Tudo que você precisa saber sobre o Youk

Autor do artigo: Pamela.sup.pack

O que é o Youk?


O Youk é uma plataforma de comunicação entre empresa e o colaborador, de uma forma rápida e segura. Tem como foco principal empresas que tenham o RH interno. Nela, é possível que o trabalhador tenha acesso a informações como: Recibos de pagamento, Férias, Informe de Rendimentos e Décimo Terceiro.

Solicite ao seu colaborador que baixe o aplicativo! Ele se encontra disponível na App Store e Google play(big grin)

Como fazer para criar conta como usuário


  1. Após a instalação do aplicativo basta o colaborador clicar em "Crie sua conta aqui!";
  2. Na tela que irá aparecer deve informar seu nome completo, documento (CPF), Email e uma senha;

    Oriente seu colaborador a cadastrar um Email pessoal, pois caso ele saia da empresa continuará com acesso a plataforma.

  3. Em seguida basta clicar em Iniciar e sua conta será criada. Em seguida aparecerá um código de identificação que precisa ser enviado ao seu gestor;

  4. Após o gestor enviar um documento para o colaborador, seja de férias, pagamento, décimo terceiro ou informe de rendimentos essa plataforma será liberada para o uso;

Plataforma do gestor


Acessando a plataforma


  1. O primeiro passo deve acessar a plataforma com seu Email e senha;

    Não se preocupe! Caso você seja novo aqui e não tenha uma senha cadastrada basta clicar em "Esqueceu a senha?" e enviar para seu Email um link de recuperação. (big grin)

Cadastrando uma empresa


  1. Após acessada a plataforma, vamos cadastrar suas empresas! Basta ir no menu lateral e clicar em Cadastros - Empresas;
  2. Clique em Adicionar Empresa e preencha os dados necessários;
  3. Em seguida, clique em Salvar;
Após criada você pode desativa-la desmarcando o flag "Ativo"

Cadastrando um departamento


Vamos agora cadastrar seus departamentos!

  1. No menu lateral clique em Cadastros - Departamentos;
  2. Clique em Adicionar e preencha os dados necessários;
  3. Em seguida, clique em Salvar;

Cadastrando um grupo


Vamos agora cadastrar seus grupos!

  1. No menu lateral e clicar em Cadastros - Grupos;
  2. Clique em Adicionar e preencha os dados necessários;
  3. Em seguida, clique em Salvar;

Tipos de eventos


  • Na plataforma Youk já possuímos os tipo de eventos padrões como Informe de Rendimentos,Recibo de 13º, Recibo de Férias e Folha de Pagamento;
  • Neste módulo você consegue editar a descrição desses eventos.

Cadastrando um colaborador


Vamos agora cadastrar os colaboradores!

Estes são os cadastros das pessoas as quais os documentos serão enviados.

  1. Basta clicar em Adicionar;
  2. O Código único deve ser preenchido apenas com o CPF do colaborador, porém, o mesmo precisa ter realizado o cadastro no YOUK Gestor.
  3. Selecione a empresa já cadastrada;
  4. Em seguida preencha os demais campos se desejar e clique em Salvar.
Após cadastrado você pode desativar ele desmarcando o flag "Ativo"

Acessos


Vamos agora cadastrar seus acessos!

Estes são os cadastros das pessoas que poderão acessar a plataforma como gestor.

  1. No menu lateral clique em Cadastros - Acessos;
  2. Clique em Adicionar e preencha os dados necessários;
  3. Em seguida clique em Salvar;

O Email não pode ser o mesmo de um colaborador.

Enviando os documentos 


Após realizar todos os cadastros, vamos realizar os envios de documentos!

  1. Basta ir no menu lateral e clicar em Envio de Documentos;
  2. Clique em Adicionar;
  3. O Tipo de envio pode ser Em massa, para vários colaboradores ao mesmo tempo. Ou por Colaborador que seria de forma individual;
  4. Selecione a Empresa e no Método de Importação selecione a opção na qual o seu arquivo está preenchido, ou seja, se selecionar a opção CPF, seu arquivo deve estar com a nomenclatura do CPF do colaborador;
  5. Em seguida selecione o Tipo de Evento, a Data de Referência e selecione o arquivo desejado;
  6. Em seguida, clique em Fechar e Enviar.

Para saber como salvar os relatórios clique aqui;

Você pode conferir o histórico ou baixar os arquivos enviados.

Por enquanto o Youk não realiza integração automática com o sistema Wdp, mas estamos trabalhando para que seu trabalho se torne cada vez mais prático e que em breve você possa fazer essas integrações de forma automática.