Destaques da Versão - Bimer Desktop 11.02.03.04!


Artigo publicado em

Observação


Se você ainda estiver usando uma versão anterior, não se preocupe, em breve você receberá um aviso de atualização. (sorriso)

Nossa equipe de suporte está trabalhando para deixar tudo pronto antes de disponibilizar essa nova versão para você. Chamamos essa etapa de fase de homologação.

O que é fase de homologação?

Na fase de homologação, estamos realizando testes e verificando se tudo está funcionando corretamente.

Queremos garantir que a nova versão seja segura, fácil de usar e atenda às suas necessidades. Assim, quando estiver pronta, você poderá aproveitar ao máximo todas as melhorias que ela trará.

Fique tranquilo, estamos cuidando de tudo para garantir uma experiência ótima para você!



Se ligue nos destaques desta versão: glowing star 


Saiba tudo que muda a partir desta versão: hammer and wrench 



Processo: FIN23274

Sua Integração Financeira Sempre Atualizada e Segura!

O seu processo de integração entre o Bimer Financeiro e o eContador foi aprimorado para garantir a máxima segurança e precisão na importação de documentos fiscais. Esta atualização visa a compatibilidade com os novos padrões de processamento, descontinuando documentos antigos e unificando o fluxo.

  • Documentos Unificados: Os antigos documentos SEFIP e GRRF foram descontinuados e substituídos por um novo documento unificado e atualizado: a Guia FGTS.

  • Segurança na Importação: Essa mudança garante que a integração ocorra sempre de forma correta e segura, protegendo o seu sistema contra a importação de documentos desatualizados ou incompatíveis com as novas versões de processamento.

  • O que Fazer: Nas configurações de integração, você não verá mais as opções SEFIP e GRRF. Em seu lugar, utilize a nova opção Guia FGTS para manter sua integração funcionando perfeitamente.

As configurações estão localizadas nos seguintes caminhos:

  • Configurador / Financeiro / Integrações / Integração eContador / Empresas
  • Configurador / Financeiro / Integrações / Integração eContador / Documentos
  • Outros / Financeiro / Integração Bimer X eContador



Outras Novidades desta Versão!


Aqui você acompanha todas as alterações na versão 11.02.03.04
 do Bimer Desktop.

Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Table Filter macro.

The table is being loaded. Please wait for a bit ...

Grupo de Produto

Número do Processo

Tipo⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Descrição

Sistema
Sistemas GeraisSISGER25103LegislaçãoImplementada melhoria para habilitar a edição dos campos de alíquota de IBS nos cadastros de UF e Cidade, bem como da alíquota de CBS no cadastro de País.Emissão de Notas
Sistemas GeraisSISGER25086ProteçãoImplementada proteção incluindo a permissão de acesso para a edição dos campos de alíquota de IBS nos cadastros de UF e Cidade, bem como da alíquota de CBS no cadastro de País.
Caminho dos acessos:
- Usuário/ Sistema Configurador/ Cidades
- Usuário/ Sistema Configurador/ Países
- Usuário/ Sistema Configurador/ UF
Configurador Bimer
Sistemas Gerais0182290366LegislaçãoSimplificamos a integração fiscal das suas notas de compra/entrada que utilizam controle de lote/série! Com a nova opção de aglutinação, você garante mais organização e agilidade no seu processo fiscal.

Otimização no Lançamento:
Para utilizar, ative a função "Aglutinar produtos do tipo lote/série para notas de compra/entrada" módulo Configurador / Estoque / Opções / Integração Fiscal. Após isso, o sistema passa a unir e somar automaticamente a quantidade e o valor de todos os lotes/séries compatíveis do mesmo produto.

Resultado: Em vez de múltiplas linhas para o mesmo item, você terá apenas um registro consolidado na integração fiscal.

