Aqui você pode cadastrar os fornecedores, utilizados no Bimer para a compra de produtos e emissão de notas fiscais. 

Cadastrar Fornecedor


  1. Clique em Fornecedores, na tela principal do Cadastro de Pessoas.
  2. Clique em Novo.
  3. Informe o nome da pessoa. 

    Dica!

    Você pode selecionar uma pessoa já cadastrada em outra categoria para também incluí-la como fornecedor.

  4. Digite o nome curto utilizado para identificação da pessoa no sistema.
  5. Selecione o tipo de pessoa, Física ou Jurídica.
  6. Informe o CPF/CNPJ.

    Dica!

    Caso o fornecedor seja do tipo jurídico, você pode importar os dados da receita federal  pelo CNPJ da pessoa. 

  7. Marque se o cadastro está Ativo.
  8. Preencha as abas laterais: 

    1. Clique em Adicionar para incluir um endereço da pessoa.
    2. Na aba Dados, preencha as informações do endereço.
    3. Na aba Contatos, clique em Adicionar.

      1. Selecione a pessoa de contato no endereço.
      2. Marque se é o contato principal.
      3. Selecione os tipos de contatos.
      4. Clique em Ok.

    4. Na aba Distância para entrega, informe a distância de entrega relativa à empresa emitente de notas fiscais. 

      Essa opção é utilizada para o cálculo de tributação específica de ICMS sobre frete realizado pelo sistema, conforme previsto no RICMS do Estado do Espírito Santo, quando a opção Preencher informações referente ao ICMS sobre o frete no campo observação da NF-e na geração do XML estiver assinalada em Configurador Bimer / Faturamento / Opções do Faturamento / NF-e / Complementar.

      Esta aba é habilitada somente quando a base possui uma empresa do Estado do Espírito Santo.

    5. Clique em Ok.

    Preencha as informações adicionais do cadastro conforme o tipo de pessoa selecionado:

    • Caso tenha selecionado pessoa física

      1. Preencha os dados complementares da pessoa, como nascimento, estado civil, naturalidade, nacionalidade, etc.
      2. Configure as abas: 

        Preencha os documentos da pessoa, como número da identidade e órgão expedidor, carteira de trabalho, número do PIS, etc.

        Informe também os nomes do pai e da mãe da pessoa.

        Digite uma observação sobre o cadastro da pessoa.

        Configure as cidades e locais de interesse ao cadastro da pessoa.

        Por exemplo:

        Ao incluir uma cidade ao cadastro de uma pessoa e depois cadastrar ou editar outra pessoa, a cidade que você adicionou ao primeiro cadastro pode ser escolhida para estabelecer uma relação entre a pessoa e o local. 

        Informe os dados bancários da pessoa e cadastre as chaves PIX:

        CampoDescrição
        Contas Bancárias

        Cadastre as contas bancárias da pessoa.  

        Informação!

        No momento do cadastro e edição de títulos para esta pessoa, é sempre utilizada a conta marcada como principal. Mas caso a pessoa tenha mais de uma conta cadastrada, você pode selecionar qualquer conta informada neste campo. 

        1. No campo Contas Bancárias, clique em Adicionar

          Dica!

          Você também pode Editar ou Remover contas já adicionadas.

        2. Selecione o banco.
        3. Informe o número da agência e o número da conta.
        4. (Opcional) Marque se a conta é a conta bancária principal da pessoa.
        5. Clique em Ok
        Chaves PIX

        Cadastre as chaves PIX da pessoa:

        1. No campo Chaves Pix, clique em Adicionar

          Dica!

          Você também pode Editar ou Remover chaves já adicionadas.

        2. Selecione o tipo de chave a ser adicionada.

        3. Digite o valor da chave, ou seja, o CPF/CNPJ, o telefone ou e-mail, por exemplo.

        4. Marque se a chave está ativa.
        5. Preencha a descrição da chave PIX.
        6. Clique em Ok.

        Vincule as pessoas físicas ou jurídicas que prestou um serviço/vendeu um produto à pessoa.

        1. Clique em Adicionar

          Você também pode Remover pessoas já adicionadas.

        2. Localize e selecione a pessoa desejada.

        3. Marque se a pessoa um sacador avalista principal.
        4. Clique em Ok.
    • Caso tenha selecionado pessoa jurídica:

      1. Preencha as abas:

        Preencha as informações gerais da pessoa jurídica, como número do CNAE, segmento, data de início das atividades, etc.

        Informe os dados complementares: 

        CampoDescrição
        Cobrança

        Informe o banco e agência utilizados pela pessoa.

        Contas Bancárias

        Cadastre as contas bancárias da pessoa.  

        Informação!

        No momento do cadastro e edição de títulos para esta pessoa, é sempre utilizada a conta marcada como principal. Mas caso a pessoa tenha mais de uma conta cadastrada, você pode selecionar qualquer conta informada neste campo. 

