Utilize as funcionalidades das telas Mesas ou Cartões do App Comanda Alterdata. O Guardian na API de impressão exibirá alerta quando, por algum motivo, houver falha na impressão da comanda. O app o notificará sobre as possíveis causas que pode ser: ausência de característica correspondente ao setor de impressão, serviço de impressão da API parado e dará dicas de como fazer a correção.
Informação: Quando o Spice estiver configurado com mesa fixa e a mesa estiver vazia, ao tocar sobre a mesa na Comanda Alterdata as opções, Adicionar pedido e Alterar dados serão exibidas.
Depois que a mesa for movimentada, serão exibidas o restante das opções como Ver conta e Transferir mesa / cartão.
Você utiliza o Comanda Alterdata em SmartPOS?
Se você utiliza a Comanda Alterdata em SmartPOS, na tela de bloqueio da conta, terá a opção para efetuar o recebimento ou a reimpressão da conta, que possibilita aplicar desconto, acréscimo, editar o número de pessoas, CPF/CNPJ ou atribuir um nome para a comanda, se estiver configurado parao modo de trabalho Comanda.
Acessar Menu Principal
Para acessar o menu principal do Comanda Alterdata, siga os passos:
Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Mesas ou Cartões .
Dica: As rotinas são as mesmas para Mesa ou Cartão, são adaptadas apenas as descrições conforme o tipo de trabalho!
- Toque em , localizado no canto superior esquerdo.
Toque na opção disponível.
Informação: Para mais detalhes sobre cada opção, consulte o tópico Menu Principal.
Abrir Mesa / Cartão
Para fazer abertura de Mesa ou Cartão , siga os passos:
Dica: As rotinas são as mesmas para Mesa ou Cartão, são adaptadas apenas as descrições conforme o tipo de trabalho!
- Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Mesas ou Cartões .
Toque em Abrir mesa.
Você trabalha com a Integração Abrahão?
Na abertura de mesa tanto pelo Spice quanto pelo Comanda Alterdata , ao trabalhar integrado com Abrahão terá sinalização no card com ícone da plataforma Abrahão.
- Informe o número da Mesa e Quantidade de pessoas que utilizarão a mesa.
- Toque em Abrir.
Dica: Você já pode Adicionar Itens na Mesa / Cartão ou Lançar Pizza no Pedido , caso trabalhe com o seguimento Pizzaria!
Adicionar Itens da Mesa / Cartão
Para adicionar os itens da Mesa ou Cartão, siga os passos:
Após a abertura da mesa, na tela Grupos com seu Cardápio de produtos, localize e toque no produto que será incluído.
Dica: Você pode consultar os produtos mais
vendidos no aplicativo Comanda Alterdata, com mesmo padrão visual adotado no Spice (Desktop). Basta marcar a opção Exibir produtos mais vendidos no aplicativo móvel, localizada nas Configurações do Spice, aba Mobile.
Se a sua retaguarda estiver configurada, no Comanda Alterdata você também pode utilizar a estratégia "Happy Hour Pricing", ou seja, a precificação promocional em que o seu negócio oferece descontos ou preços reduzidos, geralmente durante horários específicos com menor movimento para atrair mais clientes. Assim, durante a venda, você seleciona o preço que deseja aplicar.
(Opcional) Toque em
para visualizar os produtos em lista ou em para voltar a visualizar os produtos em grade.Informação: Você pode localizar pela busca, tocar em
para fazer a leitura do código de barras do item.Na tela Grupos, toque em
para informar a quantidade do produto.Ingredientes
Toque em Ingredientes para selecionar quais ingredientes o cliente quer incluir ou remover do pedido.
Adicionais
Toque em Adicionais para determinar as quantidades de itens adicionais o cliente quer acrescentar ao pedido.
Observações
Toque em Observações para determinar as Observações do cliente para o pedido.
Dica: Utilize o campo de digitação para complementar as observações adicionais que o cliente talvez faça para o pedido.
- Marque as Observações para o produto e confirme.
