Como configurar um diretório de backup?
Para configurar um diretório de backup devemos entender a relação Serviço e Cliente.
O Serviço é instalado no servidor da empresa, é ele quem controla todas as rotinas de backup, restauração, envio para nuvem e etc.
O Cliente são todas as demais estações que podem acessar o Alterdata Backup. Sempre temos um Serviço conectado a diversos Clientes.
Então, sempre que quisermos configurar um diretório de backup é necessário que o servidor tenha acesso a esta pasta.
Exemplo :
Se eu desejo que meus backups fiquem salvos em outro computador que não é o meu servidor do Backup, preciso que esta pasta esteja compartilhada em rede e que o meu servidor tenha acesso a esta pasta.
Então, dessa forma se eu abro o Alterdata Backup por uma estação Cliente e tento alterar o diretório de backup, por exemplo , para "C:\Meus Documentos\Backup" não conseguirei concluir a ação, pois este diretório precisa existir no servidor ou precisa estar compartilhado em rede.
Da mesma forma que se eu desejo enviar meu pen drive para um Pen Drive ou HD externo após conclusão do Backup, é necessário que estas unidades estejam conectadas ao meu servidor.
Para que server o "Criar Cópia" ?
O Criar Cópia para tem a função de gerar uma cópia do seu backup em uma outra unidade. Exemplo: Faço o Backup no meu HD, mas também envio uma cópia para meu Pen Drive.
Esta cópia é feita logo após ser feito um novo backup.
Importante: Ao configurar uma copia de backup , seu arquivo não será apagado do diretório principal. Por isso não é recomendado que o diretório principal e o diretório para cópia do backup sejam na mesma unidade, pois assim a cada backup feito estaria salvando 2 cópias no mesmo local.