Utilize este sistema para gerenciar as listas de produtos ou as listas de presentes de seus clientes.
Por meios deste módulo você gerencia suas listas de materiais escolares, cestas básicas, listas de casamentos, entre outros.
Uma vez lançadas as suas listas no sistema Orçamento, é possível importá-las permitindo adicionar itens ou alterar as quantidades.
Configurar Gerenciador de Listas
- Clique na aba Produtos e Serviços, na tela principal do Shop.
- Clique em Gerenciador de Listas.
- Clique em Opções.
Defina os tipos de lista que sua empresa utilizará.
Por padrão, os dois tipos de listas (Lista Comum e Lista de presentes) estarão selecionados.
Informe a descrição para os donos da lista.
O campo Descrição dos donos da lista permitirá que você personalize o campo Noivos ou aniversariantes da tela Informações da Lista conforme a realidade da sua empresa.
Por padrão, a opção Mostrar imagens produtos estará marcada para facilitar a identificação dos itens da lista.Informe o layout de impressão das listas.
Para mais detalhes sobre as opções de definição de layout que também são comuns em alguns relatórios do sistema, consulte o tópico Layout.
Clique em Gravar.
Lançar Lista Comum
Utilize esta opção para lançar listas de materiais escolares ou cestas básicas.
- Clique na aba Produtos e Serviços, na tela principal do Shop.
- Clique em Gerenciador de Listas.
- Clique em Nova.
Selecione a opção de tipo lista: Lista comum.
A Lista de Produtos pode ser utilizada em papelarias com lista de material escolar, material de construção e outros.
Preencha os dados da lista na tela Informações da Lista.
Campo Descrição Descrição da Lista Informe um nome intuitivo da lista que será lançada.
Se desejar, inclua uma observação para lista que será lançada.
Validade da lista Informe a data em que a lista perderá sua validade.
Após inativar a lista manualmente, o campo Ativa será desmarcado pelo sistema, indicando que a validade desta lista expirou.
Desconto (%) Informe o percentual de desconto que será concedido nos produtos incluídos na lista. Noivos ou aniversariantes Se for uma lista comum, informe o aniversariante na lista.
No campo Descrição dos donos da lista, localizado nas Opções do Gerenciador de Listas, é possível definir a descrição que melhor se enquadre a sua empresa.
Na aba Itens para utilize as opções de inclusão dos itens da lista.
Itens
Marque o Modo de inclusão dos itens na lista, que pode ser por Produto único, Por grupo ou Por família.
Informe a Quantidade.
- Pressione Enter para confirma a inclusão na lista.
- (Opcional) Caso precise:
- Utilize as outras formas de inclusão de itens na lista:
Incluir Produto
Para incluir um único produto, siga os passos:
Clique em para localizar o produto.
Para mais detalhes, consulte o tópico Localização de Produtos.
Selecione o produto.
Clique em Selecionar ou pressione F10.
Incluir Produto com Várias Opções
Exemplo!- Clique em .
Informe a descrição na tela Inclusão de produto com várias opções.
A descrição informada será visualizada na coluna Descrição da aba Itens da tela Informações da lista.
- Informe a quantidade.
Clique em para localizar os produtos.
Na inclusão de produtos com várias opções poderá selecionar vários produtos na tela Localização de produtos - Seleção múltipla.
- Clique em Selecionar ou pressione F10.
- (Opcional) Ao retornar para tela Inclusão de produto com várias opções, clique em para marcar o produto como padrão.
- Clique em Gravar.
- (Opcional) Clique em na coluna Opções, da aba Itens da tela Informações da lista, para consultar as opções de inclusão definidas na tela Inclusão de produto com várias opções.
- Selecione o produto na tela Pesquisa de Opções.
- Clique em Selecionar ou pressione Enter para visualizar a descrição do produto na aba Itens da tela Informações da lista.
Importar Lista
- Clique em .
Selecione o arquivo de texto do qual serão importados os itens.
Clique em Abrir.
Caso os produtos informados no arquivo não sejam encontrados na sua base ou estejam com preço zerado, estes serão listados na tela Ocorrências.
Se quiser, é possível copiar as ocorrências para uma área de transferência ou salvar em arquivo-texto no diretório que desejar.