Toque em Continuar para acessar os Detalhes do pedido, onde você pode:
Pesquisar Produto
Utilize o campo de pesquisa para localizar determinado produto na listagem.
A medida que digitar sua busca o produto correspondente é localizado automaticamente.
Adicionar Produtos
- Toque em Adicionar mais.
- Na tela Grupos com seu Cardápio de produtos, localize e toque no produto que será incluído.
- Toque em para informar a quantidade do produto.
- Defina os Ingredientes, Adicionais, Observações do pedido.
- Toque em Confirmar.
Setor de Impressão
Selecione o setor de impressão do item.
Informação: Os setores de impressão que estiverem vinculados ao produto na retaguarda serão listados. Em relação a itens do tipo pizza: será considerado o sabor "principal" da pizza, ou o primeiro sabor selecionado, para a busca dos setores vinculados.
Ne edição, o setor escolhido anteriormente já vem selecionado, sem a necessidade de refazer essa seleção.
Dica: Para ativar essa funcionalidade, nas Configurações / Impressão do Spice a opção Confirmar setor de impressão ao lançar o produto deve estar marcada. Fique atento ao seguinte: se o produto tiver um setor de impressão configurado, mas não tiver nas configurações do Spice, o sistema entende que não há local de impressão, portanto neste caso a tela de seleção do setor não será exibida no Comanda Spice.
Enviar Pedido
- Toque em Enviar pedido.
- Confirme o envio do pedido da mesa para copa ou cozinha para o preparo.
Lançar Pizza no Pedido
Após fazer a abertura da mesa / cartão , siga os passos:
- Na tela Grupos com seu Cardápio de produtos, selecione o grupo que o sabor da Pizza está vinculado.
Escolha o Tamanho da Pizza e Avance.
Informação: No cadastro de Tamanho na retaguarda você pode definir em até quantos sabores a Pizza pode ser dividida.
Escolha os Sabores da Pizza.
Informação: Caso tenha massa e borda vinculada ao sabor, você pode escolher o tipo de massa e o tipo de borda.
Se não trabalha com bordas e massas, adicionais, ingredientes e observações para o produto, essas etapas não serão exibidas no momento da inclusão da Pizza no pedido.Observação: No Comanda Alterdata é possível incluir metade doce ou metade salgada, somente se os sabores tiverem o mesmo grupo vinculado em seus cadastros.
- Escolha o tipo de Massa da Pizza.
Escolha o recheio da Borda da Pizza.
Informação: Caso o sabor e tamanho da Pizza tenha Adicionais e Ingredientes vinculados, as telas para inclusão do Adicional e remoção do Ingrediente serão exibidas conforme o seu pedido.
- Escolha os Adicionais da Pizza e avance.
- Remova Ingredientes indesejados da Pizza e avance.
Inclua a Observação para o pedido do cliente, ou seja, se deseja Crocante ou não, e conclua o pedido.
Informação: Antes de enviar o pedido ao Spice você pode adicionar, retirar, editar ou remover o item, basta selecionar o item e as opções serão exibidas.
Dica: Ao concluir o Wizard de Pizza
, o App retorna para a tela de Grupos, para possíveis inclusões de itens, se necessário.
Ao tocar em Continuar para visualizar a tela de Resumo, o garçom pode conferir se anotou tudo que o cliente pediu, antes de enviar para cozinha.
Ah, e principalmente se você trabalha com Pizza, a edição do pedido antes do envio será permitida, todas as seleções nas telas serão salvas, para facilitar a rotinas dos seus garçons.- Selecione o setor de impressão do item.Ne edição, o setor escolhido anteriormente já vem selecionado, sem a necessidade de refazer essa seleção.
Informação: Os setores de impressão que estiverem vinculados ao produto na retaguarda serão listados. Em relação a itens do tipo pizza: será considerado o sabor "principal" da pizza, ou o primeiro sabor selecionado, para a busca dos setores vinculados.