Critério para Aglutinação:
Para que o sistema realize a união, é necessário que os lotes/séries do produto na nota possuam os mesmos dados fiscais em campos como Valor Unitário, CFOP e Situação Tributária (ICMS). Caso haja qualquer diferença, serão lançados separadamente.
Configurador
Sistemas Gerais0182173967ErroImplementamos um ajuste no envio de spy system para que diferentes provedores de e-mail e configurações de smtp sejam funcionais no Bimer.Configurador Bimer
Sistemas GeraisSISGER24800LegislaçãoSeus documentos no Bimer que contêm os novos impostos da Reforma Tributária já podem ser exportados para o WFiscal !
Esta integração garante o registro correto dos novos regimes de tributação - Tributação Integral, Tributação Regular com Suspensão e Diferimento - para total conformidade da sua gestão fiscal.
- Como Conferir e Exportar:
1 - Leitura dos Dados: Acesse o caminho "Bimer/Configurador/Estoque/Integração com a escrita fiscal/Documentos", e realize a "Leitura de dados".
2 - Conferência: Para checar os valores ( Referente ao Registro 045 da integração ), edite o documento e acesse a aba "Itens da nota/DIPI " edite o produto e acesse a aba "IBS/CBS".
E para checar os valores totais desses impostos ( Referente ao Registro 044 da integração ), acesse a aba "IBS/CBS" na tela de edição do documento, onde teremos as seguintes regras.
Modelos fiscais 57 e 67: Todos os dados e totalizadores serão preenchidos de acordo com cada imposto destacado.
Demais Modelos: Apenas os valores (montantes) serão preenchidos, de acordo com cada imposto também destacado.
3 - Exportação: Na tela principal da integração fiscal, clique na opção "Exportar de dados".
Configurador Bimer
Sistemas Gerais0182059446LegislaçãoImplementado ajuste na exportação para o fiscal, agora, as linhas do registro 010 são organizadas com base no número de ordem dos itens (NrItemNFe) das notas fiscais de entrada importadas - garantindo uma sequência exata e confiável no arquivo.Gerente Eletrônico, Configurador
Sistemas Gerais0180431208ErroImplementado ajuste no módulo Cadastro de usuários, para que, cada usuário passe a visualizar corretamente apenas a sua própria faixa, sem repetição de valores.Cadastro de Usuários
Sistemas GeraisSISGER22527MelhoriaImplementamos uma melhoria significativa no Gerente Eletrônico, unificando a execução da tarefa abaixo. Antes, era necessário utilizar tanto o Gerente Eletrônico quanto um executável separado para realizar essa tarefa. Agora, o processo foi simplificado.

Eliminamos a necessidade do executável separado, integrando a tarefa completamente ao Gerente Eletrônico. Com isso, a execução da tarefa passa a ser realizada exclusivamente pelo Gerente Eletrônico, tornando o processo mais eficiente.

. GeImprimeBoleto

Além disso, agora é possível acessar a interface do módulo de impressão de boletos diretamente pelo Bimer, através do menu Financeiro/Impressão de boletos.
Gerente Eletrônico
FinanceiroFIN24967ErroImplementado ajuste no Cadastro de Operações, para que a auditoria registre apenas alterações realmente salvas, evitando registros indevidos quando a operação não puder ser alterada.Configurador Bimer
FinanceiroFIN24957ProteçãoImplementada proteção no envio de boletos para a API do Boleto Fácil, garantindo que seja registrado log na auditoria dos títulos em casos de sucesso e de erro, permitindo rastrear e acompanhar todos os envios efetuados.Gerente Eletrônico, GE Imprime Boleto
Financeiro0182283896MelhoriaImplementado ajuste na rotina de impressão de boletos pelo A Receber. Ao utilizar a opção 'Gerar PDF', o sistema irá reservar o 'Nosso Número' (Número do Título no Banco) e gerar o respectivo histórico de carteira. Essa ação garante a persistência do número no banco de dados, evitando que ele seja reutilizado indevidamente por outro título.A receber
Financeiro0182280868ErroImplementado ajuste na rotina de impressão de Cheque a Pagar, garantindo que os cheques sejam impressos corretamente.Cheque a Pagar
FinanceiroFIN24874UsabilidadeImplementado ajuste de usabilidade no cadastro de conta bancária, exibindo mensagem de confirmação ao prosseguir sem informar o usuário de acesso. Ao clicar em "Não", o usuário é direcionado para a tela de cadastro.Configurador Bimer
FinanceiroFIN24860UsabilidadeImplementado ajuste de usabilidade no Gerente eletrônico, garantindo que, ao realizar a baixa dos títulos gerados pela rotina de link de pagamento, a alíquota do título seja atualizada conforme a alíquota informada na baixa.Gerente Eletrônico, A receber
Financeiro0182198613MelhoriaÓtimas notícias! Focamos em deixar o seu processo de Conciliação Automática ainda mais confiável e à prova de falhas. Se você usa extratos que contêm o Número da Transação (como os da EFI/Gerencianet), essa novidade vai otimizar o seu trabalho!

