Como situação ocorre?
É comum que Bases Prosoft tenham um aumento de arquivos significativo conforme uso, e quando esta base atinge um tamanho muito elevado existem algumas orientações possíveis para auxiliar na liberação de espaço e limpeza do disco.
Não é de responsabilidade da Prosoft remover estes arquivos para liberação de espaço, os procedimentos deste guia devem ser considerados apenas para orientações, a exclusão dos arquivos deve ser realizada pelo cliente e é de responsabilidade dele mas em caso de dúvidas o suporte deve utilizar a base de conhecimento para orienta-lo. Vale ressaltar que os diretórios e orientações possuem relação com a Prosoft, e se aplicam exclusivamente ao sistema.
Em caso de necessidade de tratativas do tipo em nível 1, favor solicitar apoio do time de nível 2.
Orientações:
Boa parte dos arquivos Prosoft não podem ser removidos, principalmente por serem funcionais dentro do sistema, é comum que o cliente questione possibilidade de pastas referentes há anos anteriores serem removidas, como por exemplo pastas citadas na imagem abaixo:
Embora diretórios estejam relacionados há anos não vigentes não deve ser realizada a exclusão destas pastas pois isto irá impactar diretamente o uso do Prosoft, o mesmo deve ser considerado a pastas de movimentos fiscais de empresas antigas.
Existe um programa chamado TreeSizeFree, através dele é possível calcular a quantidade de arquivos das pastas afim de localizar qual diretório está ocupando um espaço maior, recomenda-se que, no cliente a ferramenta seja instalada e utilizada para que haja uma precisão maior nos arquivos a serem removidos, para isto, realize o Download do programa através do link:
Link do TreeSizeFree: https://drive.google.com/file/d/1G1c3IGpqx09GxYtErebJ0HwnJxy6oBxn/view?usp=sharing
Ao instalar o programa, basta selecionar o disco em que a leitura será realizada, e ele retornará todas as pastas e os respectivos tamanhos:
O que pode ser removido?
Não é recomendada a exclusão imediata destes arquivos, orienta-se que os arquivos citados abaixo sejam recortados para um diretório separado onde, devem permanecer por alguns dias (tempo deve ser decidido pelo cliente) se ausência dos arquivos não impactarem o sistema em alguns dias, então poderão ser removidos sem problemas:
- Pastas renomeadas com "-old" ; "–" ; "old" pois estas pastas não estão sendo lidas pelo sistema. Exemplo:
- Arquivos renomeados com "-old" ; "–" ; "old". Exemplo:
- Arquivos e pastas compactados com datas muito antigas, Exemplo:
Neste caso, deve-se confirmar se arquivos Prosoft compactados não são arquivos de backup, negando esta hipótese , podem ser removidos sem problemas.
- Arquivos de logs temporários:
-Os arquivos temporários da pasta: C:\log
-Arquivos de logs temporários da pasta: C:\Program Files (x86)\Prosoft\eSocialOnPremise\logs - Proemp´s não utilizadas:
É comum que proemp´s sejam criadas acidentalmente ou para realização de procedimentos do suporte, neste caso, vale verificar se todas as proemps no Servidor do cliente são utilizadas de fato por ele, para isto é necessário:
-Confirmar com o cliente quais são as proemp´s utilizadas pelo escritório.
-Verificar se dentro da Proemp existem os arquivos base como arquivos de extensão "DDF" e "MKD´s":
-Verificar se diretório PROEMP??\LFS possuí arquivos de extensão "DDF´s ou MKD´s".
-Verificar se diretório Proemp??\LFS possuí alguma empresa cadastrada (com movimentação), se exisitir, verificar se não se trata de uma empresa em que foi realizada transferência de base, pois existem casos de proemps criadas para realização da transferência de base, que ocupam espaço quando não removidas.
Se após verificações cliente constatar que não se trata de uma proemp utilizada pelo, prosseguir com a remoção.Em caso de dúvidas, não realize a remoção da Proemp.
- Arquivos deixados pelo suporte principalmente na área de trabalho.
É comum que durante o acesso sejam enviados arquivos como por exemplo executáveis de rotinas, Antecipações de manutenções (hotfix), Cópia de bases e arquivos coletados para a análise, executáveis de atualizações. Desta forma, é possível realizar a remoção de "vestígios" deixados pelo suporte na área de trabalho do cliente.Durante o acesso é importante, após finalização das tratativas, realizar a remoção de arquivos enviados para o cliente para evitar o acumulo de arquivos desnecessários.
7. Pastas com nome "Bsuporte" ou com número de número de atendimentos, Exemplo:
Pastas assim podem ser removidas pois são na verdade cópias realizadas pelo suporte com a ferramenta ProCopy (para coleta de base), que foram deixadas na base do cliente.
É pratica do suporte ao realizar o procedimento de transferência de base de uma empresa renomear a pasta original (geralmente com muitos anos de movimento) e mantendo a no diretório ?:\PROEMP00\LFS conforme print em anexo:
Isto pode impactar em um aumento significativo do espaço, caso o aplicativo TreeSizeFree aponte a pasta PROEMP00\LFS como uma de tamanho elevado, vale revisar se a pasta não aloca muitas pastas de empresas renomeadas (seja por transferência de base ou por outra razão), neste caso, pode ser sugerido ao cliente a mover estas empresas renomeadas para um HD externo ou drive, como um backup, assim liberando espaço no disco.
O procedimento citado anteriormente não deverá ser realizado pelo suporte, somente apresentado ao cliente e ficará a critério dele prosseguir conforme necessidades, jamais orientar a exclusão destas pastas, apenas informar que foram mantidos no sistema os últimos 10 anos transferidos conforme procedimento, e que a pasta aloca movimentos anteriores a este.