Como gerar o SPED

  1. Acesse a aba Contador e clique em SPED Fiscal;

  2. Na tela seguinte digite ESTOU CIENTE e clique em Avançar;

    Nesse momento você precisará confirmar que está ciente de que o arquivo gerado não pode ser enviado diretamente para a SEFAZ sem a devida avaliação do Contador.

  3. Na tela principal será apresentado o campo para informar o período da geração do arquivo;

  4. Antes de processar, na aba Configurações, existem 5 abas a serem configuradas, são elas:

    Principal: Responsável por configurar o diretório de geração do arquivo, o formato da geração, perfil da empresa e código do layout.

    Documentos e ST: Configurados os dados para a geração dos documentos e registros da substituição tributária.

    Bloco H e Bloco K: Responsável pela geração do inventário dentro do SPED (Bloco H), marcando "Inventário Físico", informando a data do inventário, código da conta analítica e o custo. E o bloco K responsável pelos registros dos controles de estoque e produção.

    Registro 1400: Operações de entrada/compras que são processadas nesse registro.

    Integração Automática: Possibilidade de ativar o envio automático e geração do SPED, assim como o agendamento, integração com o Pack-up e a configuração para envio de e-mail.


  5. Na tela principal, aba Contador, informe os dados do contador responsável. 

  6. Após realizar as configurações e preenchimentos indicados pela contabilidade, clique em Processar;
  7. Ao concluir, serão habilitadas as opções: Integrar com o Packup; Imprimir ocorrências; Enviar E-mail e Abrir diretório;
  8. O sistema apresentará a mensagem de que o arquivo foi gerado, poderá ser localizado no diretório informado anteriormente.

    Lembre-se!

    Esse arquivo deve ser validado e enviado a contabilidade antes de ser enviado para a SEFAZ.


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Autor do artigo: Bruno.uca