Service e Client 3.13.0


  Nesta fase, começamos a liberação para uma outra linha de Produtos na Alterdata e com isso algumas coisas importantes, que já estavam em nossos planos serem feitas, tiveram de ser adiantadas.

   Como por exemplo: 

 

A mais aguardada:   

  • Continuar envio para nuvem do ponto que foi interrompido:

Quando enviamos um arquivo para nuvem podem acontecer alguns imprevistos como:
A energia acabar, o servidor ser desligado/reiniciado, a internet parar de funcionar, falhas por lentidão na rede... Enfim tantas coisinhas que podem acontecer.
Já temos uma proteção para que sempre que houver uma falha no envio de um arquivo uma nova tentativa seja feita, porém elevamos essa proteção a outro nível.

Se durante o processo de envio houver alguma interrupção ou falha, quando uma nova tentativa de envio for iniciada,  o envio continuará de onde parou. 









 

A mais pedida:

  • Criar e-mail de Boas vindas para o cliente

Alguns clientes ao contratar um plano de armazenamento na nuvem, ficam em dúvida de quando o serviço já está disponível para ser utilizado.

Então, criamos uma rotina para sempre que o Alterdata Backup, do servidor dele, reconhecer que houve uma contratação de plano ser enviado um e-mail de Boas vindas.

Se o cliente já tiver passado pela implantação automatizada, que é apresentada na primeira abertura do Alterdata Backup,  o envio será feito para o e-mail configurado.
Caso não tenha passado pela implantação ainda, será enviado para o e-mail de passaporte vinculado ao seu CRM.


 

A protetora:

  • Verificar espaço em disco antes de iniciar um backup

 

Em cada cliente o Alterdata Backup tem armazenado o tamanho do seu último arquivo de backup e quanto há de espaço livre no diretório de backup local.

Então, caso a rotina de backup seja iniciada e não haja espaço suficiente para gerar o arquivo de backup no disco local. O sistema apresentará mensagem informando que não há espaço suficiente para fazer um backup. Caso seja um backup automático o cliente receberá notificação de erro no backup.

 


 

A visionária:

  • Excluir arquivo de backup quando falhar por falta de espaço

Já vimos que o sistema se baseia no tamanho do último backup e do espaço livre no HD para iniciar ou não a tarefa de backup.
E se o tamanho do meu último backup na base estiver desatualizado ???
Caso um cliente esteja há muito tempo sem fazer backup e durante o processo de backup o Alterdata Backup perceba que não há espaço suficiente em disco para gerar o arquivo final, o processo será interrompido e esse arquivo temporário excluído. Não zerando o espaço livre disponível nas máquinas dos nossos clientes.








A descomplicada:

  • Configuração em máquina com Proxy

Para atender todo mundo, precisamos entender que clientes diferentes possuem cenários de redes diferentes.
Alguns clientes utilizam Proxy nas suas empresas e com isso nosso Alterdata Backup não funcionaria para estes clientes.

Então criamos uma forma rápida de resolver essa questão. Uma vez que o Updater de uma máquina estiver com Proxy configurado e houver o Alterdata Backup Service instalado nesta máquina, o Alterdata Backup irá copiar as configurações de Proxy do Updater. Não sendo necessário nenhuma configuração.

Obs: Lembrando que é necessário estar liberado no proxy as portas 8768 e 9257. 


 

A facilitadora:

  • Criação de feedback para erros na abertura do Sistema


Sempre que um sistema Alterdata (WPHD/WSHOP...) abre o Alterdata Backup, é passado o Código do cliente, nome da base, endereço do servidor... etc.

E se alguma informação não for enviada?

A partir de agora vamos sinalizar qual informação está faltando de uma forma amigável e deixar um link de contato com nosso suporte. Uma vez que realmente se fará necessário a análise do que está faltando.

Exemplo: