Utilize as funcionalidades das telas Mesas ou Cartões do App Comanda Alterdata.

(informação) O Guardian na API de impressão exibirá alerta quando, por algum motivo, houver falha na impressão da comanda. O app o notificará sobre as possíveis causas que pode ser: ausência de característica correspondente ao setor de impressão, serviço de impressão da API parado e dará dicas de como fazer a correção.

Informação: Quando o Spice estiver configurado com mesa fixa e a mesa estiver vazia, ao tocar sobre a mesa na Comanda Alterdata as opções, Adicionar pedido e Alterar dados serão exibidas.
Depois que a mesa for movimentada, serão exibidas o restante das opções como Ver conta e Transferir mesa / cartão.

Você utiliza o Comanda Alterdata em SmartPOS?  

Se você utiliza a Comanda Alterdata em SmartPOS, na tela de bloqueio da conta, terá a opção para efetuar o recebimento ou a reimpressão da conta, que possibilita aplicar desconto, acréscimo, editar o número de pessoas, CPF/CNPJ ou atribuir um nome para a comanda, se estiver configurado parao modo de trabalho Comanda.



Acessar Menu Principal


Para acessar o menu principal do Comanda Alterdata, siga os passos:

  1. Acesse o Comanda Alterdata  em  modo de trabalho Mesas ou Cartões .

    Dica: As rotinas são as mesmas para Mesa ou Cartão, são adaptadas apenas as descrições conforme o tipo de trabalho!


  2. Toque em , localizado no canto superior esquerdo.
  3. Toque na opção disponível.

    Informação: Para mais detalhes sobre cada opção, consulte o tópico Menu Principal.


Abrir Mesa / Cartão


Para fazer abertura de Mesa  ou  Cartão , siga os passos:

Dica: As rotinas são as mesmas para Mesa ou Cartão, são adaptadas apenas as descrições conforme o tipo de trabalho!


  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Mesas ou  Cartões .
  2. Toque em Abrir mesa.

    Integração Abrahão Você trabalha com a Integração Abrahão?  

    Na abertura de mesa tanto pelo Spice quanto pelo Comanda Alterdata , ao trabalhar integrado com Abrahão terá sinalização no card com ícone da plataforma Abrahão.

  3. Informe o número da Mesa e Quantidade de pessoas que utilizarão a mesa.
  4. Toque em Abrir.

Dica: Você já pode  Adicionar Itens na Mesa / Cartão  ou  Lançar Pizza no Pedido , caso trabalhe com o seguimento Pizzaria!


Adicionar Itens da Mesa / Cartão


Para adicionar os itens da Mesa ou Cartão, siga os passos:


  1. Após a abertura da mesa, na tela Grupos com seu Cardápio de produtos, localize e toque no produto que será incluído.

    Dica: Você pode consultar os produtos mais trophy vendidos no aplicativo Comanda Alterdata, com mesmo padrão visual adotado no Spice (Desktop). Basta marcar a opção Exibir produtos mais vendidos no aplicativo móvel, localizada nas Configurações do Spice, aba Mobile.

    Se a sua retaguarda estiver configurada, no Comanda Alterdata você também pode utilizar a estratégia "Happy Hour Pricing", ou seja, a precificação promocional em que o seu negócio oferece descontos ou preços reduzidos, geralmente durante horários específicos com menor movimento para atrair mais clientes. Assim, durante a venda, você seleciona o preço que deseja aplicar.


    Primeiro, a sua retaguarda Spice precisa ser configurada:

    1. No Spice, acesse Configurações do Spice / Forma de Trabalho.
    2. No campo Utiliza preços 1 e 2, informe a descrição que deseja para cada opção de preço.
    3. Clique em Confirmar ou pressione F9


    Agora, no App Comanda Alterdata:

    1. No canto superior esquerdo, toque em .
    2. Toque na opção Atualizar mesas/cartões e as opções de preço serão habilitadas na tela de Cardápio.
    3. Toque empara definir a forma de exibição: Lista ou Grade.

      • Forma de exibição:
        Defina se os produtos serão ou não exibidos por grupo.

      • Exibir grupos e produtos como:
        Marque se os grupos serão exibidos como Lista ou Grade.

      • Exibir itens de pergunta, adicionais, ingredientes e observações como:
        Marque se eles serão exibidos como Lista ou Grade.

