O que é o Sincronismo?
Ao realizar o cadastro do Sincronismo e configurar trechos das descrições dos lançamentos como referência, o sistema irá comparar o histórico do lançamento Contábil com a descrição do lançamento na conta.
Sendo assim, o Sincronismo será utilizado para configurações predefinidas ao importar o extrato e poderá Lançar, Conciliar ou Desprezar os lançamentos na conta.
Lançar
Ao configurar o Sincronismo marcando a opção de Lançar, quando importar o extrato bancário será feito um lançamento na contabilidade referente ao histórico cadastrado no sincronismo.
Para utilizar a configuração Lançar é necessário que o Sincronismo possua o mesmo histórico do Extrato Bancário.
Para realizar o cadastro do Sincronismo marcando a opção de Lançar, siga o passo a passo:
- Acesse a opção Arquivos, no menu superior;
- Clique em Tabelas e em seguida em Sincronismo;
- Informe o código do banco utilizado pela empresa;
- Clique em Novo Cadastro;
Informe o Histórico conforme o Histórico do Extrato Bancário;
Poderá ser verificado através do identificador <MEMO>, no arquivo do extrato bancário.
- Defina a Pos. Inicial (Posição Inicial) e a Pos. Final (Posição Final) para identificar o intervalo específico do histórico a ser reconhecido. Esta função possibilita o processamento de uma parte específica do histórico do extrato. No sistema, indique a posição inicial como 1 e, para a posição final, especifique até qual caractere o sistema deverá realizar a leitura;
Selecione a opção Lançar no campo Quando encontrar, o que fazer?;
Informe o código do Lançamento Automático;
- No campo Valor, informe se o lançamento é Positivo ou Negativo;
- Informe o Histórico do Lançamento Contábil;
- Clique em Gravar.
Ao clicar em Marca os itens para conciliação bancária, o sistema demonstrará uma tela questionando se deseja lançar em um Novo Lote ou se deseja Abrir lote já criado.
Após selecionar a opção desejada, o sistema irá lançar na contabilidade os novos lançamentos do extrato bancário importado.