Utilize as funcionalidades das telas Mesas ou Cartões do App Comanda Alterdata.

(informação) O Guardian na API de impressão exibirá alerta quando, por algum motivo, houver falha na impressão da comanda. O app o notificará sobre as possíveis causas que pode ser: ausência de característica correspondente ao setor de impressão, serviço de impressão da API parado e dará dicas de como fazer a correção.

Quando o Spice estiver configurado com mesa fixa e a mesa estiver vazia, ao tocar sobre a mesa na Comanda Alterdata as opções, Adicionar pedido e Alterar dados serão exibidas.
Depois que a mesa for movimentada, serão exibidas o restante das opções como Ver conta e Transferir mesa / cartão.



Acessar Menu Principal


Para acessar o menu principal do Comanda Alterdata, siga os passos:

  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Mesas ou Cartões.

    As rotinas são as mesmas para Mesa ou Cartão, são adaptadas apenas as descrições conforme o tipo de trabalho!


  2. Toque em , localizado no canto superior esquerdo.
  3. Toque na opção disponível.

    Para mais detalhes sobre cada opção, consulte o tópico Menu Principal.


Abrir Mesa / Cartão


Para fazer abertura de Mesa ou Cartão, siga os passos:

As rotinas são as mesmas para Mesa ou Cartão, são adaptadas apenas as descrições conforme o tipo de trabalho!


  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Mesas ou Cartões.
  2. Toque em Abrir mesa.
  3. Informe o número da Mesa e Quantidade de pessoas que utilizarão a mesa.
  4. Toque em Abrir.

Você já pode Adicionar Itens na Mesa / Cartão ou Lançar Pizza no Pedido, caso trabalhe com o seguimento Pizzaria!


Adicionar Itens da Mesa / Cartão


Para adicionar os itens da Mesa ou Cartão, siga os passos:


  1. Após a abertura da mesa, na tela Grupos localize e toque no produto que será incluído.

    (Opcional) Toque em para visualizar os produtos em lista ou em para voltar a visualizar os produtos em grade. 

    Você pode localizar pela busca, tocar em para fazer a leitura do código de barras do item.

  2. Na tela Grupos, toque em para informar a quantidade do produto.

    Toque em Ingredientes para selecionar quais ingredientes o cliente quer incluir ou remover do pedido.

    Toque em Adicionais para determinar as quantidades de itens adicionais o cliente quer acrescentar ao pedido.

    Toque em Observações para determinar as Observações do cliente para o pedido.

    Utilize o campo de digitação para complementar as observações adicionais que o cliente talvez faça para o pedido. 


  3. Marque as Observações para o produto e confirme.
  4. Toque em Continuar para acessar os Detalhes do pedido, onde você pode:

    Utilize o campo de pesquisa para localizar determinado produto na listagem.

    A medida que digitar sua buscam o produto correspondente é localizado automaticamente.

    1. Toque em Adicionar mais.
    2. Na tela Grupos localize e toque no produto que será incluído.
    3. Toque em para informar a quantidade do produto.
    4. Defina os Ingredientes, Adicionais, Observações do pedido.
    5. Toque em Confirmar.
    1. Toque em Enviar pedido.
    2. Confirme envio do pedido da mesa  para copa ou cozinha para o preparo.

Lançar Pizza no Pedido


Após fazer a abertura da mesa / cartão, siga os passos:

  1. Na tela Grupos, selecione o grupo que o sabor da Pizza está vinculado.
  2. Escolha o Tamanho da Pizza e Avance.

    No cadastro de Tamanho na retaguarda você definir em até quantos sabores a Pizza pode ser dividida.

      

  3. Escolha os Sabores da Pizza.

    Caso tenha massa e borda vinculada ao sabor, você pode escolher o tipo de massa e o tipo de borda.
    Se não trabalha com bordas e massas, adicionais, ingredientes e observações para o produto, essas etapas não serão exibidas no momento da inclusão da Pizza no pedido.

    No Comanda Alterdata é possível incluir metade doce ou metade salgada, somente se os sabores tiverem o mesmo grupo vinculado em seus cadastros.

