O Pedido permite o registro e gerenciamento do que foi orçado para o cliente, suas condições comerciais e financeiras pré-negociadas e demais informações, proporcionando uma clara visão do que está em pré-negociação. O sistema sincroniza os pedidos entre os módulos web e desktop, garantindo o controle completo de todos os pedidos em um só lugar.
No Pedido Web, é possível validar os produtos que cada usuário pode acessar ao cadastrar ou editar uma venda. A restrição pode ser configurada por família de produto, grupo de produto ou produto específico. Para ajustar essas permissões, acesse o Cadastro de Usuário em Configuração do Usuário/ Produto Relacionado/ aba Pedido Web.
Criar Pedido
- Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Clique em + Pedido.
- Informe o cliente do pedido e, caso precise, clique no ícone  Dados do Cliente para consultar suas operações e informações de cadastro.Utilize a opção Cadastrar para cadastrar um cliente sem precisar sair da tela do Pedido Web. Serão solicitadas apenas as informações mais importantes. Depois, você pode concluir o cadastro completo no sistema desktop. 
- Selecione a operação do pedido. - A operação já vem sugerida automaticamente conforme o configurado em Configurador Bimer / Faturamento / Opções / Operações. É possível ajustar a permissão para alterar a operação durante a criação, edição ou duplicação do pedido no Cadastro de Usuário. 
- Indique a Data de entrega do pedido, a fim de facilitar o planejamento e a entrega do pedido.
- Clique em +  Adicionar Itens.- Informe o produto/serviço a ser adicionado.Caso não tenha cadastrado o produto previamente, utilize a opção Informar produto não cadastrado. O sistema irá usar o produto padrão definido em Configurador/ Geral/ Opções/ Geral/ Produto a ser utilizado como padrão para preencher os dados, sendo necessário editar apenas o nome e os valores. 
- (Opcional) Adicione uma observação importante sobre o item. Essa informação irá para o pedido como um Complemento.
- Defina o setor de onde o produto/serviço irá sair.
- Indique a Data de entrega do item do pedido, a fim de facilitar o planejamento e a entrega de produtos.
- Selecione o Lote/Série, caso o produto exija esse controle.
- (Opcional) Clique em Quadro de estoque para consultar às informações de estoque do produto informado.
- Escolha a tabela de preço e/ou informe o valor unitário.
- Selecione percentual ou valor, e informe o acréscimo e/ou desconto.
- Clique em Salvar.
 
- Informe o produto/serviço a ser adicionado.
- Utilize as funcionalidades: - Negociação
 Configure o meio de pagamento que vai gerar títulos a receber.- Clique em Negociação.
- Escolha como deseja cadastrar a negociação:-  Prazo cadastrado:
 - Clique em Adicionar Negociação / Prazo Cadastrado.
- Selecione o prazo. Os prazos exibidos para seleção aqui, dependem dos prazos permitidos para o seu usuário no Cadastro de Usuário em Usuários/ Configurações do Usuário/ Prazo. 
- Selecione a forma de pagamento de entrada.
-  Selecione a forma de pagamento das parcelas (quando houver).
 
-  Parcelas manuais:- Clique em Adicionar Negociação / Parcelas manuais.
- Selecione a Forma de pagamento. 
- Informe os Dias ou a Data de vencimento.
- Defina a Alíquota ou Valor desta parcela.
- Clique em Salvar. - Repita este processo para cada parcela que deseje cadastrar. 
 
 
-  Prazo cadastrado:
- Clique em Salvar novamente.
 - Repasses
 Administre os funcionários ou representantes que receberão comissão da venda.- Clique em Repasses.
- Clique em Adicionar Repasses.
- Informe a pessoa de repasse e, quando possível, a categoria, funcionário ou representante.
- Informe as alíquotas de faturamento e/ou duplicata do repasse.
- Clique em Salvar.
 