O Que Mudou?
Implementamos uma nova funcionalidade que permite ao sistema usar o Número da Transação do seu título a receber para cruzar as informações com o seu extrato bancário.

Agora, a gente melhorou a inteligência do sistema para que ele possa validar o número da transação do título a receber com o número da cobrança informado no extrato bancário para fazer o casamento perfeito entre o movimento do banco e o título no sistema.

O Que Você Precisa Fazer de Diferente?
Para ativar e usar essa nova opção no sincronismo, basta seguir este passo simples:

Acesse Disponível > Conciliação bancária > Conciliação Automática > Sincronismo.

Ao cadastrar ou editar um sincronismo (apenas para os tipos "Considerar" e "Considerar/Lançar" quando forem positivos), você encontrará a nova opção: "Validar número da transação do boleto com número da cobrança do extrato".

Marque essa opção e informe a Posição Inicial e a Quantidade de Caracteres em que o número da cobrança está no histórico do seu extrato.

Por que isso ajuda?

Essa validação complementar garante que, se o sistema encontrar o Número da Transação do título idêntico ao que está no extrato, ele selecionará esse movimento como o correto, independente do "nível de proximidade" (diferença de dias) do extrato.

Facilidade na Conferência
Para tornar o seu dia a dia ainda mais prático e rastreável, agora você pode visualizar o "Nr. transação" nos seguintes locais:
Disponível > Conciliação Automática > Quadro Movimento: O campo "Nr. transação" foi disponibilizado na Seleção de Campos do grid de movimentos. Inclua-o para conferir o ID de transação diretamente!

Contas a Receber > Edição de Título > Aba Histórico de Carteira: O campo "Nr. transação" também está disponível para inclusão na Seleção de Campos do histórico.
Disponível
Financeiro0182165992MelhoriaImplementamos uma melhoria para que seja possível configurar layouts html personalizados para rotina de "Link de pagamentos".
O layout pode ser configurado em ConfiguradorBimer, Geral, Opções, Envio para cliente, Financeiro, Outros, no campo "Link de pagamento".

As seguintes variáveis estão disponíveis:

[NMEMPRESA] - Com o nome da empresa.
[TITULO] - Com o número do título.
[DTEMISSAO] - Com a data de emissão do título.
[DTVENCIMENTO] - Com a data de vencimento do título.
[DTEXPIRACAO] - Com a data de expiração do link de pagamento.
[DSLINKPAGAMENTO] - Com o link de pagamento.
[DSITENS] - Com os itens do título. (Descrição + Quantidade + Valor).
[VLTOTAL] - Com o valor do link.
[NMPESSOA] - Com o nome do cliente.
[CGCPESSOA] - Com o CPF/CNPJ do cliente.
[ENDPESSOA] - Com o endereço do cliente.
[BAIRROPESSOA] - Com o bairro do cliente.
[CIDADEPESSOA] - Com a cidade do cliente.
[CEPPESSOA] - Com o CEP do cliente.
Configurador Bimer, A receber
FinanceiroFIN24723LegislaçãoGostaria de contabilizar os impostos IBS/CBS para os documentos de venda?
Agora será possivel!

Criamos as abas IBS/CBS no Cobertura Contabil > Cobertura > Estoque > Operação, onde você pode configurar as contas contábeis relacionadas ao imposto.
Cobertura Contábil
Financeiro0181970695MelhoriaFoi implementada uma melhoria na Cobertura Contábil referente aos lançamentos contábeis de títulos a pagar. A partir de agora, ao registrar um pagamento, o sistema utilizará automaticamente a descrição configurada em Cobertura, inclusão de títulos, no histórico da Natureza de Lançamento, garantindo que cada despesa seja identificada de forma mais precisa.

