Emitiu uma NF-e e após autorizada percebeu que algum detalhe ficou incorreto? É justamente para esse tipo de ajuste que existe a Carta de Correção Eletrônica (CC-e). Este artigo te mostrará como enviar e como acompanhar a CC-e.
Quando utilizar CC-e?
Mas, afinal, quais são as informações passíveis de alteração pela CC-e?
Ela pode ser utilizada nas alterações abaixo:
- O CFOP (Código Fiscal de Operação) pode ser alterado, desde que não modifique a natureza dos impostos;
- O CST (Código de Situação Tributária) também pode ser ajustado, mas sem alterar os valores fiscais;
- É possível incluir informações adicionais, como: transportadora, nome do vendedor e número do pedido;
- A data de emissão da NF-e ou a data de saída, caso esteja dentro do mesmo período de apuração do ICMS;
- Os dados da mercadoria, como: nome, peso, volume e embalagem, desde que não impactem a quantidade faturada, como, por exemplo, modificar o volume de uma palete para um contêiner;
- Informações sobre o transportador e o endereço do destinatário (parcialmente, já que o endereço completo não pode ser modificado) também podem ser incluídas;
- A razão social do destinatário pode ser alterada parcialmente, mas não totalmente;
- A omissão ou erro na fundamentação legal que justifica a saída com benefício fiscal, ou a operação relacionada, pode ser corrigido, incluindo dados adicionais conforme necessário.
Ficou com alguma dúvida com relação à utilização da CC-e? Não deixe de consultar o seu contador.
Enviando uma CC-e
Para realizar o envio de carta de correção:
- Acesse o Faturamento e localize a nota que deseja corrigir;
- Feito isso, localize a aba Ferramentas, opção Enviar carta de correção;
- Na tela que se abrirá, preencha o campo Correção com a informação que deseja corrigir;
- Feito isso, clique em OK e a CC-e será enviada.
A descrição da correção não precisa ser longa, basta conter somente a correção a ser realizada.
Realizando o acompanhamento do envio da CC-e
No próprio Faturamento podemos consultar o status da CC-e para sabermos se ela foi autorizada, rejeitada ou se o envio continua pendente.
Selecione a nota e acesse Ferramentas / Consultar carta de correção.