 - Repita este processo para cada pessoa de repasse que deseje cadastrar. - Clique em Salvar novamente.
 - Endereços
 Aqui, são informados os endereços referentes ao pedido cadastrado.- Selecione os endereços de entrega e de cobrança. - Transporte
 Cadastre as informações referentes ao frete, bem como a(s) transportadora(a) utilizada(s) para a entrega da mercadoria.- Caso haja, será resgatada a transportadora informada no cadastro do Cliente. - Observação- Nos campos Observações do pedido e Observações da nota fiscal é permitido incluir "livremente" uma observação de maneira que será apresentada diretamente no corpo do pedido ou no DANFE. 
- (Opcional) Selecione e informe o percentual   ou valor  de Acréscimo e/ou Desconto a ser aplicado para o valor total.Cálculo de Impostos em Tempo Real!Os impostos são calculados conforme você preenche as informações do pedido, seguindo as configurações pré-definidas dos impostos. Você pode consultar esses valores ao clicar no ícone . O cálculo é atualizado instantaneamente sempre que há alterações em itens, frete, acréscimos, descontos, cliente ou operação, garantindo precisão e agilidade no processo. As configurações de impostos do Bimer desktop são refletidas diretamente no Bimer UP, garantindo que todas as regras configuradas sejam consideradas nos cálculos. Para usufruir desse recurso, é obrigatória a instalação do componente Bimer Connect para os impostos serem calculados. 
- Clique em Salvar.
- Selecione o tipo de documento que deseja gerar: Pré-Pedido ou Pedido de Venda.Essa opção será apresentada caso o checkbox O módulo Pedido de Venda poderá criar pré-pedidos, em Configurador / Faturamento / Opções / Pedido de Venda / Geral esteja marcado. 
Filtrar Pedidos
- Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Clique em Filtros.
- Preencha os filtros conforme necessário.
- Clique em Filtrar.
Editar Pedido
Para garantir a integridade do sistema, não é possível editar produtos com lote ou série, nem pedidos que contenham itens com estoque distribuído. Para essas alterações, utilize o sistema Pedido de Venda ou o Pré-Pedido (desktop).
- Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pedido a ser alterado.
- Clique em Editar.
- Faça as alterações necessárias.
- Clique em Salvar.
Duplicar Pedido
- Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pré-pedido a ser duplicado.
- Clique em Duplicar.
- Faça as alterações, se necessárias.
- Clique em Salvar.
Visualizar Linha do Tempo
Na tela da Linha do Tempo você tem acesso a todas as informações ancestrais e descendentes do pedido.
- Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pedido.
- Clique em Linha do Tempo.
- (Opcional) No campo Pesquisar, digite o texto desejado.
- (Opcional) Caso o pedido tenha nota fiscal eletrônica ou de serviço gerada, você pode baixar o arquivo DANFE no formato PDF ou XML.
- Clique em Fechar para concluir a visualização da linha do tempo.
Transformar e Reverter Pedido
Com esta funcionalidade, após gerar um pré-pedido de venda para um cliente, você pode transformá-lo em um pedido de venda se o cliente decidir efetuar a compra. Além disso, se houver desistência, o sistema permite reverter o pedido para pré-pedido novamente.
Atualmente, a função de transformar Pré-pedido em Pedido de venda (e vice-versa) não realiza validações relacionadas a bloqueios de venda ou outras restrições. Essa rotina apenas altera o status do pedido.
- Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pré-pedido.
- Clique em    Mais Opções e escolha uma ação com base na situação do pedido:- Transformar em pedido: se o cliente decidir comprar, você pode converter o item em um pedido de venda . Dessa forma, ele poderá ser liberado e faturado posteriormente. 
- Transformar em pré-pedido: se houver uma desistência da venda, esta funcionalidade permite desfazer a ação de transformar um orçamento em pedido, ou seja, é possível reverter o pedido para pré-pedido novamente. 
 
