Como utilizar Centro de Custos no sistema Contábil


1° Passo: Criação do Centro de Custos



  1. Acesse o sistema WPHD, aba Cadastro e em seguida Centro de Custos;
  2. Clique no botão Novo Cadastro  e em seguida informe o Nome e a Classificação Interna do Centro de Custos;
  3. Clique em Gravar.

2° Passo: Criação do Plano de Centro de Custos


  1.  Clique no menu Centro de Custos, clique no botão Novo Cadastro e preencha as informações de classificaçãotipo de Centro de Custos e a descrição;
  2. Clique em Gravar.


O Plano de Centro de Custos é semelhante ao Plano de Contas, composto por níveis sintéticos e analíticos.


3° Passo: Habilitar empresa para trabalhar com Centro de Custos


  1. Acesse o sistema WPHD, aba cadastro e depois a opção empresas;
  2. No cadastro da empresa acesse a aba complementar e depois a aba informações para o Contábil e habilite a opção Centro de Custos e clique em gravar.

4° Passo: Informar Plano de Centro de Custos no Contábil


  1. Acesse o sistema Contábil, aba cadastros e depois empresas;
  2. Informe na opção Plano de Centro de Custos o modelo que criamos nas etapas 1 e 2;
  3. Clique em gravar.

5° Passo: Como fazer lançamentos com Centro de Custos


  1. No sistema Contábil acesse a aba Lançamentos, opção Novos;

  2. Informe a empresa e clique em Novo;
  3. Informe a conta devedora e credora do Plano de Contas e ao lado informe o Centro de Custos dos lançamentos;
  4. Clique em Gravar