Utilize as funcionalidades da tela Cartões do App Comanda Alterdata.

(informação) O Guardian na API de impressão exibirá alerta quando, por algum motivo, houver falha na impressão da comanda. O app o notificará sobre as possíveis causas que pode ser: ausência de característica correspondente ao setor de impressão, serviço de impressão da API parado e dará dicas de como fazer a correção.


Abrir Cartão


Para realizar abertura de cartão na tela Cartões, siga os passos:

  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Cartão.
  2. Toque em .
  3. Informe os números do Cartão e da Mesa utilizada pelo cliente.
  4. Toque em Adicionar para em seguida informar os itens do pedido.

    1. (Opcional) Toque em caso precise alterar  a mesa. 
    2. Selecione os itens solicitados pelo cliente.  

    3. Informe as quantidades.

      Você pode determinar as quantidades utilizando os ícones: .

      Toque em Ingredientes para selecionar quais ingredientes o cliente quer incluir ou remover do pedido.

      Toque em Adicionais para determinar as quantidades de itens adicionais o cliente quer acrescentar ao pedido.

      Toque em Observações para informar as observações do cliente para o pedido do cliente.

      As observações podem ser informadas por digitação ou selecionando as opções de observações previamente determinadas na retaguarda.
      Desta forma, poderá informar se cliente prefere o seu pedido Com Gelo, Sem Gelo, Com Cebola, Sem Cebola, Bem-passado, Mal Passado, entre outros.
      Caso o produto possua observações prefixadas em seu cadastro, estas serão exibidas para escolha no aplicativo mobile.
      Os itens iguais que possuírem observações distintas serão impressos separadamente. Este comportamento do serviço de impressão do Comanda Spice facilita na identificação de qual produto pertence à observação informada.



  5. No canto superior direito, toque em  para confirmar inclusão do item no perdido.  

  6. (Opcional) Toque em  para utilizar as opções adicionais da tela de lançamento.

    Toque nesta opção para realizar a leitura do código de barras do cartão.

    Toque nesta opção para exibir os itens listados um abaixo do outro.

    Toque nesta opção para terminar a forma de ordenação dos itens.

    Você pode ordená-los por Nome, Maior valor ou Menor valor.

    Toque nesta opção para o sistema retornará à tela de seleção de mesas.

    Ao confirmar a saída, o pedido que está sendo lançado é cancelado.


    Ao concluir o Wizard de Pizza , o App retorna para a tela de Grupos, para possíveis inclusões de itens, se necessário.
    Ao tocar em Continuar para visualizar a tela de Resumo, o garçom pode conferir se anotou tudo que o cliente pediu, antes de enviar para cozinha.
    Ah, e principalmente se você trabalha com Pizza, a edição do pedido antes do envio será permitida, todas as seleções nas telas serão salvas, para facilitar a rotinas dos seus garçons.


  7. Toque em Enviar pedido para confirmar o envio para copa ou cozinha para o preparo. 

Visualizar Itens Pedidos


Para utilizar as funcionalidades que estarão disponíveis na tela Itens Pedidos, após o processo de abertura de cartão e inclusão dos itens do pedido, siga os passos:

  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Cartão.
  2. Faça abertura do cartão.
  3. Toque em Ver carrinho para utilizar as opções da tela Itens Pedidos:

    Ao tocar em , localizado no canto superior esquerdo, você também visualiza a tela Itens Pedidos.

    Utilize esta opção para adicionar mais itens ao pedido.

    1. Toque em .

      Você também pode tocar em Adicionar Mais Item, localizado na parte inferior da tela Itens Pedidos.

    2. Selecione o item.

    3. Informe a quantidade.

    4. Toque em  para confirmar inclusão dos itens no perdido.

    Utilize esta opção para localizar itens na lista Itens Pedidos.

    1. Toque em .

    2. Digite o nome ou código do item.

      A medida que for digitando o item correspondente será localizado na lista de imediato.

    3. (Opcional) Toque em para remover o nome ou código e realizar uma nova pesquisa.

    Utilize esta opção para confirmar o fechamento da conta.

    1. Toque em .

    2. (Opcional) Informe o CPF ou CNPJ do cliente, se necessário.


    Utilize esta opção para cancelar o pedido.

    1. Toque em .

    2. Confirme o cancelamento do pedido.

    Utilize esta opção para confirmar o envio para copa ou cozinha para o preparo.

    1. Toque em Enviar.

    2. Confirme o envio dos itens do pedido.

      Você será redirecionado para a tela Cartões.


Acessar Menu Principal


Para acessar o menu principal do Comanda Alterdata na tela Cartões e utilizar as funções de manutenção do App, siga os passos:

  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Cartão.
  2. Toque em , localizado no canto superior esquerdo.
  3. Toque na opção disponível.

    Para mais detalhes sobre cada opção, consulte o tópico Menu Principal.


Ler Código de Barras


Para realizar a leitura do código de barras do cartão e incluir mais itens, siga os passos:

  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Cartão.
  2. Toque em .
  3. Informe o código de barras.