- (Opcional) Defina os produtos da lista que deseja visualizar na aba Itens.
Selecione a opção de ordenação dos itens da lista em Opções.
Por padrão, a opção selecionada neste campo será Todos. No entanto, é possível definir a visualização dos itens Padrão, com Menor Preço ou com Maior Preço.
- Defina a faixa de preço dos itens que serão visualizados na grid da aba Itens.
- (Opcional) Para retornar ao padrão definido pela Alterdata, clique em
- (Opcional) Inclua as observações de sua preferência para esta lista de itens.
- Na tela Informações da lista, clique em Gravar.
Lançar Lista de Presentes
- Clique na aba Produtos e Serviços, na tela principal do Shop.
- Clique em Gerenciador de Listas.
- Clique em Nova.
Selecione a opção de tipo lista: Lista de presentes.
A Lista de Presentes pode ser utilizada para listas de casamento e aniversário. A partir dela será possível controlar os itens já atendidos.
Preencha os dados da lista na tela Informações da Lista.
Campo Descrição Descrição da Lista Informe um nome intuitivo da lista que será lançada.
Se desejar, inclua uma observação para lista que será lançada.
Data do Evento Informe a data em que o evento ocorrerá.
Após inativar a lista manualmente o campo Ativa será desmarcado pelo sistema, indicando que a lista esta inativa.
Desconto Informe o percentual de desconto que será concedido. Noivos ou aniversariantes Se for uma lista de presentes, informe os noivos ou aniversariantes nos respectivos campos de pessoa relacionada.
No campo Descrição dos donos da lista, localizado nas Opções do Gerenciador de Listas, é possível definir a descrição que melhor se enquadre a sua empresa.
Caso queira, inclua as observações que julgar necessárias para a lista.- Preenchas as informações nas abas:
Dados gerais
- Informe as Pessoas relacionadas e o Endereço do evento.
- (Opcional) Selecione a opção As mercadorias serão retiradas na loja caso os itens sejam retirados na sua empresa pelo próprio cliente.
- Informe o endereço de entrega, com Referênncia do endereço para facilitar a entrega ao seu cliente.
Itens
Marque o Modo de inclusão dos itens na lista, que pode ser por Produto único, Por grupo ou Por família.
Informe a Quantidade.
- Pressione Enter para confirma a inclusão na lista.
- (Opcional) Caso precise:
- Utilize as outras formas de inclusão de itens na lista:
Incluir Produto
Para incluir um único produto, siga os passos:
Clique em para localizar o produto.
Para mais detalhes, consulte o tópico Localização de Produtos.
Selecione o produto.
Clique em Selecionar ou pressione F10.
Incluir Produto com Várias Opções
Exemplo!- Clique em .
Informe a descrição na tela Inclusão de produto com várias opções.
A descrição informada será visualizada na coluna Descrição da aba Itens da tela Informações da lista.
- Informe a quantidade.
Clique em para localizar os produtos.
Na inclusão de produtos com várias opções poderá selecionar vários produtos na tela Localização de produtos - Seleção múltipla.
- Clique em Selecionar ou pressione F10.
- (Opcional) Ao retornar para tela Inclusão de produto com várias opções, clique em para marcar o produto como padrão.
- Clique em Gravar.
- (Opcional) Clique em na coluna Opções, da aba Itens da tela Informações da lista, para consultar as opções de inclusão definidas na tela Inclusão de produto com várias opções.
- Selecione o produto na tela Pesquisa de Opções.
- Clique em Selecionar ou pressione Enter para visualizar a descrição do produto na aba Itens da tela Informações da lista.
Importar Lista
- Clique em .
Selecione o arquivo de texto do qual serão importados os itens.
Clique em Abrir.
Caso os produtos informados no arquivo não sejam encontrados na sua base ou estejam com preço zerado, estes serão listados na tela Ocorrências.
Se quiser, é possível copiar as ocorrências para uma área de transferência ou salvar em arquivo-texto no diretório que desejar.
- (Opcional) Defina os produtos da lista que deseja visualizar na aba Itens.
Selecione a opção de ordenação dos itens da lista em Opções.
Por padrão, a opção selecionada neste campo será Todos. No entanto, é possível definir a visualização dos itens Padrão, com Menor Preço ou com Maior Preço.