Para viabilizar esse comportamento, foi criada a nova variável , que pode ser utilizada na configuração da forma de pagamento, em Cobertura, Históricos, Histórico de Baixa.
Cobertura Contábil
Financeiro0181628864MelhoriaFoi implementado uma melhoria no Cobertura Contábil, em Lançamentos contábeis.
Agora ficou mais fácil analisar suas baixas contábeis!
A partir desta versão, você pode filtrar os lançamentos contábeis por "Tipo de Baixa" diretamente na tela de geração de lançamentos.
O novo filtro está disponível somente quando o processamento de baixas de títulos a receber é selecionado, permitindo uma conferência mais ágil e precisa.
Cobertura Contábil
Financeiro0180920708MelhoriaImplementado mais uma melhoria no filtro "A Receber - Por item/produto" do BIFinanceiro.
Atendendo a uma necessidade de análise financeira, agora é possível adicionar a coluna "CPF/CNPJ" do cliente aos "Campos Visíveis" na área de pesquisa "A Receber - Por item/produto".
Essa melhoria facilita a identificação e o agrupamento de clientes em relatórios, sendo especialmente útil para a análise de redes (Matriz e Filiais).
BIFinanceiro
FinanceiroFIN23274MelhoriaÓtimas notícias! Agora o processo de integração entre o Bimer Financeiro e o eContador foi aprimorado para acompanhar o novo padrão de geração de documentos!

Agora, você deve configurar a Guia FGTS para importação no lugar dos documentos SEFIP e GRRF.

O Que Mudou?
Os documentos SEFIP e GRRF foram descontinuados e foram substituídos por um novo documento unificado, chamado Guia FGTS.

Por que Mudou?
Essa mudança foi feita para compatibilizar o sistema com os novos padrões de documentos gerados em versões atualizadas do processamento, garantindo que a importação ocorra sempre de forma correta e segura.

O Que Preciso Fazer de Diferente?
Nas configurações de integração, você não verá mais as opções SEFIP e GRRF. Em seu lugar, use a Guia FGTS.

Localização das configurações:
Configurador > Financeiro > Integrações > Integração eContador > Empresas.
Configurador > Financeiro > Integrações > Integração eContador > Documentos.
Dentro do integrador IntegracaoBimerFinanceiroeContador.

Implementamos essa melhoria para garantir que a sua integração esteja sempre protegida contra a importação de documentos desatualizados. Aproveite essa novidade!
Integração Bimer x eContador
Financeiro0179394501ErroImplementado ajuste no módulo 'Disponível', na consulta de 'Saldo disponível', para que o filtro de empresas exiba corretamente os resultados de todas as empresas selecionadas, mesmo quando o código de uma empresa está contido no código de outra (ex: '000048' e '001048').Disponível
Financeiro0034855605ErroImplementamos um ajuste na contabilização de estornos de títulos a pagar e a receber, para que ao gerar lançamentos de provisão, as configurações de "Data utilizada para contabilizar os títulos" e "Contabilizar o estorno dos títulos pela data da ocorrência" sejam obedecidas, criando assim os lançamentos com a data correta.Cobertura Contábil
FaturamentoFAT32546LegislaçãoImplementado ajuste no Faturamento e Pessoa, nas rotinas de NFSe e NFCom para documentos com destinatário estrangeiro, para ser possível informar o código NIF no módulo Pessoa\Adicionais.

Observação: Para NFSe será gerado na tag NIF e para NFCom será gerado na tag idOutros para identificar o destinatário não obrigado à inscrição no CPF, como estrangeiro.
Pessoa, Emissão de Notas
FaturamentoFAT32481MelhoriaFoi adicionada uma melhoria no Faturamento, Central de Notificações, onde o sistema passará a exibir alertas quando houver falta de configurações necessárias para a Reforma Tributária, quando a empresa não for do Simples Nacional.Faturamento Comercial
FaturamentoFAT32464LegislaçãoImplementamos um ajuste no sistema Bimer para a emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) que envolvam itens com Classificação Tributária de tributação regular.
Para atender à Nota Técnica 2025.002, versão 1.31, o valor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e do CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) será zerado no nível do item. O cálculo integral desses tributos passará a ser realizado e consolidado exclusivamente dentro do grupo de tributação regular do documento fiscal.
Emissão de Notas, Pedido de Venda
Faturamento0182426494MergeImplementada a data de competência no Faturamento > Telecomunicações > Novo / Editar > Telecomunicação.
A data informada passa a ser utilizada para preenchimento da tag CompetFat no XML da NFCom, devendo sempre ser igual ou anterior à data de emissão do documento.
Além disso, a aba de Telecomunicações foi aprimorada para permitir a abertura dos calendários através da tecla F2, facilitando o preenchimento das datas.
Emissão de Notas
FaturamentoFAT32381ErroImplementado ajuste no Faturamento, para que, ao rejeitar uma NFCom, seja mantido somente o XML com a chave de acesso do documento relacionado no diretório de diretório raiz de armazenamento configurado em Configurador\Faturamento\Opções\Telecomunicação.Emissão de Notas
Faturamento0182318539ErroImplementado ajuste no módulo "Relatórios do Faturamento" para garantir a correta validação e controle de acessos para os diversos tipos de relatórios disponíveis neste módulo.
FaturamentoFAT32225LegislaçãoImplementado ajuste no Nota Fácil, para que seja calculado diferimento de IBS/CBS quando emitir NFe ou NFCe.Nota Fácil
FaturamentoFAT31796Dívida TécnicaAprimoramentos na utilização de certificado digital para NFCom