Liberar e Cancelar Liberação de Pedido
Só será possível realizar a liberação, caso o pré-pedido já tenha sido transformado em pedido. A permissão para liberar ou cancelar a liberação de pedidos é configurável no Cadastro de Usuários.
- Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pedido.
- Clique em    Mais Opções e escolha uma ação com base no Status do pedido:- Liberar: o pedido foi aprovado internamente e está pronto para ser faturado. Não será possível realizar edições e demais ações no pedido.Caso o pedido esteja vinculado a um cliente com bloqueio de venda, será solicitada a confirmação para enviar um e-mail de spy para o usuário configurado no Bimer Desktop/ Configurador/ Faturamento/ Opções/ Venda/ Bloqueio/ Geral/ Envio de spy na liberação de venda para clientes com compras bloqueadas. 
- Cancelar liberação: esta opção desfaz a ação anterior. O status retorna para Aberto, sendo possível realizar outras ações no pedido.
 
- Liberar: o pedido foi aprovado internamente e está pronto para ser faturado. Não será possível realizar edições e demais ações no pedido.
Visualizar Pedido
- Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pedido a ser visualizado.
- Clique em Mais Opções / Visualizar.
- Visualize as informações do pedido.
Cancelar Pedido
- Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pedido a ser cancelado.
- Clique em Mais Opções / Cancelar.
- Se desejar, informe o motivo do cancelamento.
- Confirme o cancelamento do pedido.
Excluir Pedido
- Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pedido a ser excluído.
- Clique em Mais Opções / Excluir.
- Confirme a exclusão do pedido.
Enviar Pedido por E-mail
Esta rotina permite enviar o pedido para o cliente por e-mail em formato PDF.
Para utilizar esta rotina, é necessário configurar corretamente o Servidor SMTP no Configurador Bimer / Geral / Opções / Spy System.
- Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pedido a ser enviado.
- Clique em Mais Opções / Enviar por e-mail.
- Informe o destinatário para qual o e-mail será enviado. Caso precise enviar para mais de um destinatário, basta separar os e-mails com uma vírgula. 
- Escreva o assunto e o conteúdo do e-mail.
- Selecione o Formato do relatório em Anexo para envio, se:- Resumido: os valores detalhados do pedido não são exibidos, fornecendo apenas os totalizadores.
- Completo: são apresentados os valores detalhados de todos os impostos, frete, seguro e outras despesas, permitindo um detalhamento completo do pré-pedido.
- Proposta: o arquivo PDF da proposta será enviado diretamente para o e-mail do cliente informado no cadastro.
 
- Clique em Enviar.
Gerar Proposta
- Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pedido no status "Aberto" ao qual gostaria de enviar a proposta.
- Clique em Mais opções / Gerar Proposta.
- Selecione o nome do modelo a ser utilizado para a proposta em questão. Ao acessar a tela de geração de propostas, será necessário selecionar um modelo previamente cadastrado. Você poderá visualizar a proposta a ser gerada e realizar edições sem afetar o modelo original. 
- Clique em Gerar.
Autorização Gerencial
Esta opção permite consultar o andamento das autorização gerencial do pedido.
- Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pedido a respeito do qual deseja consultar as informações de autorização gerencial.
- Clique em Mais opções / Autorização Gerencial.
Será apresentada uma janela com as informações de status da autorização (Aprovada, Negada ou Pendente), solicitante, quem pode aprovar e as observações da negação. Essa tela só será apresentada caso o usuário possua acesso no Bimer Desktop/ Geral Usuário/ Cadastro de Usuários/ Perfis de acesso do usuário.
Imprimir Pedido
- Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
- Selecione a empresa.
- Localize o pedido a ser impresso.
- Clique em Mais Opções / Imprimir.
- Selecione uma das opções de impressão:- Resumido: os valores detalhados do pedido não são exibidos, fornecendo apenas os totalizadores.
- Completo: são apresentados os valores detalhados de todos os impostos, frete, seguro e outras despesas, permitindo um detalhamento completo do pedido.
 
 
                   
      	















