Integração FGF - Configurações
Introdução
FGF é uma empresa que presta consultoria e assessoria para gestão financeira e tributária de empresas. Seus principais serviços são: consultoria tributária e revisão fiscal, compliance fiscal, auditoria do SPED e manutenção de cadastros. O sistema da FGF conta com um vasto cadastro de produtos, com todas as informações tributárias separadas por Estado, atualizadas diariamente, evitando erros no cadastro de impostos dos produtos.
A principal função dessa integração é garantir que todos os produtos vendidos em seu PDV tenham as informações tributárias corretas e atualizadas, minimizando erros e rejeições fiscais no momento da venda.
Como funciona a integração?
- Contratação do serviço: você deverá contratar os serviços da FGF para receber os dados de acesso (chave de identificação, login e senha) para acesso à API da empresa consultora;
Geração e Atualização pela FGF: a FGF Consultoria, como especialista, monitora as mudanças na legislação fiscal (ICMS, IPI, PIS, COFINS, NCMs, alíquotas, etc.) e determina os códigos e regras tributárias corretos para cada produto que você vende, de acordo com seu Estado;
Envio de Dados: a FGF envia essas informações fiscais via API;
Atualização dos dados: o sistema recebe essas informações e disponibiliza em uma tela específica da integração a partir da qual você poderá selecionar quais produtos serão alterados. Dessa forma, substituindo ou corrigindo as informações tributárias anteriores.
O prazo de resposta da FGF dependerá do contrato que a sua empresa assinar com a empresa consultora.
Para contratar o serviço, acesse https://ctributaria.com.br/
Pré-requisitos
A integração com a FGF foi implantada na versão 11.02.03.04 do Bimer. Dessa forma, é necessário que sua versão do sistema esteja igual ou superior a esta.
Configuração
O primeiro passo é contratar os serviços da FGF. Com os dados de acesso em mãos, já é possível habilitar a integração dentro do Bimer. Para isso:
- Acesse Configurador / Geral / Integrações / FGF - Consulta tributária;
- Clique em Novo, informe a empresa que irá trabalhar com FGF;
- Informe a chave de identificação, login e senha fornecidos pela empresa FGF;
- Após cadastrar a empresa, clique em Validar integração. Será apresentado o status da validação;
- Feito isso, clique em Enviar carga completa;
- Após enviar os produtos, a FGF terá um prazo de aproximadamente 7 dias úteis para responder a sua solicitação.
Importante!
Só serão enviados produtos para FGF que se encaixem nos seguintes requisitos:
- Produtos ativos para venda;
- Produtos com movimentação nos últimos 12 meses;
- Produtos sem movimentação, mas cadastrados/atualizados nos últimos 12 meses.
O envio da carga completa é feita via API, então os produtos serão exportados diretamente para o portal da FGF. Quando a FGF finalizar a análise, ela irá retornar a lista de produtos revisados que ficará disponível dentro do módulo de cadastro de produtos no Bimer
Importante!
O envio da carga completa só precisa ser feito apenas 1 única vez.
Para conhecer a rotina, clique aqui para acessar o próximo artigo.
