Como localizar os meus backups?
Para localizar os arquivos de backup precisamos entender que o backup é sempre feito pelo computador Servidor.
Servidor do Alterdata Backup:
No computador servidor do Alterdata Backup o campo circulado abaixo, além de visualizar o diretório também terá a opção de alterar e abrir o diretório.
Nas estações:
Nas demais estações será apresentado o Nome ou IP do computador onde o backup foi gerado e qual o caminho que o backup está disponível.
Normalmente (99% dos casos) a estação servidora é aquela que fica armazenada o banco de dados. Onde o postgres está instalado.
É por este computador que o backup é feito e também é ele o responsável por armazenar o arquivo de backup.
Os backups ficarão armazenados no diretório informado na tela inicial. Podendo ser em uma unidade Local do servidor, diretório em rede , Unidade removível (HD Externo, Pen Drive, etc).
Caso o local de backup seja na unidade local do próprio servidor, para que os outros computadores acessem este diretório é necessário que ele esteja compartilhado em rede.
Importante:
Na ferramenta padrão de Backup dos sistemas, quando configuramos um diretório de Backup, o arquivo é gerado diretamente neste local configurado. O Alterdata Backup funciona de uma forma um pouco diferente:
dentro do diretório informado para Backup é gerado uma estrutura de pastas necessárias e o arquivo de Backup está dentro da última pasta dessa estrutura.
A partir da versão 3.8.0 a estrutura de pastas no diretório de Backup será assim : Pasta 1: "Código CRM" → Pasta 2: "Descrição da Base de Dados"
No exemplo acima, configuramos para que os Backups fossem salvos em C:\Backup, porém ao acessar este diretório teremos o seguinte cenário:
Para este exemplo os arquivos de backup estão disponíveis em : C:\Backup\177944\ALTERDATA_SHOP.
Por que criamos uma estrutura de pastas dentro do Diretório de Backup?
Existem clientes que possuem mais de 1 código CRM e mais de 1 base de dados com mesma descrição. Já outros que possuem mais de 1 base de dados para o mesmo código.
Essa estrutura é fundamental se o cliente quiser salvar, por exemplo, todos os backups no mesmo local.
Para poder atender a todo mundo precisamos separar os backups por Código do Cliente e Base de dados.
Assim quando um cliente buscar por um backup, ele terá a certeza que está selecionando o arquivo certo.