Ao habilitar uma das integrações abaixo e preencher suas configurações será realizado um envio inicial das informações do Bimer para o sistema habilitado.

Conciliare


Este recurso deve ser configurado para informar quais empresas integrarão com o Conciliare

  1. Acesse o Configurador Bimer em Geral / Ferramentas / Opções de integradores.
  2. Marque a opção Habilitar integração, na aba Conciliare.
  3. Realize o login no passaporte Alterdata, caso seja o primeiro acesso.
  4. Na aba Conciliare, informe os dados necessários, incluindo os campos:
    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...  

    Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Table Filter macro.

    The table is being loaded. Please wait for a bit ...

    Campo

    Descrição

    Código do assinanteEste é o seu código de cliente cadastrado na Alterdata.
    Tipo de integração

    Selecione qual integrador o Conciliare irá utilizar: Boa Vista ou Concil

    Ao selecionara opção Boa Vista, será exibida a coluna Código de integração no campo Empresas, para inserção do código da empresa no Boa Vista®.

    Boa Vista
    Informe a chave de acesso e chave secreta Boa Vista® para configurar a integração com o Conciliare.
    Concil

    Informe o código do cliente Concil®.

    Este é um código que a empresa Concil® gera internamente sobre cada cliente da Alterdata que possui a integração, onde a Concil® deve repassá-lo ao consultor VIP/analista Alterdata para que a integração possa ocorrer, e assim o sistema Bimer exportará os dados dos títulos direto para o código informado neste campo.

    Data de início de IntegraçãoA data inicial para envio das vendas em cartão de crédito para o Conciliare. Serão enviadas as vendas que contenham data de emissão igual ou superior à informada.
    Empresas

    Selecione as empresas assinantes.

    Formas de pagamento em cartão

    Clique em para selecionar as formas de pagamento utilizadas na integração Bimer X Conciliare. Na tela de seleção são apresentadas todas as formas de pagamento cadastradas no Bimer com o tipo cartão.

    Além de selecionar as formas de pagamento, é necessário informar a bandeira do cartão e as adquirentes, sendo as intermédias entre a empresa e as administradoras de cartões, geralmente proprietárias do POS ou TEF utilizado.

    Gerar os lotes de baixa marcados para liberação automática
    • Marcada: ao receber o título, o sistema criará um lote de baixa no Contas a receber (FinAReceber) que, em conjunto com a tarefa GELiberaLoteBaixaAReceber (executada através do aplicativo GEAgente), liberará automaticamente o lote criado.

      Para o cadastro da Tarefa, acesse o Configurador Bimer em Geral/ Tarefas e aponte para o sistema GELiberaLoteBaixaAReceber. Em seguida, cadastre a Tarefa agendada vinculando a tarefa criada.

    • Desmarcada: ao receber o título, o sistema criará um lote de baixa no Contas a receber (FinAReceber) e mesmo em conjunto com a tarefa GELiberaLoteBaixaAReceber (executada através do aplicativo GEAgente) o lote permanecerá em Aberto, ou seja, o usuário deverá acessar os lotes de baixa criados e realizar a liberação de maneira manual.
    Gerar lotes de baixa por bandeira
    • Marcada: os lotes de baixa serão agrupados também por bandeira do cartão de crédito, conforme a configuração da forma de pagamento. Dessa forma, para cada empresa, data de vencimento diferente e bandeira distintas, será gerado um lote de baixa diferente.
    • Desmarcada: apenas serão obedecidos agrupamentos por empresa e por data de vencimento.
    Gerar lotes de baixa agrupados por forma de pagamento
    • Marcada: os lotes de baixa serão agrupados também pelas formas de pagamento em cartão. Para cada empresa, data de vencimento diferente e forma de pagamento distinta será gerado um lote de baixa diferente.
    • Desmarcada: serão obedecidos agrupamentos por empresa e por data de vencimento.