  4. Escolha o tipo de Massa da Pizza.
  5. Escolha o recheio da Borda da Pizza.

    Caso o sabor e tamanho da Pizza tenha Adicionais e Ingredientes vinculados, as telas para inclusão do Adicional e remoção do Ingrediente serão exibidas conforme o seu pedido.

  6. Escolha os Adicionais da Pizza e avance.
  7. Remova Ingredientes indesejados da Pizza e avance.
  8. Inclua a Observação para o pedido do cliente, ou seja, se deseja Crocante ou não, e conclua o pedido.

    Antes de enviar o pedido ao Spice você pode adicionar, retirar, editar ou remover o item, basta selecionar o item e as opções serão exibidas.

    Ao concluir o Wizard de Pizza , o App retorna para a tela de Grupos, para possíveis inclusões de itens, se necessário.
    Ao tocar em Continuar para visualizar a tela de Resumo, o garçom pode conferir se anotou tudo que o cliente pediu, antes de enviar para cozinha.
    Ah, e principalmente se você trabalha com Pizza, a edição do pedido antes do envio será permitida, todas as seleções nas telas serão salvas, para facilitar a rotinas dos seus garçons.

  9. Confirme o envio do pedido.


Status da Mesa / Cartão


Você trabalha com mesa fixa?
Então elas serão destacadas no Comanda Alterdata, no cards da mesa com diferenciação por status.

  • Livre
  • Ocupada
  • Reservada
  • Bloqueada
  • Temporária


Informação! Elas possuem o esquema de cores para mesa fixa, conforme o padrão do Spice.

  • Caso altere a configuração com o Comanda Alterdata aberto, é preciso atualizar as configurações dentro do aplicativo.
  • Ocorre um pequeno atraso na atualização do status da mesa no Comanda Alterdata, por conta do intervalo de atualizações automático das mesas. 


Consultar Itens da Mesa / Cartão


Após fazer a abertura da mesa / cartão e adicionar os itens da mesa / cartão, siga os passos:

  1. Toque na mesa cujos produtos você que consultar.
  2. Toque em Ver conta.
  3. (Opcional) Utilize as funções adicionais disponíveis na visualização de conta.

    Para mais informações consulte o tópico Ver Conta!

Impressão Pendente


Quando houver falha na impressão, esse feedback no centro superior da tela informa quantas impressões não foram realizadas.

  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Mesa ou Cartão.
  2. Toque em Impressão pendente.

    Informação! Ao fazer o envio de um pedido e ocorrer falha na impressão, será exibido a indicação da quantidade de impressões pendentes.
    Na consulta dessas pendências, você tem informação do pedido envolvido, setor e status da pendência.

  3. Na tela de Impressões pendentes, escolha a ação: Imprimir ou Excluir.

    Observação! A lista de impressões é atualizada a cada 2 segundos, portanto pode ocorrer um mini atraso na atualização da lista após a exclusão ou reimpressão.

  4. Toque Voltar no canto superior esquerdo, para retornar a tela inicial. 



Alterar Dados


Para alterar os dados da mesa, após ter feito a abertura da mesa / cartão e adicionado os itens da mesa / cartão, siga os passos:

  1. Toque no cartão da mesa cujas informações serão alteradas.

  2. Toque em Alterar dados.
  3. Altere as informações.

    Dica:

    Você pode alterar CPF/CNPJ e Quantidade de pessoas.
    Se você trabalha com taxa couvert e pretende alterar o número de pessoas pela opção Alterar Dados, para que a comanda recalcule o couvert recomendamos que o número pessoas seja alterado na edição da taxa couvert. Para saber como fazer essa alteração, consulte o tópico Taxas.

  4. Toque em Alterar.


Transferir Mesa / Cartão


Para alterar os dados da mesa, após ter feito a abertura da mesa e adicionado os itens da mesa, siga os passos:

  1. Toque no cartão da mesa que deseja transferir.

  2. Toque em Transferir cartão.
  3. Toque no cartão da mesa para a transferência.
  4. Confirme a transferência.



Ver Conta


Para utilizar as funcionalidades da visualização de contas, siga os passos:

  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Mesa. ou Cartão.