Agora o sistema faz a utilização de certificados digitais armazenados no banco de dados em: Configurador > Geral > Empresas > Cadastro > Certificado digital, durante a emissão e o cancelamento de NFCom, tornando o processo mais automatizado e eficiente.
Na emissão da NFCom, o sistema irá verificar automaticamente se o certificado digital gravado no banco está em um padrão compatível com esse tipo de operação.
Emissão de Notas
FaturamentoFAT31664MelhoriaImplementado melhoria no Faturamento e Diagnóstico Bimer, para que rotinas na NFCom, seja verificado a instalação dos arquivos necessários para o funcionamento do envio, impressão e envio de e-mail e a permissão do diretório padrão C:\Program Files (x86)\Alterdata\NFCom\SchemaNFCom.Emissão de Notas
FaturamentoFAT30659LegislaçãoImplementado ajuste no Bimer para o módulo Usuário, onde foi criado o acesso "Permitir edição da Classificação tributária de IBS/CBS" em Pedido de Venda/ Assinatura eletrônica.Pedido de Venda
FaturamentoFAT30590LegislaçãoImplementado ajuste no Módulo Faturamento para garantir a correta adequação e processamento do fechamento de Ordens de Entrega (OE) e Notas Fiscais (NF), considerando os dados referentes aos novos tributos IBS e CBS.Emissão de Notas
FaturamentoFAT30565LegislaçãoImplementado ajuste no módulo Ordem de Serviço, quando a operação estiver configurada para calcular IBS/CBS, ao faturar uma NFe ou NFS-e, seja calculado os impostos.Ordem de Serviço (OS)
FaturamentoFAT30560LegislaçãoImplementada melhoria no módulo pedido de venda, para apresentação dos impostos de IBS e CBS nos totalizadores do pedido.Pedido de Venda
FaturamentoFAT30500Dívida TécnicaImplementado ajuste no Bimer para o módulo Usuário, onde foi criado o acesso "Permitir edição da Classificação tributária de IBS/CBS" em Faturamento/ Assinatura eletrônica.Emissão de Notas
FaturamentoFAT28554MelhoriaImplementada melhoria no módulo Faturamento, para apresentação dos impostos de IBS e CBS nos totalizadores da NFe, NFSe, NFCom e NFCe.Emissão de Notas
EstoqueEST25425ErroImplementado ajuste na validação dos campos de Classificação Tributária, para não aparecer mensagens de aviso duplicadas. O ajuste garante que, ao informar um código inválido, a mensagem seja exibida apenas uma vez.
Local do ajuste foi aplicado na tela de edição de itens da Nota Fiscal de Entrada no caminho: Bimer / Estoque / Nota fiscal de entrada / Produtos / Impostos / IBS-CBS
O comportamento de validação única agora abrange os seguintes campos:
- Aba principal IBS/CBS: Campo "Classificação tributária"
- Sub-aba Tributação regular: Campo "Classificação tributária regular"
Mensagem: "O código informado não foi encontrado em Configurador / Estoque / Tributos / Classificação tributária IBS e CBS.
Experimente usar a lupa para pesquisar um código válido."
Nota Fiscal de Entrada
EstoqueEST25397ErroImplementado ajuste no módulo Nota Fiscal de Entrada, agora, nenhum campo de IBS/CBS poderá ser editado quando a nota estiver em modo de visualização.Nota Fiscal de Entrada
EstoqueEST25359ErroImplementado ajuste no módulo Pedido de compra, na tela de Itens / Impostos / IBS/CBS / Tributação regular, no qual o campo "Classificação tributária regular" ficará habilitado para edição ao adicionar ou editar um item do pedido."Pedido de Compra
EstoqueEST25358ErroImplementado ajuste no módulo Nota Fiscal de Entrada para respeitar corretamente a configuração:

