Contexto:
A análise de ambiente é realizada quando o cliente relata problemas relacionados a desempenho (Lentidão, travamento.) e sua finalidade é determinar o que no ambiente do cliente ocasiona tal situação. É interessante antes da realização de alterações dentro do sistema a seguinte análise:
- Selecione uma rotina de cada módulo utilizado pelo cliente em que possa ser testada a abertura, gravação e desempenho: (Ex: Cadastro de empresas, Cadastro de Funcionários, Escrituração.).
- Com a ajuda de um cronômetro observe (e anote) o tempo que o sistema leva para:
-Abertura da rotina
-Inserção e gravação de informações na rotina (Ex: Inserir uma empresa ou funcionário em alguma rotina de cadastro e gravar alguma informação nele)
-Geração de informações e relatórios na rotina(Ex: geração de algum relatório, algumas rotinas que podem ser consideras neste teste: "Resumo de tributos, Balancete de Verificação, Emissão de Livros fiscais e geração de eventos REINF e Esocial")
Isto ajudará no andamento da análise, pois desta forma será possível constatar melhoras ou pioras após alterações.
Análise:
Para uma análise de ambiente completa alguns pontos podem ser levantados, sendo eles:
- Servidor:
- Trata-se de um Servidor com HD ou SSD?
- Qual o processador do Servidor?
- Quantos GB de RAM o servidor possuí?
- Qual o sistema operacional do Servidor (Windows)?
- Qual o espaço livre em disco no Servidor?
- Trata-se de um Servidor exclusivo Prosoft ou um Servidor com mais aplicações em funcionamento?
- O Servidor possuí antivírus ativo?
- O Servidor é reiniciado com qual frequência?Servidor deverá atender aos requisitos mínimos do documento: G21 - Política de Ciclo de Vida dos Produtos Prosoft
- Como lentidão ocorre?
- A lentidão é frequente ou ocorre somente em momentos de maior sobrecarga do sistema? (Ex: Durante alguma entrega ou fechamento)?
- A lentidão ocorre em todos os módulos ou apenas em módulos específicos? (Ex: Ocorre somente no módulo Social ou Fiscal)
- A lentidão ocorre em todas as máquinas ou apenas no Servidor?
- A lentidão passou a ser observada em que momento - Qual é a configuração do ambiente?
- O ambiente é TS (Onde os usuários conectam no Servidor através de um remoto) ou instalações locais, onde o sistema é instalado nas estações dos usuários? - Quantidade de usuários, para isto responda:
- Quantos usuários em média utilizam o sistema?
- Qual o número máximo de usuários que utilizam o sistema? - Pervasive:
-Qual versão de Pervasive utilizada? Trata-se de uma versão Server ou Workgroup?
Após análise:
Após analisar os fatores citados anteriormente, prossiga com a análise do ambiente:
- Servidor:
- Se lentidão estiver ocorrendo no momento do atendimento, no gerenciador de tarefas é necessário observar se algum dos itens circulados apresentam índices elevados de consumo:
-Em caso de CPU, Memória e Disco acima de 90%, ainda no gerenciador de tarefas em "Detalhes" filtre por CPU ou memória para identificar qual processo está consumindo memória e CPU:
-Consumo alto da CPU: Se a CPU estiver com consumo alto, é necessário verificar se o Servidor trabalha com um HD ou SSD, em caso de um HD, é válido lembrar que para um melhor desempenho, recomenda-se que o Servidor possua um SSD, caso possua SSD e ainda sim esteja com um consumo alto de CPU, deverão ser reiniciados os serviços Prosoft, para isto utilize: I05 - Como liberar usuário preso no sistema
-Consumo alto de memória:
Ambiente Local: O Prosoft exige hoje no mínimo 8GB de RAM, destes, 5GB serão destinados a instalação do Prosoft, neste caso é necessário identificar se a quantidade de memória disponível atende aos requisitos do sistema. Ex: O servidor trabalha com outras aplicações que ocupem memória? O Servidor trabalha com uma quantidade elevada de usuários comparando com a quantidade de memória disponível?
Ambiente TS: O Prosoft exige hoje no mínimo 8GB de RAM em caso de ambiente TS recomenda-se além das 8GB mínimas, cerca de 1GB para cada usuário do TS, então caso neste ambiente memória esteja com consumo elevado, também analisar se a memória do Servidor é suficiente para o ambiente.
Ainda sim, em ambos os casos recomenda-se que os serviços Prosoft e se possível o Servidor sejam reiniciados, pois um tempo elevado de atividade pode ocasionar em um consumo de memória elevado das aplicações para isto, utilize: I05 - Como liberar usuário preso no sistema
Caso ferramentas de terceiros estejam ocupando memória, cliente deve ser orientado a verificar com um técnico.
-Antivírus Ativo: Se Servidor e estações estiverem com antivírus ativo é necessário verificar com o técnico do Servidor se as exceções estão devidamente configuradas, pois a leitura das pastas Prosoft por parte do antivírus poderá ocasionar em lentidão no sistema (se aplica a servidor e estações)
-Servidor sem espaço em disco: Pouco espaço em disco pode ocasionar em lentidão, neste caso orienta-se que seja verificado o procedimento do guia: A2123 - Orientações sobre exclusão de arquivos e limpeza de disco. - Como lentidão ocorre:
-Caso lentidão no servidor e estações:
-Verificar se as configurações de Performance Tunning estão preenchidas conforme guia: I492 - Performance Tunning do Pervasive - Servidor
-Verificar se estão sendo executados Backups ou aplicações que estão consumindo o Servidor.
-Verificar se os requisitos mínimos estão sendo atendidos: G21 - Política de Ciclo de Vida dos Produtos Prosoft
-Verificar se o Servidor está sem reiniciar por muito tempo.
-Reiniciar os serviços Prosoft, Pervasive e SQL: I05 - Como liberar usuário preso no sistema
-Recriar as DSN´s apontando para caminho físico, (para isto, recrie a DSN Proemp00 para caminho físico e realize a manutenção de DSN´s : I408-Como realizar a manutenção das DSNs
-Verificar se existe antivírus ativo.
-Caso lentidão ocorra somente nas estações:
É válido lembrar que o desempenho no Servidor sempre será melhor (por uma questão de máquina e rede), mas caso o desempenho no Servidor seja muito superior em relação as estações (e estações sejam muito lentas) deverão ser analisados fatores como:
-Mapear estações por IP (caso estejam mapeadas pelo nome ou vice versa): I19 - Mapeamento Prosoft não é encontrado no momento da instalação
-Verificar se o Ping nas estações está apresentando muita variação: I462-Erro 3012 - Falha na comunicação de Rede com Servidor
-Verificar se existe algum antivírus ativo configurado, se sim ajustas nas exceções as pastas Prosoft.
-Verificar se Pervasive está configurado nas estações: I29 - Manual de configurações do Pervasive - Estação
-Verificar se estações utilizam VPN ou conectam via WIFI (caso a resposta seja positiva, isto pode influenciar no desempenho). - Versão do Pervasive:
Para analisar a melhor versão de Pervasive para o cliente deve-se considerar a quantidade de usuários no sistema portanto:
-Versão Workgroup 11: entre 5 e 10 usuários
-Versão Workgroup 13 e 15: Até 35 usuários
-Versões Server: Ilimitado
Entretanto, em caso de versões Workgroup deve-se considerar o tamanho da base: Ex: embora o escritório tenha uma quantidade de usuários inferior a 10 e trabalhe com Workgroup 11, mas ainda sim possua uma base de tamanho elevado, o Pervasive provavelmente não comportará a movimentação do sistema.