  2. Toque no cartão da mesa cujas informações serão alteradas.

  3. Toque em Ver Conta.
  4. Utilize as opções:

    Utilize o campo de pesquisa para localizar determinado produto na listagem.

    A medida que digitar sua buscam o produto correspondente é localizado automaticamente.

    Toque em  para que todos os itens do pedido sejam selecionados.

    1. Toque em .

    2. Na tela Grupos localize e toque no produto que será incluído.
    3. Toque em para informar a quantidade do produto.
    4. Defina os Ingredientes, Adicionais, Observações do pedido.
    5. Toque em Confirmar.

    Na transferência de itens entre as comandas/mesas, a API do Service Spice manterá o vendedor da venda para não ocorrer inconsistências no relatório gerencial de Encerramento de Caixa, como, por exemplo, exibir uma taxa de serviço diferente da que foi estimada.
    (aviso) Caso o usuário logado não tenha permissão para transferência, basta informar um usuário que possua autorização de acesso, assim como ocorre no Spice.

    1. Marque os itens que você quer transferir.
    2. Toque em Transferir Item.
    3. Selecione a mesa para onde os itens serão transferidos.
    4. Confirme a transferência.

    Caso o usuário logado não tenha permissão para cancelamento, basta informar um usuário que possua autorização de acesso, assim como ocorre no Spice.


    1. Selecione os itens que você quer cancelar.
    2. Toque em Cancelar Item.
    3. Informe o motivo do cancelamento.
    4. Confirme o cancelamento.
    1. Toque em .
    2. Toque em Imprimir conta.
    3. Confirme a impressão.

    Utilize esta opção para confirmar o fechamento da conta.

    1. Toque em .
    2. Toque em Fechar conta.
    3. (Opcional) Informe o CPF ou CNPJ do cliente, se necessário.

    Se você utiliza a SmartPOS da Stone® e trabalha com Ticket unitário, o Ticket será impresso direto na máquina após o pagamento da conta.
    Essa configuração é feita no Spice, em Funções Administrativas / Configurações / Impressão / Imprimir tickets de itens unitários individualmente.


    1. Toque em Receber conta.

      O ícone te ajuda a identificar facilmente na listagem dos itens no fechamento da conta que o produto é isento de taxas!

      Esse mesmo ícone é exibido na tela de Fechamento do Spice, também indicando a isenção do produto de taxa de serviço.

      Eita! Isso pode acontecer, né? 
      Mas não há problema algum, pois você tem a opção de exclusão de taxa no recebimento da conta pela SmartPOS Cielo.
      Ah! Se você não quiser liberar essa ação para o garçom, basta configurar a Comanda Alterdata para não permitir edição de taxa.

    2. (Opcional) Selecione o tipo do documento: CPF ou CNPJ e informe o número do documento do cliente.
    3. Informe o pagamento.

      Você pode realizar o recebimento via PIX  pela SmartPOS da Stone® !
      Seus garçons não só anotam os pedidos, eles também recebem o pagamento na hora. Mais praticidade e rapidez!
      Basta selecionar a opção PIX, o cliente fazer a leitura do QRCode , pagar a conta, e o pagamento será reconhecido pela máquina e registrado.

      O QRCode será renderizado em tela e ficará disponível por 90 segundos para leitura.
      Caso esse período se encerre antes de concluir o pagamento, uma mensagem será exibida redirecionando o usuário de volta a tela de pagamento para repetir a operação.

      • Em pagamento com PIX, aparecerá a mensagem “Aguardando leitura do QRCode”.
      • Em pagamento com cartão a comunicação com o usuário segue via toasts*.

      *toasts: Feedback simples e rápido exibido ao usuário em pequena janela, permanecendo visível tempo limitado.

    4. Confirme a finalização.

      O Comanda Alterdata possui recurso de emissão de NFC-e através da RedeSmart POS Rede e também Cielo LioCielo.
      Com o Spice configurado para emitir NFC-e, nas configurações da comanda; ao pagar a conta integralmente e confirmar, caso também esteja configurado para trabalhar com tickets unitários, eles são impressos e então você pode confirmar a emissão do cupom fiscal.