Resposta:
Sim. O Prosoft Backup realiza o backup mesmo com os arquivos em uso, desde que o recurso VSS (Volume Shadow Copy) do Windows esteja ativo e funcionando. Por padrão, ele é ativo no sistema operacional e no Prosoft Backup. Não é necessário nenhuma configuração após a instalação.
Se o backup ao ser disparado fizer o uso do recurso VSS, ele não impactará em lentidão e/ou falhas de acesso. O único requisito necessário é espaço em disco para armazenar o arquivo temporário de backup, que após o envio com sucesso será removido.
Já se o backup foi disparado e por algum motivo não fez o uso do recurso VSS, então haverá o acesso direto aos arquivos do disco e poderá ocorrer concorrência de acesso aos mesmos, causando erro de acesso.
Se o backup foi disparado e não fez o uso do recurso VSS pode existir a possibilidade não conseguir acesso ao arquivo, pois ele pode já estar aberto por outro aplicativo.
Obs: VSS não suporta grupos que tem configurado diretório UNC (Rede)
Caso seja necessário verificar o recurso VSS (Volume Shadow Copy) do Windows, orientamos que isto deve ser verificado com o T.I. do cliente por se tratar de problemas relacionados ao ambiente.