O Pedido permite o registro e gerenciamento do que foi orçado para o cliente, suas condições comerciais e financeiras pré-negociadas e demais informações, proporcionando uma clara visão do que está em pré-negociação. O sistema sincroniza os pedidos entre os módulos web e desktop, garantindo o controle completo de todos os pedidos em um só lugar.

No Pedido Web, é possível validar os produtos que cada usuário pode acessar ao cadastrar ou editar uma venda. A restrição pode ser configurada por família de produto, grupo de produto ou produto específico. Para ajustar essas permissões, acesse o Cadastro de Usuário em Configuração do Usuário/ Produto Relacionado/ aba Pedido Web.



Criar Pedido


  1. Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Clique em + Pedido.
  4. Informe o cliente do pedido e, caso precise, clique no ícone Dados do Cliente para consultar suas operações e informações de cadastro.

    Utilize a opção  Cadastrar para cadastrar um cliente sem precisar sair da tela do Pedido Web. Serão solicitadas apenas as informações mais importantes. Depois, você pode concluir o cadastro completo no sistema desktop.

  5. Selecione a operação do pedido. 

    A operação já vem sugerida automaticamente conforme o configurado em Configurador Bimer / Faturamento / Opções / Operações. É possível ajustar a permissão para alterar a operação durante a criação, edição ou duplicação do pedido no Cadastro de Usuário.

  6. Indique a Data de entrega do pedido, a fim de facilitar o planejamento e a entrega do pedido.
  7. Clique em + Adicionar Itens.

    1. Informe o produto/serviço a ser adicionado.

      Caso não tenha cadastrado o produto previamente, utilize a opção Informar produto não cadastrado. O sistema irá usar o produto padrão definido em Configurador/ Geral/ Opções/ Geral/ Produto a ser utilizado como padrão para preencher os dados, sendo necessário editar apenas o nome e os valores.

    2. (Opcional) Adicione uma observação importante sobre o item. Essa informação irá para o pedido como um Complemento.
    3. Defina o setor de onde o produto/serviço irá sair.
    4. Indique a Data de entrega do item do pedido, a fim de facilitar o planejamento e a entrega de produtos.
    5. Selecione o Lote/Série, caso o produto exija esse controle.
    6. (Opcional) Clique em  Quadro de estoque para consultar às informações de estoque do produto informado.
    7. Escolha a tabela de preço e/ou informe o valor unitário.
    8. Selecione percentual ou valor, e informe o acréscimo e/ou desconto.
    9. Clique em Salvar.

  8. Utilize as funcionalidades: 

    Negociação 


    Configure o meio de pagamento que vai gerar títulos a receber.

    1. Clique em Negociação.
    2. Escolha como deseja cadastrar a negociação:

      • Prazo cadastrado:
         
        1. Clique em Adicionar Negociação / Prazo Cadastrado.
        2. Selecione o prazo. 
          (aviso)  Os prazos exibidos para seleção aqui, dependem dos prazos permitidos para o seu usuário no Cadastro de Usuário em Usuários/ Configurações do Usuário/ Prazo.

        3. Selecione a forma de pagamento de entrada.
        4. Selecione a forma de pagamento das parcelas (quando houver).

      • Parcelas manuais:

        1. Clique em Adicionar Negociação / Parcelas manuais.
        2. Selecione a Forma de pagamento.

        3. Informe os Dias ou a Data de vencimento.
        4. Defina a Alíquota ou Valor desta parcela.
        5. Clique em Salvar

          Repita este processo para cada parcela que deseje cadastrar.

    3. Clique em Salvar novamente.

    Repasses 


    Administre os funcionários ou representantes que receberão comissão da venda.

    1. Clique em Repasses.
    2. Clique em Adicionar Repasses.
    3. Informe a pessoa de repasse e, quando possível, a categoria, funcionário ou representante.
    4. Informe as alíquotas de faturamento e/ou duplicata do repasse.
    5. Clique em Salvar.

    Repita este processo para cada pessoa de repasse que deseje cadastrar.

