Integração FGF - Configurações


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Introdução


FGF é uma empresa que presta consultoria e assessoria para gestão financeira e tributária de empresas. Seus principais serviços são: consultoria tributária e revisão fiscal, compliance fiscal, auditoria do SPED e manutenção de cadastros. O sistema da FGF conta com um vasto cadastro de produtos, com todas as informações tributárias separadas por Estado, atualizadas diariamente, evitando erros no cadastro de impostos dos produtos. 

A principal função dessa integração é garantir que todos os produtos vendidos em seu PDV tenham as informações tributárias corretas e atualizadas, minimizando erros e rejeições fiscais no momento da venda.

Como funciona a integração?


  • Contratação do serviço: você deverá contratar os serviços da FGF para receber os dados de acesso (chave de identificação, login e senha) para acesso à API da empresa consultora;
  • Geração e Atualização pela FGF: a FGF Consultoria, como especialista, monitora as mudanças na legislação fiscal (ICMS, IPI, PIS, COFINS, NCMs, alíquotas, etc.) e determina os códigos e regras tributárias corretos para cada produto que você vende, de acordo com seu Estado;

  • Envio de Dados: a FGF envia essas informações fiscais via API;

  • Atualização dos dados: o sistema recebe essas informações e disponibiliza em uma tela específica da integração a partir da qual você poderá selecionar quais produtos serão alterados. Dessa forma, substituindo ou corrigindo as informações tributárias anteriores.

O prazo de resposta da FGF dependerá do contrato que a sua empresa assinar com a empresa consultora.

Para contratar o serviço, acesse https://ctributaria.com.br/


Pré-requisitos


A integração com a FGF foi implantada na versão 11.02.03.04 do Bimer. Dessa forma, é necessário que sua versão do sistema esteja igual ou superior a esta.


Configuração


O primeiro passo é contratar os serviços da FGF. Com os dados de acesso em mãos, já é possível habilitar a integração dentro do Bimer. Para isso:

  • Acesse Configurador / Geral / Integrações / FGF - Consulta tributária;
  • Clique em Novo, informe a empresa que irá trabalhar com FGF;
  • Informe a chave de identificação, login e senha fornecidos pela empresa FGF; 
  • Após cadastrar a empresa, clique em Validar integração. Será apresentado o status da validação;
  • Feito isso, clique em Enviar carga completa;
  • Após enviar os produtos, a FGF terá um prazo de aproximadamente 7 dias úteis para responder a sua solicitação.


Importante!

Só serão enviados produtos para FGF que se encaixem nos seguintes requisitos:

  • Produtos ativos para venda;
  • Produtos com movimentação nos últimos 12 meses;
  • Produtos sem movimentação, mas cadastrados/atualizados nos últimos 12 meses.

O envio da carga completa é feita via API, então os produtos serão exportados diretamente para o portal da FGF. Quando a FGF finalizar a análise, ela irá retornar a lista de produtos revisados que ficará disponível dentro do módulo de cadastro de produtos no Bimer

Importante!

O envio da carga completa só precisa ser feito apenas 1 única vez.


Para conhecer a rotina, clique aqui para acessar o próximo artigo.