- Defina a faixa de preço dos itens que serão visualizados na grid da aba Itens.
- (Opcional) Para retornar ao padrão definido pela Alterdata, clique em
- (Opcional) Inclua as observações de sua preferência para esta lista de itens.
- Na da tela Informações da lista, clique em Gravar.
Filtrar Listas
- Clique na aba Produtos e Serviços, na tela principal do Shop.
- Clique em Gerenciador de Listas.
- Informe o período no canto esquerdo da tela principal do Gerenciador de Listas.
- (Opcional) Selecione a opção Exibir Inativas.
- (Opcional) Selecione a opção Exibir Eventos anteriores e listas vencidas.
- Clique em Aplicar.
Alterar Lista
- Clique na aba Produtos e Serviços, na tela principal do Shop.
- Clique em Gerenciador de Listas.
- Selecione a lista que será alterada.
- Clique em Alterar.
- Altere os dados da lista.
- (Opcional) Clique em em Lista de produtos para trocar o tipo de lista.
- Na aba Itens para utilize as opções de alteração dos itens.
Itens
Para alterar intens da lista utilize as opções:
Incluir Produto
Para incluir um único produto, siga os passos:
Clique em para localizar o produto.
Para mais detalhes, consulte o tópico Localização de Produtos.
Selecione o produto.
Clique em Selecionar ou pressione F10.
Alterar Produto
Para Alterar opçoes desse produto, siga os passos:
- Selecione o produto que será alterado.
- Clique em .
- Altere os dados principais (Descrição, Quantidade e Observação).
- Selecione o produto.
Escolha a opção na tela Alterar opçoes desse produto:
Se necessário, é possível remover ou marcar um produto como padrão na própria edição das opções do produto.
- Incluir Produtos
Para incluir mais itens na lista, siga os passos:
- Clique em Localização de Produtos - Seleção Múltipla. para abrir a
- Selecione os produrtos que deseja incluir.
- Pressione F10 ou clique em Selecionar.
Remover Produto
Clique em e poderá confirmar a remoção do produto seelcionado na lista.- Remover todos os produtos
Clique em e poderá confirmar a remoção todos os produtos da lista. - Marcar como padrão
Clique em para marcar o produto selecionado como padrão.
- Incluir Produtos
- Clique em Gravar.
Atendimentos
Clique na aba Atendimentos para consultar os dados do atendimento da lista.
Os dados (Cliente, Data de atendimento, Nº do Orçamento, Linha do tempo) desta aba serão preenchido assim que lista for atendida. Para mais detalhes, consulte o tópico Atender Lista.
- No campo de Observação do orçamento também será registrado que ele se originou a partir da Lista.
- No campo Documento será informado o número do documento originado do orçamento gerado pela Lista.
- No campo Data entrega informe manualmente efetiva da entrega dos itens da Lista ao cliente.
Caso queira fazer o rastreio todo o ciclo do atendimento, ascendente e descendente, clique em Linha do tempo.
- Após alterar os dados necessários, clique em Gravar.
Excluir Lista
- Clique na aba Produtos e Serviços, na tela principal do Shop.
- Clique em Gerenciador de Listas.
- Selecione a lista que será excluída.
- Clique em Excluir.
- Clique em Sim para confirmar a exclusão.
Consultar Dados da Lista
- Clique na aba Produtos e Serviços, na tela principal do Shop.
- Clique em Gerenciador de Listas.
- Selecione a lista que será consultada.
- Clique em Consultar.
- Clique na aba Dados Gerais para consultar as informações de entrega dos itens da lista.
Clique na aba Itens para consultar os produtos da lista.
Clique na aba Atendimentos para consultar os dados do atendimento da lista.
- Feche a consulta.
Inativar Lista
- Clique na aba Produtos e Serviços, na tela principal do Shop.
- Clique em Gerenciador de Listas.
- Selecione a lista que será inativada.
- Clique em Inativar.
- Confirme a inativação.
Atender Lista
- Clique na aba Produtos e Serviços, na tela principal do Shop.
- Clique em Gerenciador de Listas.
- Selecione a lista que será atendida.
Clique em Atender.
