Como localizar os meus backups?

Para localizar os arquivos de backup precisamos entender que o backup é sempre feito pelo computador Servidor. 


Servidor do Alterdata Backup: 

No computador servidor do Alterdata Backup o campo circulado abaixo, além de visualizar o diretório também terá a opção de alterar e abrir o diretório.

         


Nas estações:

Nas demais estações será apresentado o Nome ou IP do computador onde o backup foi gerado e qual o caminho que o backup está disponível.



Normalmente (99% dos casos) a estação servidora é aquela que fica armazenada o banco de dados. Onde o postgres está instalado.  

É por este computador que o backup é feito e também é ele o responsável por armazenar o arquivo de backup.

Os backups ficarão armazenados no diretório informado na tela inicial. Podendo ser em uma unidade Local do servidor, diretório em rede , Unidade removível (HD Externo, Pen Drive, etc).

Caso o local de backup seja na unidade local do próprio servidor, para que os outros computadores acessem este diretório é necessário que ele esteja compartilhado em rede. 


Importante: 


Na ferramenta padrão de Backup dos sistemas, quando configuramos um diretório de Backup, o arquivo é gerado diretamente neste local configurado.  O Alterdata Backup funciona de uma forma um pouco diferente:

dentro do diretório informado para Backup é gerado uma estrutura de pastas necessárias e o arquivo de Backup está dentro da última pasta dessa estrutura.

A partir da versão 3.8.0 a estrutura de pastas no diretório de Backup será assim : Pasta 1: "Código CRM" → Pasta 2: "Descrição da Base de Dados"

No exemplo acima, configuramos para que os Backups fossem salvos em C:\Backup, porém ao acessar este diretório teremos o seguinte cenário: 


Para este exemplo os arquivos de backup estão disponíveis em : C:\Backup\177944\ALTERDATA_SHOP.


Por que criamos uma estrutura de pastas dentro do Diretório de Backup?


Existem clientes que possuem mais de 1 código CRM e mais de 1 base de dados com mesma descrição. Já outros que possuem mais de 1 base de dados para o mesmo código.

Essa estrutura é fundamental se o cliente quiser salvar, por exemplo, todos os backups no mesmo local. 

Para poder atender a todo mundo precisamos separar os backups por Código do Cliente e Base de dados.

Assim quando um cliente buscar por um backup, ele terá a certeza que está selecionando o arquivo certo.