        1. No campo Contas Bancárias, clique em Adicionar

          Dica!

          Você também pode Editar ou Remover contas já adicionadas.

        2. Selecione o banco.
        3. Informe o número da agência e o número da conta.
        4. (Opcional) Marque se a conta é a conta bancária principal da pessoa.
        5. Clique em Ok
        Chaves PIX

        Cadastre as chaves PIX da pessoa:

        1. No campo Chaves Pix, clique em Adicionar

          Dica!

          Você também pode Editar ou Remover chaves já adicionadas.

        2. Selecione o tipo de chave a ser adicionada.

        3. Digite o valor da chave, ou seja, o CPF/CNPJ, o telefone ou e-mail, por exemplo.

        4. Marque se a chave está ativa.
        5. Preencha a descrição da chave PIX.
        6. Clique em Ok.
        Tipo de assinante para telecomunicação

        Selecione o tipo de telecomunicação que o cliente utiliza.

        Estabelecimento hospitalar / Clínica médica

        Essa informação é referente às alíquotas de ICMS e FCP utilizada no cálculo de ICMS na aba Uso e Consumo para o resgate dos pedidos e notas fiscais exceto quando o destinatário for estabelecimento hospitalar, clínica médica e entidade da administração pública federal.

        • Com a opção marcada: as alíquotas não serão resgatadas.
        • Com a opção desmarcada: as alíquotas poderão ser resgatadas caso os critérios restantes sejam seguidos quanto a configuração da operação (aba Dados), com a opção Operação para consumidor final / uso e consumo marcada e a opção Consumidor final contribuinte desmarcada.
        Rede de clientesSelecione a rede de clientes da pessoa jurídica.

        Vincule as pessoas físicas ou jurídicas que prestou um serviço/vendeu um produto à pessoa.

        1. Clique em Adicionar

          Você também pode Remover pessoas já adicionadas.

        2. Localize e selecione a pessoa desejada.

        3. Marque se a pessoa um sacador avalista principal.
        4. Clique em Ok.
    1. Preencha os campos: 

      CampoDescrição
      Tipo classificaçãoInforme o tipo de classificação do fornecedor.
      Código do município dentro do estadoSelecione o código de tributação do município do fornecedor dentro do estado.
      Matrícula do INSSDigite o número de matrícula do INSS do fornecedor.
      Fabricante de EquipamentosMarque esta opção para definir que o fornecedor é um fabricante de equipamentos.
      Código externoInforme o código externo dos itens do fornecedor.
      OperaçãoSelecione o código da operação de compra do fornecedor.
      PrazoInforme o prazo padrão do fornecedor.
      Prazo entregaInforme o prazo de entrega.
      Al. frete padrãoInforme a alíquota de frete padrão do fornecedor.
      Forma de pagamento para tarefa agendada de importação NFEntradaSelecione a forma de pagamento para tarefa agendada de importação NFEntrada.
      Natureza de lançamentoInforme a natureza de lançamento para ser utilizada na importação de dados.
    2. Configure também as abas:

      Informe as fórmulas de cálculo do preço líquido do fornecedor.

      1. Clique em Montar Fórmula .
      2. Configure a fórmula conforme necessário.
      3. Clique em Ok.

      Selecione os grupos de produto vinculados ao fornecedor.

      1. Clique em Adicionar .
      2. Selecione o grupo de produto.
      3. Clique em Montar fórmula .
      4. Digite a fórmula de cálculo do preço líquido do fornecedor.
      5. Clique em Ok.

      Informe as naturezas de lançamento utilizadas pelo fornecedor. 

      Essas naturezas e as naturezas com classificação superior e inferior relacionadas a estas serão mostradas em destaque (cor azul) na localização de naturezas de lançamento nos seguintes pontos:

      • Pedido de compra:
        • Na capa do pedido de compras.
        • Nos itens. 
        • No prazo ou parcela.

      • Nota fiscal de entrada:
        • Nos itens.
        • No prazo ou parcela.

      • A pagar:
        • Na criação/edição de um título:
          • Na capa do título;
          • No desmembramento por natureza de lançamento.

        • Renegociação:
          • No prazo ou parcela;
          • Título de renegociação (Capa e desmembramento por natureza de lançamento).

      • Cheque a pagar:
        • Criação de um título:
          • Na capa do título;
          • No desmembramento por natureza de lançamento.

        • Geração de cheque a partir dos títulos a pagar (edição do título):
          • Na capa do título;
          • No desmembramento por natureza de lançamento.

        • Impressão de cheque avulso.


      1. Clique em Adicionar .
      2. Selecione a natureza de operação desejada.
      3. Clique em Ok.
      4. (Opcional) Marque a opção Preencher no contas a pagar para que a natureza seja preenchida automaticamente ao selecionar o fornecedor na criação/edição de um título a pagar.

    Vincule características ao cadastro da pessoa.