Dica: Para ativar essa funcionalidade, nas Configurações / Impressão do Spice a opção Confirmar setor de impressão ao lançar o produto deve estar marcada. Fique atento ao seguinte: se o produto tiver um setor de impressão configurado, mas não tiver nas configurações do Spice, o sistema entende que não há local de impressão, portanto neste caso a tela de seleção do setor não será exibida no Comanda Spice.
Confirme o envio do pedido.
Status da Mesa / Cartão
Você trabalha com mesa fixa?
Então elas serão destacadas no Comanda Alterdata, no cards da mesa com diferenciação por status.
- Livre
- Ocupada
- Reservada
- Bloqueada
- Temporária
Informação! Elas possuem o esquema de cores para mesa fixa, conforme o padrão do Spice.
- Caso altere a configuração com o Comanda Alterdata aberto, é preciso atualizar as configurações dentro do aplicativo.
- Ocorre um pequeno atraso na atualização do status da mesa no Comanda Alterdata, por conta do intervalo de atualizações automáticas das mesas.
Consultar Itens da Mesa / Cartão
Após fazer a abertura da mesa / cartão e adicionar os itens da mesa / cartão, siga os passos:
- Toque na mesa cujos produtos você que consultar .
- Toque em Ver conta.
(Opcional) Utilize as funções adicionais disponíveis na visualização de conta.
Informação: Para mais informações consulte o tópico Ver Conta !
Impressão Pendente
Quando houver falha na impressão, esse feedback no centro superior da tela informa quantas impressões não foram realizadas.
- Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Mesa ou Cartão.
Toque em Impressão pendente.
Informação! Ao fazer o envio de um pedido e ocorrer falha na impressão, será exibido a indicação da quantidade de impressões pendentes.
Na consulta dessas pendências, você tem informação do pedido envolvido, setor e status da pendência.Na tela de Impressões pendentes, escolha a ação: Imprimir ou Excluir.
Observação! A lista de impressões é atualizada a cada 2 segundos, portanto pode ocorrer um mini atraso na atualização da lista após a exclusão ou reimpressão.
- Toque Voltar no canto superior esquerdo, para retornar a tela inicial.
Alterar Dados
Para alterar os dados da mesa, após ter feito a abertura da mesa / cartão e adicionado os itens da mesa / cartão, siga os passos:
Toque no cartão da mesa cujas informações serão alteradas.
- Toque em Alterar dados.
Altere as informações.
Dica: Você pode alterar CPF/CNPJ e Quantidade de pessoas.
Se você trabalha com taxa couvert e pretende alterar o número de pessoas pela opção Alterar Dados, para que a comanda recalcule o couvert recomendamos que o número pessoas seja alterado na edição da taxa couvert. Para saber como fazer essa alteração, consulte o tópico Taxas.- Toque em Alterar.
Transferir Mesa / Cartão
Para alterar os dados da mesa, após ter feito a abertura da mesa e adicionado os itens da mesa, siga os passos:
Toque no cartão da mesa que deseja transferir.
- Toque em Transferir cartão.
- Toque no cartão da mesa para a transferência.
- Confirme a transferência.
Ver Conta
Para utilizar as funcionalidades da visualização de contas, siga os passos:
Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Mesa ou Cartão.
Toque no cartão da mesa cujas informações serão alteradas.
- Toque em Ver Conta.
Dica: Os itens iguais serão aglutinados ao utilizar a função Ver conta da comanda. Isso facilita a conferência de contas, especialmente quando houver uma grande quantidade de itens repetidos.
Utilize as opções:
Localizar Item
Utilize o campo de pesquisa para localizar determinado produto na listagem.
Informação: A medida que digitar sua buscam o produto correspondente é localizado automaticamente.
Selecionar Todos os Itens
Toque em
para que todos os itens do pedido sejam selecionados.Incluir Item no Pedido
Toque em
.- Na tela Grupos localize e toque no produto que será incluído.
- Toque em para informar a quantidade do produto.
- Defina os Ingredientes, Adicionais, Observações do pedido.
- Toque em Confirmar.
