Reajustar Preços no Cadastro de Produtos


Chegou a hora de ajustar os preços dos seus produtos? Sem problemas! 

Neste guia, vamos te mostrar como atualizar os preços de venda, o custo de reposição e até mesmo os preços dos seus fornecedores. Tudo isso de forma simples e rápida, para que você possa manter seu negócio sempre competitivo. Clique em um dos reajustes abaixo para saber mais:



Reajustar Preços

  1. Clique em Reajuste de preços/ Reajustar preços, no menu do Cadastro de Produtos.

  2. No filtro Principal, configure as opções de acordo com sua necessidade, incluindo os campos:

    GrupoCampoDescrição
    Tipo de reajuste




    Reajustar preço de venda

    Marque uma das alternativas de Reajuste. 

    Caso opte por Reajustar preço bruto do fornecedor por empresa, este tipo de reajuste atualizará o preço bruto do produto na configuração Preços por empresa presente no Cadastro do produto em Complementar/ Fornecedores.

    Percentual/ Valor Nesta opção você poderá indicar um percentual ou um valor "global" para reajustar nos produtos selecionados nesta rotina.
    Dt. Reajuste Indique em que data o valor de reajuste deve ser aplicado. Por padrão, o sistema indicará a data atual.
    Percentual da margem de lucro

    O percentual da margem de lucro é a alíquota de lucro encontrada no sistema Cadastro de Produtos / Empresa/ aba Dados/ quadro Composição do preço/ campo Lucro (%)
    Ao marcar esta opção, o cálculo será realizado conforme o exemplo abaixo e o resultado será apresentado na coluna Vl. novo da tela Resultado

      Vl. anterior: 10,00
      Lucro (%): 50,00%

      Cálculo realizado pelo sistema:

         Vl. anterior * Lucro (%) = 10,00 * 50 = 500,00
         Resultado acima / 100 = 500,00 / 100 = 5,00
         Vl. anterior + Resultado acima = 10,00 + 5,00
         Na coluna "Vl. novo" apresentará 15,00.

    Utilizar o custo de reposição como base para alteração do preço de venda

    Ao marcar esta opção, o valor base será o custo de reposição para calcular o novo valor do preço. 

    O preço inicial será o custo de reposição do produto.

    Incluir os produtos que possuem vínculo no relacionamento de produto origem

    Com esta opção marcada, todos os produtos selecionados pelos filtros que possuem vínculo no relacionamento de produto origem, serão apresentados na tela "Resultado". 

     Esta opção somente respeitará o Filtro de empresas.

    Dt. Reajuste Altere a data atual caso queria realizar um agendamento do reajuste de preço ou, caso queira agendar o reajuste por um tempo determinado, acesse Agendar reajustes de preços.
    Percentual da margem de lucro

    Marque esta opção para o sistema utilizar a informação do campo Lucro, localizado em Cadastro de Produtos / Empresa / Dados, no cálculo do reajuste. Dependendo da opção marcada em Tipo de Reajuste, este campo estará desabilitado.

    Vl. anterior * Lucro (%)
    Resultado acima / 100
    Vl. anterior + Resultado acima
    Resultado apresentado na coluna "Vl. novo"

    Exemplo:
    Vl. anterior: 10,00
    Lucro (%): 50,00%

    10,00 * 50 = 500,00
    500,00 / 100 = 5,00
    10,00 + 5,00
    Vl novo = 15,00

    Utilizar o custo de reposição como base para alteração do preço de venda

    Marque esta opção para o sistema utilizar o valor-base como custo de reposição para calcular o novo valor do preço. Dependendo da opção marcada em Tipo de Reajuste, este campo estará desabilitado.

    O preço inicial será o custo de reposição do produto.

    Incluir os produtos que possuem vínculo no relacionamento de produto origem

    Marque esta opção para que todos os produtos que possuam vínculo no relacionamento de produto e origem sejam apresentados na tela Resultado. Dependendo da opção marcada em Tipo de Reajuste, este campo estará desabilitado.

    Esta opção respeita somente o Filtro por Empresas.

    Número de casas decimais para arredondamento Selecione o número de casas decimais para o arredondamento. Dependendo da opção marcada em Tipo de Reajuste, este campo estará desabilitado.
    Filtro por faixa de preçoPreço baseCaso deseje filtrar os preços a serem reajustados por uma faixa, selecione neste campo o preço-base utilizado no filtro.
    Valor inicial / Valor FinalInforme os valores inicial e final da faixa.
    Filtro por trecho da descrição do produtoTrecho inicial/ FinalCaso deseje filtrar os preços a serem reajustados por um trecho da descrição do produto, informe neste campo os trechos inicial e final.
  3. (Opcional) Configure os demais filtros (empresas, características, produto, família ou grupo de produto, etc.).
  4. Clique em Filtrar.

    O sistema apresentará como Resultado os produtos e valores reajustados na coluna Vl. novo. Caso necessário, é possível alterar o valor na coluna.

  5. Clique em Reajustar para aplicar os valores calculados.
  6. Confirme o reajuste.


  Agendar Reajustes de Preços

Quer fazer uma promoção relâmpago e turbinar suas vendas?
Com essa ferramenta, você pode reajustar os preços dos seus produtos temporariamente de forma super fácil! Defina os produtos, grupos ou fornecedores que vão entrar na promoção e pronto! 

Este recurso não será apresentado caso o sistema esteja habilitado para Trabalhar com regras de comercialização configurado no Configurador Bimer, em Faturamento/ Opções/ Venda/ Regra de comercialização.


  1. Clique em Reajuste de Preços/ Agendar reajuste de preços, no menu do Cadastro de Produtos.
  2. No filtro Principal, informe os dados nos respectivos campos para localizar o produto incluindo os campos:

    OpçãoDescrição
    Preço de vendaSelecione o preço que será reajustado.
    PercentualInforme o percentual de reajuste. Ao informar o percentual, o campo de Valor é desabilitado.
    ValorInforme o valor de reajuste. Ao informar o valor, o campo Percentual é desabilitado.
    Fórmula para calcular o novo valor de venda

    Neste campo é possível montar manualmente como o sistema deve calcular o novo valor de venda. Pra tal, clique no botão e insira as operações que o sistema deve realizar.

    Tipo de agendamento de preço

    Selecione o tipo de agendamento de preço.

    Período de agendamentoInforme o período do agendamento, sendo este a data inicial e final ou a duração.
  3. Configure os filtros por empresa, grupo de produto, família de produtos, e etc.
  4. Clique em Filtrar.
  5. O sistema apresentará os produtos na tela Resultado e os valores reajustados na coluna Vl. novo. Caso necessário, é possível alterar o valor na coluna Vl. novo.

  6. Clique em Reajustar para aplicar os valores calculados. Caso tenha feito algum reajuste anterior, o sistema perguntará se deseja substituir pelo mais recente.  

  7. Verifique os valores atualizados na tela que o sistema apresentará.

    Após a conclusão do reajuste, será aberta a tela de Impressão de etiquetas.

Remover Agendamentos de Reajuste

Nesta opção você pode remover os agendamentos de reajuste feitos anteriormente.

  1. Clique em Reajuste de preços / Remover agendamentos de preços, no menu do Cadastro de Produtos.
  2. Informe o período de agendamentos.
  3. Informe o tipo de agendamento de preço.
  4. Configure os filtros por empresa, grupo de produto, produto, e etc.
  5. Clique em Atualizar filtro.
  6. Selecione o agendamento que deseja remover no campo Agendamentos.
  7. Clique em Excluir.
  8. Confirme a exclusão.