"Calcular os impostos de documentos manualmente vinculados a pedido de compra:
?? Com base no pedido de compra"

Isso significa que, ao vincular um Pedido de Compra a um documento criado manualmente, os valores de Reforma Tributária (IBS/CBS, Diferimento, Redução, Tributação Regular, etc.) serão recuperados diretamente do pedido, sem serem sobrescritos pelo cálculo interno da nota.
Nota Fiscal de Entrada
EstoqueEST25318ErroImplementado ajuste na mensagem informativa do imposto de Tributação regular quando a mesma possuir 100 % de redução nos módulos abaixo.
Mensagem:
" Esta classificação tributária possui redução integral ( 100 % ) da alíquota de IBS ou CBS, resultando em valor zerado "
Mòdulos:
Pedido de compra / Novo ou editar / Itens / Impostos / IBS-CBS / Tributação regular
Nota fiscal de entrada / Novo ou abrir / Produtos / Impostos / IBS-CBS / Tributação regular
CT-e / Novo ou editar / Tributos / IBS-CBS / Tributação regular
Nota Fiscal de Entrada, Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), Pedido de Compra
EstoqueEST25317ErroImplementado ajuste no Nota Fiscal de Entrada, para que, ao alterar a quantidade do item, o sistema recalcule automaticamente os valores de IBS e CBS.Nota Fiscal de Entrada
EstoqueEST25244UsabilidadePara facilitar a navegação e tornar o sistema mais claro, a aba "Normal" agora se chama "Tributação padrão".
Além disso, atualizamos todas as microcópias e mensagens de ajuda para refletir essa nomenclatura.
Nota Fiscal de Entrada, Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), Gerente Eletrônico Integração Escrita Fiscal, Pedido de Compra
EstoqueEST25239LegislaçãoAgora, você pode lançar os valores de Crédito presumido de IBS/CBS diretamente nos itens dos módulos: Pedido de compra e Nota fiscal de entrada.
Para o pedido de compra acesse em:
Bimer / Estoque / Pedido de compra / Novo ou editar / Itens / Impostos / IBS-CBS / Crédito Presumido.
E para o Nota fiscal de entrada:
Bimer / Estoque / Nota fiscal de entrada / Novo ou Abrir / Produtos / Impostos / IBS-CBS / Crédito Presumido.
Nota Fiscal de Entrada, Pedido de Compra
EstoqueEST25237MergeAgora o módulo de Nota Fiscal de Entrada passou a calcular automaticamente a desoneração de ICMS, exibindo o valor diretamente em Produtos / Aba Impostos / ICMS / Valor de desoneração de ICMS. Além disso, esse valor também é exportado no arquivo SPED da Integração Fiscal, no registro 010 (posições 1376 a 1389), garantindo que as informações estejam corretas e completas para o envio fiscal.

Dicas:
- Apenas os CSTs 20, 30, 40 e 70 permitem o cálculo da desoneração. Para que tudo funcione corretamente, é importante configurar o cálculo de ICMS do produto informando origem, destino, CFOP e CST da operação, além dos percentuais de ICMS e da redução de base de cálculo (se aplicável). Nos casos dos CSTs 20 e 70, também é preciso confirmar se o motivo da desoneração está informado.