      • Forma de trabalho:
        Defina se os produtos serão adicionados ou não com 1 clique. Assim, basta tocar em um produto unitário, e ele já está no pedido.

        Quer adicionar uma observação? Na tela Detalhes do pedido, toque nas reticências (...), ao lado do produto e insira os detalhes desejados.
        E os itens fracionados? Para esses tipos de itens ou aqueles que exigem opções específicas, a experiência continua prática: uma tela de detalhamento aparece automaticamente, permitindo uma seleção fácil e personalizada.
    4. Toque em Aplicar.

    Por meio deste recurso, em uma mesa com várias pessoas onde todos fizeram o pedido ao mesmo tempo, você pode fazer o envio dos pedidos para o preparo ao mesmo tempo, para que os clientes desta mesa recebam os pratos, ao mesmo tempo. Assim, antes você enviar os pedidos para a cozinha, eles são direcionados para um carrinho, agrupando-os. Quando todos os clientes da mesa tiverem feito seus pedidos, eles são enviados juntos para copa ou cozinha garantindo o envio ao mesmo tempo, para o preparo dos itens e o recebimento simultâneo dos pedidos de cada cliente da mesa.

    Observação! Esse recurso está disponível apenas na forma de trabalho Comanda/Mesa.

    No canto superior direito da tela Cartões, o ícone do carrinho será o responsável pela navegação até a tela de Carrinho. Sempre que houver algum pedido enviado para o carrinho, o distintivo ou status orange circle laranja será apresentado junto ao ícone do carrinho.

    Para enviar um pedido para o carrinho:

    1. Toque em . 
    2. Ao chegar ao final do fluxo de pedido, na tela Detalhes do pedido, toque na opção Enviar ao carrinho.

      Informação! Na tela Carrinho, você pode pesquisar cartões, lançar pedido em um Novo cartão com código de barras e remover todos os pedidos do carrinho. Na parte inferior, você pode iniciar o fluxo de abertura de Novo cartão e fazer o envio de todos os pedidos do carrinho. E ainda pode expandir os detalhes dos pedidos que apresentarão todos os produtos relacionados.


      (seleção) Os pedidos que forem sendo lançados para cada cartão e enviados ficam armazenados no Carrinho.

    3. Pressione o botão para consultar informações, tais como: Número da mesa, Nome auxiliar (se houver), ou utilizar as funcionalidades:

      • Alterar Cartão: para alterar o Numero do cartão, Numero da mesa e o Nome auxiliar (se houver). 
      • Remover pedido: para excluir do carrinho o pedido em questão.

      • Editar pedido: para voltar ao fluxo do pedido, e editar os produtos selecionados no pedido.
      • Enviar pedido (neste caso para o envio do pedido em questão separadamente dos outros pedidos que por ventura estejam no carrinho).

  2. (Opcional) Toque em para visualizar os produtos em lista ou em para voltar a visualizar os produtos em grade. 

    Informação: Você pode localizar pela busca, tocar em para fazer a leitura do código de barras do item.

  3. Na tela Grupos, toque em para informar a quantidade do produto.

    Informação: Você pode escolher a forma de visualizaçãodos produtos: em modo lista ou grade, e ainda fazer a leitura do código de barras .

    1. Toque em .
    2. Na tela Opções, escolha o modo Lista ou Grade.

      Dica: Quanto aos itens que possuírem Descrição Complementar informada em seu respectivo cadastro, essas informações aparecerão na tela de seleção de itens (quando a visualização estiver configurada como Lista) e nos detalhes do item.

    3. Toque em Aplicar
    Ingredientes   

    Toque em  Ingredientes  para selecionar quais ingredientes o cliente quer incluir ou remover do pedido.

    Adicionais  

    Toque em  Adicionais  para determinar as quantidades de itens adicionais o cliente quer acrescentar ao pedido.

    Observações  

    Toque em Observações para determinar as Observações  do cliente para o pedido.

    Dica: Utilize o campo de digitação para complementar as observações adicionais que o cliente talvez faça para o pedido.

  4. Marque as Observações para o produto e confirme.
  5. Toque em Continuar para acessar os Detalhes do pedido, onde você pode:

    Pesquisar Produto  

    Utilize o campo de pesquisa para localizar determinado produto na listagem.

