Concilia Fácil - Tudo que você precisa saber sobre a conciliação automática de lançamentos

Como funciona a ferramenta Concilia Fácil


Na ferramenta Concilia Fácil, você pode acompanhar o status dos lançamentos para saber quais já foram verificados e quais ainda precisam de confirmação. Isso é feito por meio de marcações que você mesmo realiza. Os status disponíveis são: conciliado, não conciliado, pré-conciliado e pendente. Essas marcações ajudam a manter um controle claro e eficiente sobre o processo de conciliação.





Configurações para Conciliação


Para configurar a conciliação, você pode optar por fazê-la com base no Histórico ou no Documento. Siga este passo a passo para ajustar suas preferências:

  1. Acesse o sistema Contábil e vá para a aba Consulta;

  2. Abra a ferramenta Concilia Fácil;

  3. Clique em Configurações para Conciliação;

  4. Escolha o método de conciliação desejado.

  • Conciliar por Histórico: Selecionando esta opção, o sistema fará a conciliação com base no histórico dos lançamentos, considerando os prefixos já cadastrados.
  • Conciliar por Documento: Se você optar por esta configuração, o sistema realizará a conciliação usando a descrição do documento informado em cada lançamento. Se você marcar a opção Prefixo do Documento, o sistema também considerará os documentos e prefixos cadastrados.


 Os prefixos ajudam a tornar a busca e a conciliação automáticas dos lançamentos mais eficientes. Para configurar novos prefixos, clique no ícone correspondente. Isso permitirá que o sistema utilize esses prefixos para realizar a conciliação automática dos lançamentos conforme suas configurações.


Como realizar Ajuste em Bloco


O sistema permite que você concilie lançamentos em bloco, facilitando a atualização de múltiplos registros de uma vez. Para realizar esse procedimento, siga o passo a passo:


  1. Informe o código da empresa;

  2. Selecione o período desejado;

  3. Clique em Consultar para visualizar os lançamentos;

  4. Marque os lançamentos que você deseja atualizar o status;

  5. Na aba superior, clique em Ajustes em Bloco e escolha o status que você deseja aplicar aos lançamentos selecionados;

  6. Para finalizar a alteração clique em Efetivar Conciliação.







Conhecendo os Campos do Concilia Fácil


O sistema permite que você ajuste o layout de visualização dos lançamentos na ferramenta Concilia Fácil. Para criar um novo cenário ou configurar as colunas, siga o passo a passo:


  1. Acesse o Concilia Fácil e clique em Cenários;

  2. Na tela de seleção de Cenários, você pode Carregar um Cenário salvo no sistema, Salvar o Cenário atual, Importar Cenário salvo no seu computador e Apagar Cenário cadastrado), se necessário;

  3. No campo Colunas, clique para abrir uma tela onde você pode adicionar ou remover colunas conforme sua necessidade;

  4. Clique em Ajuda para ser direcionado ao nosso site, onde você encontrará materiais e tutoriais sobre o uso da ferramenta Concilia Fácil;

  5. Use a opção Avaliar Recurso para deixar um comentário e avaliar a ferramenta.



Status de Conciliação


A ferramenta ajuda você a acompanhar quais lançamentos precisam ser verificados para conciliação. Aqui estão os status que você encontrará e o que cada um significa:


  • Não Conciliado: O lançamento ainda precisa ser verificado;
  • Pré-Conciliado: Após filtrar a empresa e o período e clicar em Consultar, o sistema buscará os lançamentos e realizará as conciliações automáticas, marcando-os como Pré-Conciliado. Para finalizar e confirmar a conciliação, clique em Efetivar Conciliação;
  • Conciliado: O lançamento já foi conferido e está correto;
  • Pendente: O sistema permite marcar um lançamento como Pendente se você precisar demais tempo para verificar alguma informação antes de concluir a conciliação. 


Ao clicar em um dos status da conciliação (Pré-conciliados, Conciliados, Não Conciliados ou Pendentes), o sistema aplicará um filtro rapidamente, exibindo todos os lançamentos com o status selecionado.





Como filtrar os lançamentos por Contas


A ferramenta Concilia Fácil permite filtrar seus lançamentos por contas específicas, possibilitando a definição de uma Conta Inicial e uma Conta Final para a consulta. Isso facilita a visualização e análise dos lançamentos no intervalo de contas selecionado.

 

  1. Acesse a ferramenta Concilia Fácil;
  2. Selecione a Empresa e o Período desejados;
  3. Após consultar o movimento, clique no ícone para Filtrar por Contas;
  4. Insira a Conta Inicial e a Conta Final;
  5. Clique em Consultar para visualizar os lançamentos das contas filtradas.

  

Como realizar Conciliação Consolidada


A ferramenta Concilia Fácil permite filtrar seus lançamentos consolidando dados da matriz e das filiais. Para realizar uma consulta consolidada, siga os passos abaixo:

  1. Acesse a ferramenta Concilia Fácil;
  2. Selecione a Empresa Matriz;
  3. Marque a opção Consolidado para visualizar as filiais. Se necessário, você pode desmarcar qualquer filial específica;
  4. Informe o Período desejado;
  5. Clique em Consultar.

 

A conciliação será feita individualmente para a matriz e para cada filial. A opção de consolidação permite visualizar os lançamentos combinados, mas não realiza a conciliação entre lançamentos da matriz e das filiais.





Como cadastrar Prefixos


Os prefixos são essenciais para a busca e conciliação automática dos lançamentos, especialmente quando há lançamentos com o mesmo valor e data. Para garantir que a conciliação automática funcione corretamente, é necessário configurar um prefixo adequado. Siga o passo a passo abaixo para cadastrar e configurar um prefixo:

  1. Acesse a ferramenta Concilia Fácil;
  2. Clique em Configurações para Conciliação;
  3. Escolha o tipo de conciliação (Histórico ou Documento);
  4. Para adicionar um novo prefixo, clique no ícone ;
  5. Insira o prefixo desejado e clique em Gravar.

 

O Concilia Fácil permite cadastrar prefixos diferentes para cada lançamento. Por exemplo, caso tenha um lançamento com os históricos Pagamento Boleto 123 e Despesa 123, os prefixos Pagamento Boleto e Despesa devem ser cadastrados e no histórico serem seguidos de uma sequência numérica. 

O sistema só reconhece sequências numéricas informadas imediatamente após o prefixo cadastrado. Por exemplo, caso tenha cadastrado o prefixo 'Fornecedor' e o histórico do lançamento seja Forncedor N° 123456, considerando quenão é um número, essa sequência numérica não será reconhecida.