- Na operação, defina quais valores devem ser abatidos da nota - como desoneração, ICMS e SUFRAMA. Essas configurações impactam diretamente nos valores finais da nota e na integração fiscal.
Nota Fiscal de Entrada, Configurador Bimer
EstoqueEST25223MergeImplementado novo recurso no Configurador / Estoque / Opções / Integração fiscal / Produto, que permite relacionar os tipos de produto do Bimer com os tipos de produto exigidos pelo SPED Fiscal, garantindo que o código correto seja exportado no Registro 010 - Itens da Nota Fiscal/Cupom Fiscal do Layout de Importação SPED, nas posições 134 a 135. Nesta tela, também foi criado um botão de ajuda com a explicação sobre o relacionamento desses códigos.Configurador Bimer
Estoque0182392592ErroImplementado ajuste no Bimer / Estoque / Nota fiscal de entrada / novo, para que ao dar entrada numa nota com produtos do tipo: Serviço ou Serviço comercializado, e com uma operação que não atualiza estoque, não seja mais obrigatório o preenchimento do setor ao Liberar ou Salvar para o rascunho esse documento.Nota Fiscal de Entrada
EstoqueEST25171MelhoriaAgora, onde antes aparecia "Integração Muven", você verá o novo nome "Integração E-commerce".
Esta alteração deixa o sistema mais claro e alinhado com a integração atualmente utilizada.
- Alteração aplicada no Configurador e na tela de Edição de Produto.
Configurador Bimer, Cadastro Produto
Estoque0182082423ErroImplementado ajuste no módulo Pedido de compra, para que, ao editar o Centro de Custo na capa, salvar e reabrir a tela de Centro de Custo, o sistema apresente corretamente as informações atualizadas, refletindo fielmente as alterações realizadas.Pedido de Compra
Estoque0181957586ErroImplementado ajuste no módulo Requisição de material, para que ao selecionar o "Setor requisitado" pela lupa, o sistema execute automaticamente as mesmas validações que ocorrem quando você digita o código manualmente - garantindo que o campo de lote/série funcione sempre corretamente.Requisição de Material
Estoque0181927375ErroImplementado ajuste no Bimer / Estoque / Nota fiscal de entrada / Importar NF-e / Arquivo XML, para que ao importar um XML onde não tenha produtos cadastrados e ao finalizar esse cadastrado do produto e que tenha no XML o código ( Tag ) composta de letra e número, seja gravado no cadastro de produtos como código principal do fornecedor, caso a configuração abaixo esteja vazia:
Bimer / Configurador / Configurador / Estoque / Opções / Produto / Padrão / Tipo de códigos: Código principal.
Nota Fiscal de Entrada
EstoqueEST24610LegislaçãoFicou mais fácil trabalhar com pedidos que utilizam Crédito Presumido de IBS/CBS!
Quando você vincular manualmente um Pedido de Compra a uma Nota Fiscal de Entrada, o sistema passa a resgatar automaticamente os valores de crédito presumido informados nos itens do pedido, desde que a configuração:

"Calcular os impostos de documentos manualmente vinculados a pedido de compra"
esteja definida como:
"Com base no pedido de compra"

Isso garante consistência entre pedido e documento e elimina o retrabalho de redigitar valores.
Nota Fiscal de Entrada
EstoqueEST24608LegislaçãoVocê sabia que o Bimer agora preenche os valores de Crédito Presumido de IBS/CBS diretamente nos itens da Nota Fiscal de Entrada, assim que você importar o XML do fornecedor?
Isso mesmo. Se o seu fornecedor emitiu o documento com esse imposto, os valores são resgatados e apresentados automaticamente.
Para garantir essa automação, confirme que a seguinte configuração está ativa:
Caminho: Bimer / Estoque / Nota fiscal de entrada / Opções / Complementar /
Opção: Calcular os impostos de documentos vinculados a XML / Com base no XML
Nota Fiscal de Entrada
EstoqueEST24607LegislaçãoAgora, você pode lançar os valores de Crédito presumido de IBS/CBS diretamente nos itens da Nota fiscal de entrada.
Acesse em: Bimer / Estoque / Nota fiscal de entrada / Novo ou Abrir / Produtos / Impostos / IBS-CBS / Crédito Presumido.
Mas atenção: Os campos do crédito presumido só serão habilitados, caso a Classificação tributária tenha a permissão para esta modalidade de tributação.
Vale lembrar que, nesta primeira etapa da implementação, o processo é manual. Isso é, o cálculo não será automático.
Nota Fiscal de Entrada
EstoqueEST24605LegislaçãoA partir desta versão, o Pedido de Compra passa a refletir também os cenários onde o crédito presumido é aplicado, garantindo mais aderência às regras da Reforma Tributária e facilitando análises financeiras e fiscais.

Como funciona?
- Os campos de crédito presumido só serão habilitados quando a Classificação Tributária permitir esse tipo de tributação.
- A edição é totalmente manual nesta primeira etapa, ou seja, sem cálculo automático ainda.
- Preencheu, salvou, tudo fica armazenado corretamente no item do pedido.

Estoque0181467802ErroImplementado ajuste no Bimer / Estoque / Nota fiscal de entrada / novo, para que ao dar entrada numa nota com produtos do tipo: Serviço ou Serviço comercializado, e com uma operação que não atualiza estoque, não seja mais obrigatório o preenchimento do setor ao Liberar ou Salvar para o rascunho esse documento.Nota Fiscal de Entrada
EstoqueEST24445Novo RecursoVocê perde tempo revisando impostos e tentando evitar rejeições fiscais?
Agora ficou fácil: conheça a integração Bimer + FGF, feita para manter seu PDV sempre correto e com as tributações atualizadas!

