A partir de 1º de janeiro de 2023, as empresas prestadoras de serviços no Distrito Federal que emitem a Nota Fiscal Conjugada (modelos 55 e 65) como documento fiscal para registrar suas atividades precisam se ajustar a uma mudança determinada pela Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal.

Essa mudança consiste na adequação ao modelo do Sistema de Gerenciamento do Imposto Sobre Serviços.

Informação! Para emissão de NFS-e no NFeasy, é necessário contratar o produto ISSeasy, emissor de notas de serviço. Caso tenha dúvidas, Clique Aqui e fale com o nosso comercial. 

NF-easy emissor

Antes dessa mudança as empresas no DF, que usam o NF-easy emissor, emitiam seus serviços através das NF-es, porém agora passarão a usar o ISS-easy integrado para emitir notas de serviço.

Para utilizar o recurso:

  1.  Acesse a aba Cadastro.
  2. Clique em Emitente.
  3. Clique na opção Editar.
  4. Preencha os campos Cadastro Fiscal/DF, Inscrição Municipal e UF.



  1.  Agora vamos adicionar o diretório raiz para integração com o ISS-easy. (Lembrando que para utilizar em rede, basta colocar aquele padrão de compartilhamento \\nome da
    máquina)

  2.  Vamos acessar a tela de Nova NF-e Rápida. Em seguida, escolher o modelo de documento NFS-e, pois o sistema passa a entender essa alteração e modifica a
    interface do sistema, conforme a seguir


  3.  Na tela abaixo temos a interface adaptada pra NFS-e com os campos de modelo NFSe, Tipo de RPS, Dados do Tomador e Dados do Serviço
     

    Saiba AQUI como gerar RPS.



  4.  Ao clicar em “Dados do serviço” será aberta a tela pra incluir as especificações (assim como é feito para os produtos), porém o tipo de tributação será ISSQN.


  5.  Na aba “Tributos” precisamos preencher aqueles que impactam o ISS, que são PIS e COFINS


  6.  E ao lado, em ISSQN devemos preencher os dados específicos da prestação do serviço como alíquota, código do serviço na lista de serviços, se tem incentivo fiscal, valor da
    base de cálculo, valor do ISSQN, ou seja, todos os campos marcados com “*”.


  7.  Terminando de preencher esses dados e salvando, voltaremos à tela inicial da emissão rápida, onde estará habilitado o campo “Construção Civil”, para quando necessário,
    serem informados o código da obra e o código ART. 


  8. Pra quem vai utilizar o NFEasy Emissor com uma empresa principal e vai gerar NFSE para outras empresas associadas - Será necessário fazer uma alteração no arquvo "issconfig.ini":
    Criar a linha ->TrabalhaIntegradoNFStock=1 dentro da chave [CONFIG] no INI, conforme a imagem:



  9.  Caso a empresa principal no CRM o cadastro dela seja com CPF - Só irá funcionar no Emissor pois o ISSeasy não permite cadastrar empresa com CPF. Nesse caso não é preciso cadastrar a empresa principal pois o ISSeasy valida o passaporte que é colocado na primeira abertura, sendo assim,  ele vai reconhecer que esse passaporte tem o produto Nfeasy Emissor aqui.

Para fazer uma NFSe, é necessário ir no campo:  Nova NF-e Rápida

Não é possível fazer pela opção de NFe Completa.

ISSeasy

No ISS as configurações são as padrões. 

Nessa parte você deve adicionar os dados da empresa do cliente, como razão social,CNPJ, Inscrição Municipal, endereço.
Também vai inserir o arquivo da logo que sairá na NFS-e (no campo Layout NFS-e), e apontar o certificado digital que pode ser local ou em nuvem → CLIQUE AQUI PARA VER A IMAGEM!!

 Na aba seguinte, em Integração, teremos o ambiente de emissão, dados do provedor e demais configurações (que podem ser vistas detalhadamente no manual ISS-easy). → CLIQUE AQUI PARA VER A IMAGEM!!


 Na tela de configurações encontramos opções como modo de operação que pode ser serviço ou aplicativo, o diretório dos XMLs, configurações do RPS e de smtp. → CLIQUE AQUI PARA VER A IMAGEM!!

 Lembrando que o ISS-easy não sofreu alterações,  o mesmo já atendia a esse provedor (ISSnet), mas precisou ser ajustado para atender as alterações que o provedor fez pra atender Brasília, especificamente.

Dentro do cadastro de empresa do ISS-easy é necessário cadastrar todas as empresas associadas a principal para que ele possa enviar o xml para a prefeitura, caso contrário o xml da NFS-e irá ficar na 

pasta pendente do ISS-easy.

Para colocarmos todos os dados corretos para a emissão de nota, vamos precisar pegar as informações dele no site - https://df.issnetonline.com.br/online/Login/Login.aspx
Pode logar com o usuário e senha que foi cadastrado quando habilitaram pra usar nfse ou conectar com o Certificado Digital.
Passo a Passo:

  1. No site, será aberto um Menu e na tela de busca
  2. Deve ser digitado: Ficha cadastral e clicar sobre a opção. 

Vai abrir uma tela com todos os cadastros do cliente no provedor. Lá tem o CNAE cadastrado, os códigos de tributação, Regime tributário, etc.
Se houver qualquer informação diferente do que consta nesse, a nota será rejeitada.
No caso do NFeasy Emissor se a mesma pessoa fez o cadastro de várias empresas no mesmo CPF, vai abrir uma tela com todas elas. Se o cliente tem por exemplo 3 empresas vai ter que fazer isso pra cada uma das empresas.


Caso esteja com alguma Rejeição, temos algumas dicas AQUI!