Nas configurações de Ordem de Serviço você determina suas preferências gerais de como a rotina deve funcionar.


  1. Acesse o Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Ordem de Serviço/ Geral.
  2. Realize as configurações de acordo com sua preferência, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Habilita Orçamento

    Marque está opção para habilitar o recurso de orçamento dentro do sistema Ordem de Serviço

    O aplicativo Ordem de serviço também verificará a configuração de alíquota máxima de desconto do PDV

    Marque esta opção para que o sistema verifique se o desconto concedido pelo usuário é superior a alíquota máxima PDV definida no Configurador do FatPDV, em Arquivo /Tabela/ Configuração de usuários. Se for, ele não permite a inclusão do desconto.

    Independentemente desta configuração estar marcada ou desmarcada, ao gravar a ordem de serviço/orçamento, o sistema verificará se o desconto concedido pelo usuário está dentro de sua faixa de alíquota permitida, configurada em Cadastro de Usuários / Usuários / Configurações de usuário/ Geral.

    Recupera os dados dos campos personalizados do Equipamento, do documento mais recente feito para o identificadorMarque esta opção para que, ao lançar uma Ordem de Serviço com as informações complementares preenchidas para o equipamento, o sistema guarde esses dados e os recupere na inclusão de uma nova Ordem de Serviço, ao informar o mesmo equipamento usado anteriormente.
    Informações para a personalização de títulos e mensagens

    No módulo de Ordem de Serviço os produtos nos quais serão executados o serviço são chamadas de Equipamento. Porém, a empresa pode alterar essa nomenclatura para outra que seja mais compatível com o seguimento.

    Ex: Em uma oficina, no lugar de “Equipamento”, a empresa pode alterar para “Veículo" e no lugar de "Identificador" para "Placa".

    É muito importante que o gênero esteja configurado de acordo com o nome. Se, por exemplo, for alterado de “Identificador” para “Placa” o gênero deverá ser alterado de masculino para o feminino.

    Natureza de lançamento para título a receber (sinal da ordem de serviço)

    Selecione a natureza de lançamento a ser utilizada para criar o título no sistema Contas a Receber, tendo em vista o sinal a ser recebido pela empresa antes do início do serviço. 

    Tipos de atendimento utilizados para assistência técnicaSelecione os tipos de atendimentos que serão usados para registrar os pareceres informados nas ordens de serviços.
    Código do preço padrão para produtos/serviçosSelecione o código de preço a ser utilizado como padrão no sistema Ordem de Serviço. Deste modo, caso possua vários preços informados no produto ou serviço, será possível definir qual será o mais usado nas ordens de serviços.
    Código do preço para insumosSelecione o código de preço a ser utilizado como padrão no sistema Ordem de Serviço. Desse modo, caso possua vários preços informados nos insumos, poderá ver qual será o mais usado nas ordens de serviço.
    Permitir selecionar a forma de ordenação dos insumos na impressão de ordem de serviçoMarque esta opção para que o usuário tenha permissão para ordenar como serão impressos os insumos vinculados à ordem de serviço.
    Encerrar atendimento ao faturar a ordem de serviço para o Faturamento
    • Marcada: ao faturar a ordem de serviço para o Faturamento, o sistema atualizará os status da ordem de serviço do atendimento para ''encerrado''.

    • Desmarcada: ao faturar a ordem de serviço para o Faturamento, o sistema atualizará o status da ordem de serviço para ''faturada''.

    Observações:

    Independentemente desta configuração, ao faturar a ordem de serviço para o PDV-Alterdata:

    • O sistema atualizará o status da ordem de serviço para "D" (DAV-OS);
    • O status da ordem de serviço será atualizado para "T" (Totalmente atendida), após o DAV ser processado pelo PDV-Alterdata e integrado com o Bimer.
    Obrigar o preenchimento do controle de execução do serviçoMarque esta opção para que o sistema não permita que o usuário realize o faturamento da ordem de serviço sem informar o controle de execução, esta tem duas finalidades: controlar a garantia do serviço e remunerar os mecânicos.
    Permitir informar dados de controle de execução para produtos

    Selecione esta opção para permitir realizar o controle de tempo dos produtos que não estão configurados como serviços.

    Exemplo:

    Será possível incluir o funcionário que executou a troca de uma peça, por exemplo, dentro de um determinado horário, com interrupção ou não.

  3. Clique em Gravar.