Como utilizar Centro de Custos no sistema Contábil
1° Passo: Criação do Centro de Custos
- Acesse o sistema WPHD, aba Cadastro e em seguida Centro de Custos;
- Clique no botão Novo Cadastro e em seguida informe o Nome e a Classificação Interna do Centro de Custos;
- Clique em Gravar.
2° Passo: Criação do Plano de Centro de Custos
- Clique no menu Centro de Custos, clique no botão Novo Cadastro e preencha as informações de classificação, tipo de Centro de Custos e a descrição;
Clique em Gravar.
O Plano de Centro de Custos é semelhante ao Plano de Contas, composto por níveis sintéticos e analíticos.
3° Passo: Habilitar empresa para trabalhar com Centro de Custos
- Acesse o sistema WPHD, aba cadastro e depois a opção empresas;
- No cadastro da empresa acesse a aba complementar e depois a aba informações para o Contábil e habilite a opção Centro de Custos e clique em gravar.
4° Passo: Informar Plano de Centro de Custos no Contábil
- Acesse o sistema Contábil, aba cadastros e depois empresas;
- Informe na opção Plano de Centro de Custos o modelo que criamos nas etapas 1 e 2;
- Clique em gravar.
5° Passo: Como fazer lançamentos com Centro de Custos
No sistema Contábil acesse a aba Lançamentos, opção Novos;
- Informe a empresa e clique em Novo;
- Informe a conta devedora e credora do Plano de Contas e ao lado informe o Centro de Custos dos lançamentos;
- Clique em Gravar.