    A medida que digitar sua busca o produto correspondente é localizado automaticamente.

    Adicionar Produtos  

    1. Toque em Adicionar mais.
    2. Na tela Grupos com seu Cardápio de produtos, localize e toque no produto que será incluído.
    3. Toque em para informar a quantidade do produto.
    4. Defina os  Ingredientes, Adicionais, Observações do pedido.
    5. Toque em Confirmar.
    Setor de Impressão  

    Selecione o setor de impressão do item.

    Informação: Os setores de impressão que estiverem vinculados ao produto na retaguarda serão listados. Em relação a itens do tipo pizza: será considerado o sabor "principal" da pizza, ou o primeiro sabor selecionado, para a busca dos setores vinculados. 

    Ne edição, o setor escolhido anteriormente já vem selecionado, sem a necessidade de refazer essa seleção.

    Dica: Para ativar essa funcionalidade, nas Configurações / Impressão do Spice a opção Confirmar setor de impressão ao lançar o produto deve estar marcada. Fique atento ao seguinte: se o produto tiver um setor de impressão configurado, mas não tiver nas configurações do Spice, o sistema entende que não há local de impressão, portanto neste caso a tela de seleção do setor não será exibida no Comanda Spice.

    Enviar Pedido  

    1. Toque em Enviar pedido.
    2. Confirme o envio do pedido da mesa para copa ou cozinha para o preparo.


 

Lançar Pizza no Pedido


Após  fazer a abertura da mesa / cartão , siga os passos:

  1. Na tela Grupos com seu Cardápio de produtos, selecione o grupo que o sabor da Pizza está vinculado.
  2. Escolha o  Tamanho  da Pizza e Avance.

    Informação: No cadastro de Tamanho na retaguarda você pode definir em até quantos sabores a Pizza pode ser dividida.

      

  3. Escolha os  Sabores  da Pizza.

    Informação: Caso tenha massa e borda vinculada ao sabor, você pode escolher o tipo de massa e o tipo de borda.
    Se não trabalha com bordas e massas, adicionais, ingredientes e observações para o produto, essas etapas não serão exibidas no momento da inclusão da Pizza no pedido.

    Observação: No Comanda Alterdata é possível incluir metade doce ou metade salgada, somente se os sabores tiverem o mesmo grupo vinculado em seus cadastros.

  4. Escolha o tipo de  Massa  da Pizza.
  5. Escolha o recheio da  Borda  da Pizza.

    Informação: Caso o sabor e tamanho da Pizza tenha  Adicionais  e  Ingredientes  vinculados, as telas para inclusão do Adicional e remoção do Ingrediente serão exibidas conforme o seu pedido.

  6. Escolha os  Adicionais  da Pizza e avance.
  7. Remova Ingredientes  indesejados da Pizza e avance.
  8. Inclua a  Observação  para o pedido do cliente, ou seja, se deseja Crocante ou não, e conclua o pedido.

    Informação: Antes de enviar o pedido ao  Spice  você pode adicionar, retirar, editar ou remover o item, basta selecionar o item e as opções serão exibidas.

    Dica: Ao concluir o Wizard de Pizza , o App retorna para a tela de Grupos, para possíveis inclusões de itens, se necessário.
    Ao tocar em Continuar para visualizar a tela de Resumo, o garçom pode conferir se anotou tudo que o cliente pediu, antes de enviar para cozinha.
    Ah, e principalmente se você trabalha com Pizza, a edição do pedido antes do envio será permitida, todas as seleções nas telas serão salvas, para facilitar a rotinas dos seus garçons.

  9. Selecione o setor de impressão do item.

    Informação: Os setores de impressão que estiverem vinculados ao produto na retaguarda serão listados. Em relação a itens do tipo pizza: será considerado o sabor "principal" da pizza, ou o primeiro sabor selecionado, para a busca dos setores vinculados.

    Ne edição, o setor escolhido anteriormente já vem selecionado, sem a necessidade de refazer essa seleção.

    Dica: Para ativar essa funcionalidade, nas Configurações / Impressão do Spice a opção Confirmar setor de impressão ao lançar o produto deve estar marcada. Fique atento ao seguinte: se o produto tiver um setor de impressão configurado, mas não tiver nas configurações do Spice, o sistema entende que não há local de impressão, portanto neste caso a tela de seleção do setor não será exibida no Comanda Spice.