A integração com a FGF Consultoria foi criada para garantir que todos os produtos vendidos no PDV estejam sempre com as informações tributárias corretas e atualizadas, reduzindo erros e rejeições fiscais.
Para usar o recurso, é necessário ter contrato com a FGF, informar as credenciais no Bimer e realizar o envio inicial dos produtos. Após o retorno da consultoria, você visualiza as divergências e decide o que aplicar ao cadastro utilizado para vendas no PDV.

Veja como é fácil configurar:

O primeiro passo é contratar os serviços da FGF. Com os dados de acesso em mãos, já é possível habilitar a integração dentro do Bimer. Para isso:
Acesse Configurador / Geral / Integrações / FGF - Consulta tributária;
Clique em Novo, informe a empresa que irá trabalhar com FGF;
Informe a chave de identificação, login e senha fornecidos pela empresa FGF;
Após cadastrar a empresa, clique em Validar integração. Será apresentado o status da validação;
Feito isso, clique em Enviar carga completa;
Após enviar os produtos, a FGF terá um prazo de aproximadamente 7 dias úteis para responder a sua solicitação.

Quando a FGF enviar os resultados de sua análise, elas estarão disponíveis em:
Produto / FGF - Consulta tributária;
Informe a empresa e veja que todos os itens serão listados na tela.

Existem 2 colunas para cada tipo de informação de tributação comparando o que está registrado para o produto no Bimer e o que a FGF sugere como o correto. São elas:

CST de ICMS Saída
Alíquota de ICMS (%)
Alíquota de FCP (%)
Alíquota red. base ICMS (%)
Tipo de desoneração de ICMS
Código de benefício fiscal
Classificação fiscal (NCM)
CST de PIS Saída
Código CEST

Após analisar, basta marcar os itens que terão suas informações trocadas pelas da FGF e clicar em Aplicar sugestões nos produtos marcados.

As alterações realizadas serão integradas somente ao PDV.
As alterações realizadas nessa tela não afetarão as suas atuais configurações para emissão de NF-e.

Para mais detalhes, acesse:
https://ajuda.alterdata.com.br/pages/viewpage.action?pageId=304744634#link-talk-27087

CRM0182576858MelhoriaPara oferecer mais flexibilidade na emissão de notas fiscais de serviço originadas no CRM, implementamos uma nova opção que alinha o comportamento do Fechamento de Contato de Venda ao processo de geração das cobranças do Manutenção de Contratos.

Agora é possível configurar o sistema para que, ao gerar um Pedido de Venda a partir do encerramento de um contato de venda, o código da Lista de Serviço seja herdado do Tipo de Movimento de Cobrança, desconsiderando o código padrão vinculado ao cadastro do Produto.

Como ativar:
Acesse o Configurador do Bimer.

Vá em CRM > Opções > Contato (vendas follow-up) > Pedido de venda.

Marque a nova opção: "Utilizar o código da lista de serviço do tipo de movimento de cobrança, desconsiderando o código da lista de serviço informado no produto".

Nota: Caso a opção permaneça desmarcada, o sistema manterá o comportamento padrão, priorizando a lista de serviço do cadastro do produto.
CRM Administrador de relacionamentos, Configurador Bimer
CRM0182483244ErroImplementamos uma otimização no motor de busca de atendimento no CRM, elevando a eficiência ao consultar a relação de atendimentos versus produtos.
Garantindo uma rotina mais ágil.
CRM Administrador de relacionamentos
CRM0182412984ErroFoi implementada uma melhoria no CRM, na aba Renegociações, para tornar mais fácil o entendimento dos valores exibidos na grid.
Agora, os valores relacionados à renegociação e às cartas de crédito aparecem de forma clara e separada.

As seguintes alterações foram realizadas:
- A coluna "Novo valor" passou a se chamar "Saldo renegociação".
- A coluna "Valor renegociado" passou a se chamar "Valor títulos renegociados".
- Foi criada a nova coluna "Valor cartas de crédito", permitindo visualizar com precisão quando houve utilização de cartas de crédito na renegociação.

Essas melhorias deixam a análise dos valores mais simples, transparente e confiável.
CRM


Voltar ao topo!