    1. Clique em Salvar novamente.

    Endereços 


    Aqui, são informados os endereços referentes ao pedido cadastrado. 

    Selecione os endereços de entrega e de cobrança.

    Transporte 


    Cadastre as informações referentes ao frete, bem como a(s) transportadora(a) utilizada(s) para a entrega da mercadoria.

    Caso haja, será resgatada a transportadora informada no cadastro do Cliente.

    Observação 


    Nos campos Observações do pedido e Observações da nota fiscal é permitido incluir "livremente" uma observação de maneira que será apresentada diretamente no corpo do pedido ou no DANFE.

  9. (Opcional) Selecione e informe o percentual  ou valor de Acréscimo e/ou Desconto a ser aplicado para o valor total.
    Cálculo de Impostos em Tempo Real!

    Os impostos são calculados conforme você preenche as informações do pedido, seguindo as configurações pré-definidas dos impostos. Você pode consultar esses valores ao clicar no ícone . O cálculo é atualizado instantaneamente sempre que há alterações em itens, frete, acréscimos, descontos, cliente ou operação, garantindo precisão e agilidade no processo.  

    (informação)  As configurações de impostos do Bimer desktop são refletidas diretamente no Bimer UP, garantindo que todas as regras configuradas sejam consideradas nos cálculos. Para usufruir desse recurso, é obrigatória a instalação do componente Bimer Connect para os impostos serem calculados.

  10. Clique em Salvar.
  11. Selecione o tipo de documento que deseja gerar: Pré-Pedido ou Pedido de Venda.

    Essa opção será apresentada caso o checkbox O módulo Pedido de Venda poderá criar pré-pedidos, em Configurador / Faturamento / Opções / Pedido de Venda / Geral esteja marcado.


Filtrar Pedidos


  1. Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Clique em Filtros.
  4. Preencha os filtros conforme necessário.
  5. Clique em Filtrar.


Editar Pedido


Para garantir a integridade do sistema, não é possível editar produtos com lote ou série, nem pedidos que contenham itens com  estoque distribuído. Para essas alterações, utilize o sistema Pedido de Venda ou o Pré-Pedido (desktop).


  1. Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pedido a ser alterado.
  4. Clique em Editar.
  5. Faça as alterações necessárias. 
  6. Clique em Salvar.


Duplicar Pedido


  1. Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pré-pedido a ser duplicado.
  4. Clique em Duplicar.
  5. Faça as alterações, se necessárias.
  6. Clique em Salvar.


Visualizar Linha do Tempo


Na tela da Linha do Tempo você tem acesso a todas as informações ancestrais e descendentes do pedido.

  1. Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pedido.
  4. Clique em Linha do Tempo
  5. (Opcional) No campo Pesquisar, digite o texto desejado.
  6. (Opcional) Caso o pedido tenha nota fiscal eletrônica ou de serviço gerada, você pode baixar o arquivo DANFE no formato PDF ou XML.
  7. Clique em Fechar para concluir a visualização da linha do tempo.


Transformar e Reverter Pedido


Com esta funcionalidade, após gerar um pré-pedido de venda para um cliente, você pode transformá-lo em um pedido de venda se o cliente decidir efetuar a compra. Além disso, se houver desistência, o sistema permite reverter o pedido para pré-pedido novamente. 

Atualmente, a função de transformar Pré-pedido em Pedido de venda (e vice-versa) não realiza validações relacionadas a bloqueios de venda ou outras restrições. Essa rotina apenas altera o status do pedido.


  1. Acesse a aba Faturamento / Pré-pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pré-pedido.
  4. Clique em Mais Opções e escolha uma ação com base na situação do pedido:

    • Transformar em pedido: se o cliente decidir comprar, você pode converter o item em um pedido de venda . Dessa forma, ele poderá ser liberado e faturado posteriormente.

    • Transformar em pré-pedido: se houver uma desistência da venda, esta funcionalidade permite desfazer a ação de transformar um orçamento em pedido, ou seja, é possível reverter o pedido para pré-pedido novamente.