    Você pode capturar o código de barras utilizando a câmera do dispositivo móvel. Basta posicionar a linha vermelha sobre o código.

    Para informar o código manualmente:

    1. Toque em Digite o Código do Cartão.
    2. Informe o número do Cartão e da Mesa.
    3. Toque em Confirmar.

    Após a leitura você pode lançar os itens do pedido do cliente.


Localizar Cartão


Para localizar um cartão na tela Cartões, siga os passos:

  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Cartão.

  2. Toque em .

  3. Digite o nome ou código do item.

    A medida que for digitando o item correspondente será localizado na lista de imediato.

  4. (Opcional) Toque em para remover o nome ou código e realizar uma nova pesquisa.

  5. Toque no cartão localizado para você poder Adicionar pedido, Alterar dados ou Ver dados.



Adicionar Item ao Pedido


Para incluir itens no pedido na tela Cartões, siga os passos:

  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Cartão.

  2. Toque no cartão cujos itens serão adicionados.

  3. Toque em Adicionar pedido.

  4. (Opcional) Toque em caso precise alterar  a mesa. 
  5. Selecione os itens solicitados pelo cliente.

    Informação! Você pode escolher a visualização dos produtos em modo lista , grade ou fazer a leitura do código de barras .

  6. Informe as quantidades.

  7. Toque em  para confirmar inclusão do item no perdido.
  8. Toque em Ver carrinho para utilizar as opções da tela Itens Pedidos.

    Dica:

    Para mais detalhes sobre essas opções, consulte o tópico Visualizar Itens Pedidos.


Alterar Dados


Para dados do cartão na tela Cartões, siga os passos:

  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Cartão.

  2. Toque no cartão cujas informações serão alteradas.

  3. Altere as informações.

    Dica:

    Se você trabalha com taxa couvert e pretende alterar o número de pessoas pela opção Alterar Dados, para que a comanda recalcule o couvert recomendamos que o número pessoas seja alterado na edição da taxa couvert. Para saber como fazer essa alteração, consulte o tópico Taxas.

    1. Selecione o tipo do documento: CPF ou CNPJ.
    2. Informe o número do documento.
    3. Informe a mesa.


  4. Toque em Alterar.


Ver Conta


Para utilizar as funcionalidades da visualização de contas na tela Cartões, siga os passos:

  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Cartão.

  2. Toque na mesa cujas informações serão alteradas.

  3. Toque em Ver Conta.
  4. Utilize as opções:

    1. Toque em .

    2. Digite o nome do item.

      A medida que for digitando o item correspondente será localizado na lista de imediato.

    3. (Opcional) Toque em para remover o nome e realizar uma nova pesquisa.

    Toque em para que todos os itens do pedido sejam selecionados.

    1. Toque em .

      Você também pode tocar em Adicionar Mais Item, localizado na parte inferior da tela Itens Pedidos.

    2. Selecione o item.

    3. Informe a quantidade.

    4. Toque em  para confirmar inclusão dos itens no perdido.

    Na transferência de itens entre as comandas/mesas, a API do Service Spice manterá o vendedor da venda para não ocorrer inconsistências no relatório gerencial de Encerramento de Caixa, como, por exemplo, exibir uma taxa de serviço diferente da que foi estimada.
    (aviso) Caso o usuário logado não tenha permissão para transferência, basta informar um usuário que possua autorização de acesso, assim como ocorre no Spice.

    1. Selecione os itens que você quer transferir.
    2. Toque em Transferir Itens.
    3. Selecione o cartão para onde os itens serão transferidos.
    4. Confirme a transferência.

    Caso o usuário logado não tenha permissão para cancelamento, basta informar um usuário que possua autorização de acesso, assim como ocorre no Spice.


    1. Selecione os itens que você quer cancelar.
    2. Toque em Cancelar Itens.
    3. Informe o motivo do cancelamento.
    4. Confirme o cancelamento.
    1. Toque em , localizado no canto superior direito.
    2. Toque em Finalizar conta.

      Eita! Isso pode acontecer, né? 
      Mas não há problema algum, pois você tem a opção de exclusão de taxa no recebimento da conta pela SmartPOS Cielo.
      Ah! Se você não quiser liberar essa ação para o garçom, basta configurar a Comanda Alterdata para não permitir edição de taxa.

    3. (Opcional) Selecione o tipo do documento: CPF ou CNPJ.
    4. Informe o número do documento do cliente.
    5. Confirme a finalização.

      O Comanda Alterdata possui recurso de emissão de NFC-e através da Smart POS Rede!
      Com o Spice configurado para emitir NFC-e, nas configurações da comanda; ao pagar a conta integralmente e confirmar, caso também esteja configurado para trabalhar com tickets unitários, eles são impressos e então você pode confirmar a emissão do cupom fiscal.

      (informação) Para mais detalhes sobre as configurações necessárias para trabalhar com impressão tickets unitários, consulte o tópico Impressão, na documentação do Spice (Desktop).


Atualizar Tela Cartões


  1. Acesse o Comanda Alterdata em modo de trabalho Cartão.
  2. Toque em  para atualizar na tela Cartões os pedidos atualmente em aberto.