Ao atender uma lista comum de produtos, é possível selecionar as opções de ordenação dos itens na grid.
Por padrão, a opção selecionada será Todos. No entanto, é possível definir a visualização dos itens Padrão, com Menor Preço ou com Maior Preço.
Caso a lista selecionada seja uma lista de presentes, é possível incluir uma mensagem para os noivos ou aniversariantes e também ocultar itens da lista que já foram atendidos parcialmente.- Informe o cliente do orçamento.
- (Opcional) Utilize as opção de alteração da lista.
Alterar quantidade do produto
- Clique na coluna Qt Comprar do produto cuja quantidade a ser comprada pelo cliente será alterada.
Informe a quantidade.
Caso em algum item seja informado 0 (zero) como quantidade de compra, o atendimento será feito parcialmente e o produto em questão não será incluído no orçamento que será gerado.
Trocar produto da lista
- Selecione o produto que será trocado.
- Clique em .
Selecione o produto que será trocado pelo item da lista.
Para mais detalhes sobre a localização de produtos, consulte o tópico Localização de Produtos.
- Clique em Selecionar ou pressione F10.
Incluir produto na lista
- Clique em .
Selecione o produto que será incluído na lista.
Para mais detalhes sobre a localização de produtos, consulte o tópico Localização de Produtos.
- Clique em Selecionar ou pressione F10.
- Informe quantidade do produto que será comprado pelo cliente na coluna Qt Comprar.
- Clique em Gerar orçamento.
Após a geração do orçamento, clique em OK.
Duplicar Lista
- Clique na aba Produtos e Serviços, na tela principal do Shop.
- Clique em Gerenciador de Listas.
- Selecione a lista que será duplicada.
- Clique em Duplicar.
- Confirme a duplicação.
Imprimir Lista
- Clique na aba Produtos e Serviços, na tela principal do Shop.
- Clique em Gerenciador de Listas.
- Selecione a lista que será impressa.
- Clique em Imprimir.
- Informe as opções de impressão.
- Confirme a impressão.
Visualizar Lista
- Clique na aba Produtos e Serviços, na tela principal do Shop.
- Clique em Gerenciador de Listas.
- Selecione a lista cuja visualização prévia será feita.
- Clique em Visualizar.
- (Opcional) Clique em Imprimir.
Consultar Detalhes da Lista
- Clique na aba Produtos e Serviços, na tela principal do Shop.
- Clique em Gerenciador de Listas.
- Selecione as listas cujas consultas avançadas serão feitas.
- Clique em Consulta.
Informe as opções de filtragem da consulta.
É possível filtrar orçamentos ou eventos por: período, listas, "noivos ou aniversariantes", clientes ou produtos.
Clique em Filtrar.
Para remover os dados de filtragem, clique em
.- (Opcional) Utilize as opções adicionais da consulta avançada.
Personalizar colunas
- Clique em .
- Selecione, na tela Personalização, a coluna que deseja incluir mantendo o botão do mouse pressionado.
Arraste a coluna para a posição de sua preferência na grid da tela Consulta.
Para remover colunas da grid basta realizar o procedimento inverso, arrastando-a da grid para a tela Personalização.
- Feche a tela Personalização.
Definir Cenário
- Clique em .
Utilize as opções de definição de cenários.
Para mais detalhes sobre as opções de definição de cenário que também são comuns aos relatórios do sistema, consulte o tópico Cenários.
Agrupar Dados
Esse recurso permite agrupos das listas por colunas disponíveis no Gerenciados de Listas.
Para fazer esse agrupamento, siga os passos:- Clique na coluna pela qual você que agrupar as listas mantendo o botão do mouse pressionado.
Arraste a coluna para aparte superior do tírulo das coluna
Para remover o agrupamento, basta restaurar o padrão das colunas.
- Feche a consulta.
Avaliar Recurso
Utilize esta opção para fazer sua avaliação do Gerenciador de Listas.
- Clique na aba Produtos e Serviços, na tela principal do Shop.
- Clique em Gerenciador de Listas.
- Clique em Avaliar recurso.
Informe os dados da sua avaliação do Gerenciador de Listas.
Para mais detalhes sobre esta avaliação, consulte o tópico Feedback.
- Clique em Enviar.