Integração Fiscal x Contábil: Configurações

Neste artigo veremos como controlar os títulos de Fornecedores e Clientes, que estejam em aberto ou quitados, sendo possível que importemos a partir das notas de Comércio (Entrada e Saída), como também de Serviço (ISS Prestador e ISS Tomador).

Configurações no Sistema Fiscal


No Fiscal é necessário possuir as notas escrituradas, em aba Lançamentos > Nota Fiscal > Nota Fiscal para Movimento de Comércio e em aba Lançamentos > Notas de serviço > Notas de serviço para Movimento de Serviço;

Para que seja realizada a Conciliação de Titulo, no movimento deve ser preenchido o Lançamento Automático para integração, este é principal componente da Conciliação de Títulos,  o lançamento automático que vai trazer as contas contábeis automaticamente ao vincular às notas no Fiscal. Para cadastrar corretamente o lançamento automático clique aqui.

  • Para Serviço: Caso você movimente Notas de Serviço, é possível a configuração do Código de Operação que você vai usar para que, na hora da importação ou lançamento das notas, o lançamento automático seja vinculado automaticamente. 
    1. Acesse aba Cadastro/Operações de Receita/Dedução;
    2. Selecione na lista o código usado pela empresa e clique em "Abrir" ;
    3. Vá na aba "Lançamentos Automáticos" e preencha os dados em tela;
    4. Salve o cadastro clicando em Gravar.

  • Para Comércio:  Caso você movimente notas de comércio,  é possível a configuração dos CFOPs que você vai movimentar na entrada/saída para que, na hora da importação ou lançamento das notas, o lançamento automático seja vinculado automaticamente. 
    1. Acesse a aba Cadastro > CFOP;
    2. Selecione na lista o CFOP desejado e clique em "Abrir"  
    3. Vá na aba Opções/sub aba Lanc. Contábil. Clique em  e preencha os dados em tela;
    4. Salve o cadastro clicando em Gravar.

Vincula Movimento: Serviço e Comércio

Com esse módulo, você poderá inserir as contas contábeis em notas que já foram lançadas ou alterar os lançamentos automáticos. Para fazer a alteração por meio do CFOP em Notas de Comércio clique aqui. A rotina também poderá ser feita nas Notas de Serviço, sendo assim, a alteração será feita no Código de Operação e o passo a passo poderá ser visto clicando aqui.





 



Configurações no Sistema Contábil


Realizadas as configurações no sistema Escrita Fiscal, podemos então acessar o módulo de Conciliação de Títulos no sistema Contábil, para isto basta:

  1. Acesse Lançamentos > Conciliação de Títulos;
  2. Informe Empresa/Período/ filtre os títulos, e clique na opção de "Importação de notas para o Contábil" selecionando este ícone 
  3. Informe o número da empresa no sistema Fiscal/Contábil/Período a ser importado (Data inicial e Data final) e Descrição do lote;
  4. Na tela seguinte, irá informar Tipo de movimento a ser importado e quais movimentos devem ser apresentados na Conciliação;
  5. Pode selecionar nas opções abaixo se deseja aglutinar cupons fiscais, notas fiscais de saída e/ou notas de ISS Saída;
  6. Após clique em Concluir

Para visualizar o lote criado no contábil, basta acessar Lançamentos > Abrir e informar a empresa. 

Ao finalizar a importação pela conciliação de títulos, o sistema trará o resultado informando as notas que não foram importadas e demonstrará no Grid do Conciliador, as notas importadas.

Configurações para Baixa dos títulos


O controle das baixas será feito pelo mesmo módulo, no módulo de conciliação de títulos,  logo após a importação das notas do Fiscal.

Para que seja efetuada a baixa dos títulos será necessário configurar antes os lançamentos automáticos de baixas,  para notas de entrada, saída e/ou ISS, conforme passo a passo abaixo: 

  1. Deve clicar no ícone  que consta no topo da tela;
  2. Após vai clicar em Novo, na tela que será aberta irá informar o Tipo de Movimento (entrada, saída, ISS saída);
  3. Selecione o Tipo de Lançamento (Baixa, Acréscimo, Juros, Multa, Tarifa bancária, Desconto ou Outros) e também o Lançamento Automático;
  4. Após a configuração do lançamento automático de baixa, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o título desejado e escolher a forma de baixa, que pode ser:

● Lançar Baixa
● Lançar Baixa à vista
● Excluir documentos

Ao selecionar a opção desejada (Lançar baixa, baixa a vista ou Excluir documentos) irá visualizar os dados de baixa do documento, e se desejar pode realizar edições, por exemplo em data, valor, nº do documento, entre outros.



Como liberar esses Lançamentos para o Contábil?


A liberação dos lançamentos para o contábil também será realizada através do módulo de conciliação bancária. Esta opção permite a liberação dos lançamentos após os ajustes de baixas realizadas através do passo anterior, e poderá ser marcado se será gerado um novo lote ou se os lançamentos entrarão em um lote já existente em seu movimento. 

  1. Deve clicar no ícone  que consta no topo da tela;
  2. Irá selecionar Novo para criar novo lote no sistema ou Abrir para um lote já existente;
  3. O lote ficará de acordo com a opção selecionada e para visualiza lo, basta acessar aba Lançamentos > Abrir e informar a empresa. 


Após lançar a baixa e liberá-la para a contabilidade, o sistema demonstrará no Grid os títulos de acordo com a legenda, que podem ser filtrados de acordo com as opções selecionadas no campo "Filtrar Títulos" disponibilizadas acima do cenário.