastros de Empresas
Para realizar o cadastro das empresas no Collect, siga o passo a passo:
Acesse o sistema WPHD - Alterdata Pack, e em seguida acesse a aba Manutenção - Integração eContador;
Selecione a Empresa no quadrante Esquerdo;
Em seguida clique na Seta , e a empresa passará para o quadrante Direito;
- Feito isso, clique em Atualizar todas as empresas no eContador.
A empresa deverá ser cadastrada no WPHD - Alterdata Pack, e em seguida integrada com o eContador. Para saber como efetuar o cadastro no WPHD, clique aqui.
Cadastro de Estabelecimentos
Devem ser cadastrados os estabelecimentos que o Collect fará a busca dos extratos. Para isso, siga o passo a passo:
- Acesse o eContador e clique na aba Collect;
- Clique em Estabelecimentos e depois em + Cadastrar estabelecimento;
- Preencha a Empresa, e a Operadora, e em seguida informe o Nº do estabelecimento, o Usuário de acesso, a Data inicial para apuração de extratos e a Senha;
- Clique em Salvar.
Lembrando que essas informações são idênticas às utilizadas pelo cliente para acessar o site da operadora e efetuar o download dos extratos manualmente.
Após salvar o estabelecimento, o mesmo fica como ativo e o Collect fará a busca automaticamente dos extratos, desde que os dados de acesso estejam corretos. Essa busca será com data retroativa a 120 dias à data de cadastro.
Listagem de Operadoras
Nesta lista serão demonstradas as operadoras homologadas pelo Collect, ou seja, que estão disponíveis para baixar os extratos, e as operadoras inativas, que não irão baixar os extratos. Caso tenha dúvidas de qual operadora utilizar no collect, poderá consultar nessa opção.
Caso a operadora não esteja presente na lista de homologadas ou inativas, é possível entrar em contato com o nosso suporte que verificará a viabilidade de inclusão da operadora desejada na listagem. Ressaltamos que serão consideradas apenas as operadoras que operam utilizando API.
que
Status
Ao realizar o cadastro de um estabelecimento o sistema busca o Status da empresa, informando conforme a cor, a situação da mesma.
Os Status são:
Ativo: Quando está tudo certo com o cadastro do estabelecimento, e ele consegue baixar os extratos.
Inativo: Quando o estabelecimento foi desativado na opção Ativo.
Operadora fora do ar: Quando a operadora está com alguma instabilidade e esta fora do ar.
Verificar dados de acesso: Quando foi digitado algum dado incorreto no cadastro do estabelecimento, e o collect não consegue se conectar com o site da operadora.
Site exigindo ação do usuário: Quando ocorre alguma mensagem no site da operadora, que necessita de alguma alteração ou configuração por parte do cliente.
Visualização dos Extratos
Para ter acesso aos extratos baixados pelo Collect, siga o passo a passo:
- Acesse o eContador e clique na aba Collect;
- Em seguida clique em Extratos.
Dashboard
No Dashboard é possível visualizar gráficos com as informações gerais das movimentações. Desta forma é possível visualizar as estatísticas de quanto a empresa vendeu no mês e quanto a empresa recebeu no mês. Clicando em Mês anterior, serão demonstrados os gráficos das vendas de quanto a empresa vendeu no mês anterior e quanto a empresa recebeu no mês anterior.
Estabelecimentos pendentes
Nesta aba são demonstrados os estabelecimentos que estão com os dados de acesso incorretos.
Minhas vendas, Meus recebimentos e Minhas antecipações
Nestas abas terá acesso a movimentação dos extratos. Para isso, siga o passo a passo:
- Informe a empresa, depois o período de apuração;
- Selecione se vai exibir por operadora ou por estabelecimento, depois clique em filtrar;
- Após serão demonstrados os extratos. Caso deseje visualizar as informações detalhadamente, clique em Visualizar detalhes.
Também poderá gerar um relatório com as informações dos extratos, para isso clique na opção , que fica no canto superior direito da tela.
Exportar movimento
Nessa opção será gerado o arquivo em txt, com o movimento para a importação no sistema Contábil. Para isso, siga o passo a passo:
- Preencha a Empresa, depois no campo Exportar informe o tipo de movimento que deseja exportar;
- Em seguida informe o Período Inicial e o Período Final, e selecione a Operadora;
- Em Geração do Arquivo, selecione a opção com as informações que deseja;
- Marque a opção TXT Clique em Exportar.
Para saber as configurações da integração do Collect com o Contábil, clique aqui.
Configuração de Integração
Nesta tela serão demonstradas as operadoras cadastradas e os campos para serem informados os códigos dos lançamentos automáticos cadastrados no sistema contábil.
Configuração de Integração por empresa
Caso você tenha empresas que utilizem lançamentos automáticos específicos, é possível realizar esta configuração por empresa. Para isso, acesse o eContador, clique em Empresas. Em seguida clique em Configurar e acesse a aba Collect.