Como realizar a Implantação de Saldo


1º Passo: Como criar uma conta no Nível Transitório (neste exemplo, no Plano de Contas utilizado será do nível 5).


Primeiramente será necessário criar a Conta de Implantação de Saldo no Plano de Contas. Sendo assim, 

  1. Acesse o sistema PHD e clique na aba Cadastro - Plano de contas;
  2. Selecione o Plano de Contas e clique na opção Contas, no menu superior;
  3. Em seguida, clique em Novo;
  4. Preencha os dados da Conta, como a Descrição da Conta, a Classificação Interna , o Tipo;
  5. Clique em Gravar.

Para que o campo Classificação Interna seja preenchido de maneira automática, clique na última conta cadastrada do grupo que deseja criar.

Desta forma, o sistema atribuirá uma Classificação Interna para a conta de acordo com a última selecionada.



2º Passo: Configurar a Conta criada na aba Definição no Plano de Contas


Após criar a Conta de Implantação de Saldo no Plano de Contas, será necessário configura-la na aba Definição.

Para isso, siga o passo a passo:

  1. Acesse o sistema PHD e clique na aba Cadastro - Plano de contas;
  2. Selecione o Plano de Contas e abra o seu cadastro clicando em ;
  3. Clique na aba Definição e no campo Implantação de Saldos, informe a conta criada anteriormente.
  4. Clique em Gravar.


3º Passo: Lançamento no módulo Implantação de Saldos


Para realizar os lançamentos, siga o passo a passo:

  1. Acesse o sistema Contábil e clique na aba Lançamentos;
  2. Selecione a opção Implantação de Saldos;
  3. Preencha a Empresa;
  4. No campo Data de início, informe a data para implantação dos saldos;
  5. Preencha a coluna Saldo com o saldo de cada conta contábil;
  6. Preencha a coluna D/C com a natureza do saldo (D - Devedor / C - Credor);
  7. Clique em Gravar;
  8. No campo Descrição, descreva o nome do Lote;
  9. No campo Data, informe a data da implantação dos saldos;
  10. No campo Histórico Padrão, selecione o histórico da conta;
  11. Clique em Gravar.

Para que a implantação de saldos seja realizada de forma correta, os saldos totalizadores dos níveis Ativo + Despesa + Custo devem ser iguais aos saldos totalizadores dos níveis Passivo + Receita.

Este recurso não gera lançamentos de implantação de saldos com centro de custo. Caso seja necessário informar centro de custo para a implantação de saldos, os lançamentos devem ser realizados diretamente no lote.

Para saber como realizar os lançamentos, clique aqui.