Liberar e Cancelar Liberação de Pedido


Só será possível realizar a liberação, caso o pré-pedido já tenha sido transformado em pedido. A permissão para liberar ou cancelar a liberação de pedidos é configurável no Cadastro de Usuários.

  1. Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pedido.
  4. Clique em Mais Opções e escolha uma ação com base no Status do pedido:

    • Liberar: o pedido foi aprovado internamente e está pronto para ser faturado. Não será possível realizar edições e demais ações no pedido.

      Caso o pedido esteja vinculado a um cliente com bloqueio de venda, será solicitada a confirmação para enviar um e-mail de spy para o usuário configurado no Bimer Desktop/ Configurador/ Faturamento/ Opções/ Venda/ Bloqueio/ Geral/ Envio de spy na liberação de venda para clientes com compras bloqueadas.

    • Cancelar liberação: esta opção desfaz a ação anterior. O status retorna para Aberto, sendo possível realizar outras ações no pedido.


Visualizar Pedido


  1. Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pedido a ser visualizado.
  4. Clique em Mais Opções / Visualizar.
  5. Visualize as informações do pedido.


Cancelar Pedido


  1. Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pedido a ser cancelado.
  4. Clique em Mais Opções / Cancelar.
  5. Se desejar, informe o motivo do cancelamento.
  6. Confirme o cancelamento do pedido.


Excluir Pedido


  1. Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pedido a ser excluído.
  4. Clique em Mais Opções / Excluir.
  5. Confirme a exclusão do pedido.


Enviar Pedido por E-mail


Esta rotina permite enviar o pedido para o cliente por e-mail em formato PDF

Para utilizar esta rotina, é necessário configurar corretamente o Servidor SMTP no Configurador Bimer / Geral / Opções / Spy System.


  1. Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pedido a ser enviado.
  4. Clique em Mais Opções / Enviar por e-mail.
  5. Informe o destinatário para qual o e-mail será enviado. 
    light bulb Caso precise enviar para mais de um destinatário, basta separar os e-mails com uma vírgula.

  6. Escreva o assunto e o conteúdo do e-mail.
  7. Selecione o Formato do relatório em Anexo para envio, se:

    • Resumido: os valores detalhados do pedido não são exibidos, fornecendo apenas os totalizadores.
    • Completo: são apresentados os valores detalhados de todos os impostos, frete, seguro e outras despesas, permitindo um detalhamento completo do pré-pedido.
    • Proposta: o arquivo PDF da proposta será enviado diretamente para o e-mail do cliente informado no cadastro.

  8. Clique em Enviar


Gerar Proposta


  1. Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pedido no status "Aberto" ao qual gostaria de enviar a proposta.
  4. Clique em Mais opções / Gerar Proposta.
  5. Selecione o nome do modelo a ser utilizado para a proposta em questão. 

    Ao acessar a tela de geração de propostas, será necessário selecionar um modelo previamente cadastrado. Você poderá visualizar a proposta a ser gerada e realizar edições sem afetar o modelo original.

  6. Clique em Gerar.


Autorização Gerencial


Esta opção permite consultar o andamento das autorização gerencial do pedido.

  1. Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pedido a respeito do qual deseja consultar as informações de autorização gerencial.
  4. Clique em Mais opções / Autorização Gerencial.

Será apresentada uma janela com as informações de status da autorização (Aprovada, Negada ou Pendente), solicitante, quem pode aprovar e as observações da negação. Essa tela só será apresentada caso o usuário possua acesso no Bimer Desktop/ Geral Usuário/ Cadastro de Usuários/ Perfis de acesso do usuário.


Imprimir Pedido


  1. Acesse a aba Faturamento / Pedido, no menu do Bimer UP.
  2. Selecione a empresa.
  3. Localize o pedido a ser impresso.
  4. Clique em  Mais Opções / Imprimir.
  5. Selecione uma das opções de impressão:
    • Resumido: os valores detalhados do pedido não são exibidos, fornecendo apenas os totalizadores.
    • Completo: são apresentados os valores detalhados de todos os impostos, frete, seguro e outras despesas, permitindo um detalhamento completo do pedido.