Neste artigo veremos como controlar os títulos de Fornecedores e Clientes, que estejam em aberto ou quitados, sendo possível que importemos a partir das notas de Comércio (Entrada e Saída), como também de Serviço (ISS Prestador e ISS Tomador).
Configurações no Sistema Fiscal
No Fiscal é necessário possuir as notas escrituradas, em aba Lançamentos > Nota Fiscal > Nota Fiscal para Movimento de Comércio e em aba Lançamentos > Notas de serviço > Notas de serviço para Movimento de Serviço;
Para que seja realizada a Conciliação de Titulo, no movimento deve ser preenchido o Lançamento Automático para integração, este é principal componente da Conciliação de Títulos, o lançamento automático que vai trazer as contas contábeis automaticamente ao vincular às notas no Fiscal. Para cadastrar corretamente o lançamento automático clique aqui.
- Para Serviço: Caso você movimente Notas de Serviço, é possível a configuração do Código de Operação que você vai usar para que, na hora da importação ou lançamento das notas, o lançamento automático seja vinculado automaticamente.
- Acesse aba Cadastro/Operações de Receita/Dedução;
- Selecione na lista o código usado pela empresa e clique em "Abrir" ;
- Vá na aba "Lançamentos Automáticos" e preencha os dados em tela;
- Salve o cadastro clicando em Gravar.
- Para Comércio: Caso você movimente notas de comércio, é possível a configuração dos CFOPs que você vai movimentar na entrada/saída para que, na hora da importação ou lançamento das notas, o lançamento automático seja vinculado automaticamente.
- Acesse a aba Cadastro > CFOP;
- Selecione na lista o CFOP desejado e clique em "Abrir"
- Vá na aba Opções/sub aba Lanc. Contábil. Clique em e preencha os dados em tela;
Salve o cadastro clicando em Gravar.
Vincula Movimento: Serviço e Comércio
Com esse módulo, você poderá inserir as contas contábeis em notas que já foram lançadas ou alterar os lançamentos automáticos. Para fazer a alteração por meio do CFOP em Notas de Comércio clique aqui. A rotina também poderá ser feita nas Notas de Serviço, sendo assim, a alteração será feita no Código de Operação e o passo a passo poderá ser visto clicando aqui.
Configurações no Sistema Contábil
Realizadas as configurações no sistema Escrita Fiscal, podemos então acessar o módulo de Conciliação de Títulos no sistema Contábil, para isto basta:
- Acesse Lançamentos > Conciliação de Títulos;
- Informe Empresa/Período/ filtre os títulos, e clique na opção de "Importação de notas para o Contábil" selecionando este ícone
- Informe o número da empresa no sistema Fiscal/Contábil/Período a ser importado (Data inicial e Data final) e Descrição do lote;
- Na tela seguinte, irá informar Tipo de movimento a ser importado e quais movimentos devem ser apresentados na Conciliação;
- Pode selecionar nas opções abaixo se deseja aglutinar cupons fiscais, notas fiscais de saída e/ou notas de ISS Saída;
- Após clique em Concluir.
Para visualizar o lote criado no contábil, basta acessar Lançamentos > Abrir e informar a empresa.
Ao finalizar a importação pela conciliação de títulos, o sistema trará o resultado informando as notas que não foram importadas e demonstrará no Grid do Conciliador, as notas importadas.
Configurações para Baixa dos títulos
O controle das baixas será feito pelo mesmo módulo, no módulo de conciliação de títulos, logo após a importação das notas do Fiscal.
Para que seja efetuada a baixa dos títulos será necessário configurar antes os lançamentos automáticos de baixas, para notas de entrada, saída e/ou ISS, conforme passo a passo abaixo:
- Deve clicar no ícone que consta no topo da tela;
- Após vai clicar em Novo, na tela que será aberta irá informar o Tipo de Movimento (entrada, saída, ISS saída);
- Selecione o Tipo de Lançamento (Baixa, Acréscimo, Juros, Multa, Tarifa bancária, Desconto ou Outros) e também o Lançamento Automático;
- Após a configuração do lançamento automático de baixa, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o título desejado e escolher a forma de baixa, que pode ser:
● Lançar Baixa
● Lançar Baixa à vista
● Excluir documentos
Ao selecionar a opção desejada (Lançar baixa, baixa a vista ou Excluir documentos) irá visualizar os dados de baixa do documento, e se desejar pode realizar edições, por exemplo em data, valor, nº do documento, entre outros.
Como liberar esses Lançamentos para o Contábil?
A liberação dos lançamentos para o contábil também será realizada através do módulo de conciliação bancária. Esta opção permite a liberação dos lançamentos após os ajustes de baixas realizadas através do passo anterior, e poderá ser marcado se será gerado um novo lote ou se os lançamentos entrarão em um lote já existente em seu movimento.
- Deve clicar no ícone que consta no topo da tela;
- Irá selecionar Novo para criar novo lote no sistema ou Abrir para um lote já existente;
- O lote ficará de acordo com a opção selecionada e para visualiza lo, basta acessar aba Lançamentos > Abrir e informar a empresa.
Após lançar a baixa e liberá-la para a contabilidade, o sistema demonstrará no Grid os títulos de acordo com a legenda, que podem ser filtrados de acordo com as opções selecionadas no campo "Filtrar Títulos" disponibilizadas acima do cenário.