  10. Confirme o envio do pedido.


Status da Mesa / Cartão


Você trabalha com mesa fixa?
Então elas serão destacadas no Comanda Alterdata, no cards da mesa com diferenciação por status.

  • Livre
  • Ocupada
  • Reservada
  • Bloqueada
  • Temporária


Informação! Elas possuem o esquema de cores para mesa fixa, conforme o padrão do Spice.

  • Caso altere a configuração com o Comanda Alterdata aberto, é preciso atualizar as configurações dentro do aplicativo.
  • Ocorre um pequeno atraso na atualização do status da mesa no Comanda Alterdata, por conta do intervalo de atualizações automáticas das mesas. 


Consultar Itens da Mesa / Cartão


Após  fazer a abertura da mesa / cartão  e  adicionar os itens da mesa / cartão, siga os passos:

  1. Toque na mesa cujos produtos você que consultar .
  2. Toque em  Ver conta.
  3. (Opcional) Utilize as funções adicionais disponíveis na visualização de conta.

    Informação: Para mais informações consulte o tópico  Ver Conta !

Impressão Pendente


Quando houver falha na impressão, esse feedback no centro superior da tela informa quantas impressões não foram realizadas.

  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Mesa ou Cartão.
  2. Toque em Impressão pendente.

    Informação! Ao fazer o envio de um pedido e ocorrer falha na impressão, será exibido a indicação da quantidade de impressões pendentes.
    Na consulta dessas pendências, você tem informação do pedido envolvido, setor e status da pendência.

  3. Na tela de Impressões pendentes, escolha a ação: Imprimir ou Excluir.

    Observação! A lista de impressões é atualizada a cada 2 segundos, portanto pode ocorrer um mini atraso na atualização da lista após a exclusão ou reimpressão.

  4. Toque Voltar no canto superior esquerdo, para retornar a tela inicial. 



Alterar Dados


Para alterar os dados da mesa, após  ter feito a abertura da mesa / cartão  e  adicionado os itens da mesa / cartão, siga os passos:

  1. Toque no cartão da mesa cujas informações serão alteradas.

  2. Toque em Alterar dados.
  3. Altere as informações.

    Dica: Você pode alterar  CPF/CNPJ  e  Quantidade de pessoas.
    Se você trabalha com taxa couvert e pretende alterar o número de pessoas pela opção Alterar Dados, para que a comanda recalcule o couvert recomendamos que o número pessoas seja alterado na edição da taxa couvert. Para saber como fazer essa alteração, consulte o tópico Taxas.

  4. Toque em Alterar.


Transferir Mesa / Cartão


Para alterar os dados da mesa, após  ter feito a abertura da mesa  e  adicionado os itens da mesa, siga os passos:

  1. Toque no cartão da mesa que deseja transferir.

  2. Toque em Transferir cartão.
  3. Toque no cartão da mesa para a transferência.
  4. Confirme a transferência.



Ver Conta


Para utilizar as funcionalidades da visualização de contas, siga os passos:

  1. Acesse o  Comanda Alterdata  em  modo de trabalho Mesa ou Cartão.

  2. Toque no cartão da mesa cujas informações serão alteradas.

  3. Toque em Ver Conta.

    Dica: Os itens iguais serão aglutinados ao utilizar a função Ver conta da comanda. Isso facilita a conferência de contas, especialmente quando houver uma grande quantidade de itens repetidos.

  4. Utilize as opções:

    Localizar Item   

    Utilize o campo de pesquisa para localizar determinado produto na listagem.

    Informação: A medida que digitar sua buscam o produto correspondente é localizado automaticamente.

    Selecionar Todos os Itens  

    Toque em  para que todos os itens do pedido sejam selecionados.

    Incluir Item no Pedido  

    1. Toque em .

    2. Na tela Grupos localize e toque no produto que será incluído.
    3. Toque em para informar a quantidade do produto.
    4. Defina os  Ingredientes, Adicionais, Observações do pedido.
    5. Toque em Confirmar.
    Transferir Itens de Mesa  

    Na transferência de itens entre as comandas/mesas, a API do Service Spice manterá o vendedor da venda para não ocorrer inconsistências no relatório gerencial de Encerramento de Caixa, como, por exemplo, exibir uma taxa de serviço diferente da que foi estimada.
    (aviso) Caso o usuário logado não tenha permissão para transferência, basta informar um usuário que possua autorização de acesso, assim como ocorre no Spice.