Transferir Itens de Mesa
Na transferência de itens entre as comandas/mesas, a API do Service Spice manterá o vendedor da venda para não ocorrer inconsistências no relatório gerencial de Encerramento de Caixa, como, por exemplo, exibir uma taxa de serviço diferente da que foi estimada.
Caso o usuário logado não tenha permissão para transferência, basta informar um usuário que possua autorização de acesso, assim como ocorre no Spice.
- Marque os itens que você quer transferir.
- Toque em Transferir Item.
- Selecione a mesa para onde os itens serão transferidos.
- Confirme a transferência.
Cancelar Item
Observação: Caso o usuário logado não tenha permissão para cancelamento, basta informar um usuário que possua autorização de acesso, assim como ocorre no Spice .
- Selecione os itens que você quer cancelar.
- Toque em Cancelar Item.
- Informe o motivo do cancelamento.
- Confirme o cancelamento.
Imprimir Conta
- Toque em .
- Toque em Imprimir conta.
- Confirme a impressão.
Fechar Conta
Utilize esta opção para confirmar o fechamento da conta.
- Toque em .
- Toque em Fechar conta.
- (Opcional) Informe o CPF ou CNPJ do cliente, se necessário.
Receber Conta
Dica: Se você utiliza a SmartPOS da Stone® e trabalha com Ticket unitário, o Ticket será impresso direto na máquina após o pagamento da conta.
Essa configuração é feita no Spice, em Funções Administrativas / Configurações / Impressão / Imprimir tickets de itens unitários individualmente.Toque em Receber conta .
O produto é ou não isento de taxa? Como identificar?
O ícone
te ajuda a identificar facilmente na listagem dos itens no fechamento da conta que o produto é isento de taxas!Esse mesmo ícone é exibido na tela de Fechamento do Spice, também indicando a isenção do produto de taxa de serviço.
O cliente não quer pagar pela taxa de serviço?
Eita! Isso pode acontecer, né?
Mas não há problema algum, pois você tem a opção de exclusão de taxa no recebimento da conta pela SmartPOS Cielo.
Ah! Se você não quiser liberar essa ação para o garçom, basta configurar a Comanda Alterdata para não permitir edição de taxa.- (Opcional) Selecione o tipo do documento: CPF ou CNPJ e informe o número do documento do cliente.
O CPF / CNPJ possui saldo de Cashback a ser resgatado?
Nas SmarPOS, caso o CPF ou CNPJ tenha algum valor a ser resgatado, você pode resgatar ou gerar saldo de Cashback na sua conta.
- Basta tocar em Aplicar, e um Token será enviado para o contato do cliente.
- Informe o Token, validando assim o resgate.
Caso o cliente não tenha recebido toque em Reenviar.
- Feito isso escolha a forma de pagamento e Confirmar o Recebimento.
Informe o pagamento.
Você pode realizar o recebimento via PIX pela SmartPOS da Stone e SmartPOS da Getnet .
Seus garçons não só anotam os pedidos, eles também recebem o pagamento na hora. Mais praticidade e rapidez!
Basta selecionar a opção PIX, o cliente fazer a leitura do QRCode , pagar a conta, e o pagamento será reconhecido pela máquina e registrado.Por quanto tempo o QRCode estará disponível para leitura?
O QRCode será renderizado em tela e ficará disponível por 90 segundos para leitura.
Caso esse período se encerre antes de concluir o pagamento, uma mensagem será exibida redirecionando o usuário de volta a tela de pagamento para repetir a operação.- Em pagamento com PIX, aparecerá a mensagem “Aguardando leitura do QRCode”.
- Em pagamento com cartão a comunicação com o usuário segue via toasts*.
*toasts: Feedback simples e rápido exibido ao usuário em pequena janela, permanecendo visível tempo limitado.
Confirme a finalização.
O Comanda Alterdata possui recurso de emissão de NFC-e através da Smart POS Rede e também Cielo.
Com o Spice configurado para emitir NFC-e, nas configurações da comanda; ao pagar a conta integralmente e confirmar, caso também esteja configurado para trabalhar com tickets unitários, eles são impressos e então você pode confirmar a emissão do cupom fiscal.