    1. Clique em Adicionar 

    2. Selecione a característica a ser vinculada.
    3. (Opcional) Digite uma observação.
    4. Clique em Ok.

    Configure as opções de tributação do fornecedor. 

    CampoDescrição
    Não se enquadra em nenhum dos regimes especificados abaixoMarque esta opção caso o fornecedor não se enquadre em nenhum dos regimes especiais de tributação.
    Regime Especial de Tributação

    Selecione em qual regime especial de tributação o fornecedor se enquadra: 

    • Microempresa municipal;
    • Estimativa;
    • Sociedade de profissionais;
    • Cooperativa;
    • MEI - Simples Nacional;
    • ME EPP - Simples Nacional;
    • ME EPP - Simples Nacional (Excesso de sublimite de receita bruta)
    Al. crédito ICMS simples nacional

    Informe a alíquota utilizada no cálculo de ICMS nas entradas de documentos provenientes de fornecedores de regime simples nacional, e que tenham código de operação simples nacional (CSOSN) de direito a crédito de ICMS.

    A alíquota de crédito de ICMS será habilitada quando o fornecedor se enquadrar nos seguintes regimes especiais de tributação:

    • MEI - Simples Nacional;
    • ME EPP - Simples Nacional;
    • ME EPP - Simples Nacional (Excesso de sublimite de receita bruta)

    Assim, ao preencher este campo nos produtos comercializados/industrializados, dentro do sistema Nota Fiscal de Entrada, o cálculo de ICMS utilizará a alíquota de crédito informada aqui.

    Para o cálculo também será necessário que a operação esteja configurada para calcular ICMS.

    Produtor rural - calcula INSS

    Marque esta opção para realizar o cálculo de INSS para o fornecedor enquadrado como Produtor rural.  

    Essa opção somente terá efeito para notas de compra geradas nos aplicativos Faturamento, Pedido de Compras e Nota Fiscal de Entrada.

    Vincule produtos ao cadastro do fornecedor.

    1. Clique em Adicionar

    2. Preencha os dados do produto.
    3. Selecione também os complementos do produto.
    4. Clique em Ok.

    Vincule pessoas relacionadas ao fornecedor nesta aba.

    1. Clique em Adicionar
    2. Selecione a pessoa relacionada.
    3. Selecione a característica relacionada.
    4. Informe o valor de frete da pessoa.
    5. Clique em Ok.
  9. Clique em Gravar.


Localizar Fornecedor


  1. Clique em Fornecedores, na tela principal do Cadastro de Pessoas.
  2. Clique em Localizar.
  3. Selecione seu critério de pesquisa, em Campos principais.
  4. Digite um trecho da sua busca em Texto a pesquisar.
  5. Clique em Localizar.
  6. Selecione a pessoa desejada.
  7. Clique em Ok.


Editar Fornecedor


  1. Clique em Fornecedores, na tela principal do Cadastro de Pessoas.
  2. Localize a pessoa a ser editada.
  3. Clique em Editar.
  4. Faça as alterações necessárias.
  5. Clique em Gravar.


Excluir Fornecedor


  1. Clique em Fornecedores, na tela principal do Cadastro de Pessoas.
  2. Localize a pessoa a ser excluída.
  3. Clique em Excluir.
  4. Confirme a exclusão da pessoa.


Imprimir Relatório Completo


  1. Clique em Fornecedores, na tela principal do Cadastro de Pessoas.
  2. Clique em Completo.
  3. Leia a apresentação do relatório e clique em Próximo.
  4. Configure as opções do filtro:

    1. Marque as informações que deseja serem impressas no relatório.
    2. Selecione os tipos de endereço considerados para apuração das informações.
    3. Escolha a ordem dos itens do relatório.
    4. Defina o tipo de pessoa considerada para o relatório, Física, Jurídica ou Todas.
    5. Marque para imprimir a quantidade total de pessoas cadastradas.
    6. Filtre as pessoas pelas datas de nascimento e atividade.

  5. Clique em Próximo para selecionar as pessoas, características, endereços e spy system que deseja incluir no relatório.
  6. Clique para Imprimir ou Visualizar o relatório.


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  1. Clique em Fornecedores, na tela principal do Cadastro de Pessoas.
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    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
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  1. Clique em Fornecedores, na tela principal do Cadastro de Pessoas.
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Selecionar Data Mining de Pessoas


Na opção Data Mining, você pode configurar diversos filtros para analisar e encontrar padrões consistentes em grandes quantidades de informações. 

Exemplo:

A sua empresa quer fornecer um novo produto, por e-mail, para todos os seus clientes que moram no centro da sua cidade. Para isso, você cria um Data Mining e adiciona todos os clientes que residem no centro da sua cidade e, em seguida, realiza uma ação para todos os clientes de uma vez.

  1. Clique em Fornecedores, na tela principal do Cadastro de Pessoas.
  2. Clique em Data Mining.
  3. Selecione o data mining necessário.
  4. Clique em Ok.