    1. Marque os itens que você quer transferir.
    2. Toque em Transferir Item.
    3. Selecione a mesa para onde os itens serão transferidos.
    4. Confirme a transferência.
    Cancelar Item   

    Observação: Caso o usuário logado não tenha permissão para cancelamento, basta informar um usuário que possua autorização de acesso, assim como ocorre no  Spice .

    1. Selecione os itens que você quer cancelar.
    2. Toque em Cancelar Item.
    3. Informe o motivo do cancelamento.
    4. Confirme o cancelamento.
    Imprimir Conta  

    1. Toque em .
    2. Toque em Imprimir conta.
    3. Confirme a impressão.
    Fechar Conta  

    Utilize esta opção para confirmar o fechamento da conta.

    1. Toque em .
    2. Toque em Fechar conta.
    3. (Opcional) Informe o CPF ou CNPJ do cliente, se necessário.
    Receber Conta  

    Dica: Se você utiliza a  SmartPOS  da  Stone® e trabalha com Ticket unitário, o Ticket será impresso direto na máquina após o pagamento da conta.
    Essa configuração é feita no Spice, em Funções Administrativas / Configurações / Impressão / Imprimir tickets de itens unitários individualmente.

    1. Toque em Receber conta .

      O produto é ou não isento de taxa? Como identificar?  

      O ícone te ajuda a identificar facilmente na listagem dos itens no fechamento da conta que o produto é isento de taxas!

      Esse mesmo ícone é exibido na tela de Fechamento do Spice, também indicando a isenção do produto de taxa de serviço.

      O cliente não quer pagar pela taxa de serviço?  

      Eita! Isso pode acontecer, né? 
      Mas não há problema algum, pois você tem a opção de exclusão de taxa no recebimento da conta pela SmartPOS Cielo.
      Ah! Se você não quiser liberar essa ação para o garçom, basta configurar a Comanda Alterdata para não permitir edição de taxa.


    2. (Opcional) Selecione o tipo do documento: CPF ou CNPJ e informe o número do documento do cliente.
      O CPF / CNPJ possui saldo de Cashback a ser resgatado?  

      Nas SmarPOS, caso o CPF ou CNPJ tenha algum valor a ser resgatado, você pode resgatar ou gerar saldo de Cashback na sua conta.

      1. Basta tocar em Aplicar, e um Token será enviado para o contato do cliente.
      2. Informe o Token, validando assim o resgate.

        Caso o cliente não tenha recebido toque em Reenviar.


      3. Feito isso escolha a forma de pagamento e Confirmar o Recebimento.

    3. Informe o pagamento.

      Você pode realizar o recebimento via  PIX    pela SmartPOS  da  Stone Stone e SmartPOS da Getnet Getnet.
      Seus garçons não só anotam os pedidos, eles também recebem o pagamento na hora. Mais praticidade e rapidez!
      Basta selecionar a opção PIX, o cliente fazer a leitura do  QRCode  , pagar a conta, e o pagamento será reconhecido pela máquina e registrado.

      Por quanto tempo o QRCode estará disponível para leitura?  

      O  QRCode  será renderizado em tela e ficará disponível por 90 segundos para leitura.
      Caso esse período se encerre antes de concluir o pagamento, uma mensagem será exibida redirecionando o usuário de volta a tela de pagamento para repetir a operação.

      • Em pagamento com  PIX, aparecerá a mensagem “Aguardando leitura do QRCode”.
      • Em pagamento com cartão a comunicação com o usuário segue via toasts*.

      *toasts: Feedback simples e rápido exibido ao usuário em pequena janela, permanecendo visível tempo limitado.

    4. Confirme a finalização.

      O  Comanda Alterdata  possui recurso de emissão de  NFC-e  através da Rede Smart POS Rede e também Cielo Lio Cielo.
      Com o  Spice  configurado  para emitir  NFC-e, nas configurações da comanda; ao pagar a conta integralmente e confirmar, caso também esteja configurado para trabalhar com tickets unitários, eles são impressos e então você pode confirmar a emissão do cupom fiscal.