      Pode-se usar as opções Gerar lotes de baixa por bandeira e Gerar lotes de baixa por forma de pagamento ao mesmo tempo, dessa maneira, será criado um lote de baixa diferente a cada empresa, data de vencimento, bandeira e forma de pagamento distintos.

    Integração com PDV
    • Alterdata: essa opção deve ser selecionada caso utilize o PDV Alterdata. Com isso, será disponibilizada no campo Formas de pagamento em cartão a coluna Adquirentes. Indique quais são as adquirentes utilizadas para cada forma de pagamento do tipo Cartão.
    • Terceiros: essa opção deve ser selecionada para clientes que utilizem outro sistema de PDV. Ou seja, para que sistemas de outras empresas possam integrar os títulos gerados ao Conciliare. Atualmente a integração de terceiros é realizada apenas com o sistema da Interfacenet onde pode-se receber os títulos gerados a partir do PDV deste sistema, para serem integrados com o Bimer e futuramente levados ao Conciliare.
    Informações de Baixa

    Este campo deve ser preenchido com os tipos de baixa que serão utilizados quando os recebimentos forem enviados para o sistema Bimer, onde os cadastros dos tipos de baixa serão vinculados nos lotes de baixa.

    • Tipo de baixa final (gera numerário): Usado quando o título for baixado totalmente gerando valores a receber para a empresa;
    • Tipo de baixa parcial (gera numerário): Usado quando o título for baixado parcialmente gerando valores a receber para a empresa;
    • Tipo de baixa final (sem numerário): Será utilizado para serem baixados títulos no sistema Bimer sem numerário, os quais foram emitidos, mas por algum motivo não serão aproveitados.
    • Evento para taxa de administração: Este evento deve ser cadastrado com o tipo 'Dedução', pois ele registrará o valor a ser deduzido pela Administradora do cartão conforme a taxa cobrada sobre cada pagamento.
  5. Clique em Ok.



Ratio


Ao habilitar a integração e preencher todas as configurações abaixo, será realizado um envio inicial das informações do Bimer para o Ratio através do Integrador Bimer x Ratio, que enviará todas as informações de títulos, faturamento e estoque a partir do primeiro dia do ano anterior de exercício.

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Geral/ Ferramentas/ Opções de integradores.
  2. Clique na aba Ratio.
  3. Marque a opção Habilitar integração.
  4. Caso seja o primeiro acesso, realize o login no passaporte Alterdata.
  5. Informe os dados nos demais campos:  

    Campo

    Descrição

    Identificador do assinanteSerá preenchido automaticamente ao logar no passaporte (primeiro acesso) ou ao clicar no botão do passaporte Alterdata e realizar o login.
    Reenviar dados de exportação

    Ao utilizar esse botão, o sistema solicitará confirmação para o procedimento e limpará todos os dados de integração anteriores com o Ratio, reenviando todas as informações conforme o filtro atual.

    EmpresasDeve ser preenchido com a(s) empresa(s) que será enviada para o Ratio através da rotina integração. Apenas as empresas configuradas neste campo serão consideradas nos valores apresentados ao processar os DRE's do Ratio.
    Operação de venda

    As operações selecionadas neste campo serão utilizadas para compor o valor das seguintes origens de cálculo do Ratio:

    • Vendas do período
    • ICMS sobre as vendas do período
    • IPI sobre as vendas do período
    • Comissão sobre as vendas do período
    • Custo das mercadorias vendidas no período - Contábil

    Esse filtro será utilizado apenas para as vendas. Os títulos gerados por essas vendas serão enviados para o Ratio normalmente.

  6. Marque a opção Considerar documentos gerados pelo PDV Alterdata e Spice com data de emissão do dia anterior emitidos até às XX.XX e informe a hora limite do documento para que o sistema verifique o horário da data de emissão do documento. Caso seja igual ou inferior ao horário configurado, o integrador do Ratio ajustará a data de emissão do documento para o dia anterior somente para realizar a integração com o Ratio, sem realizar nenhuma alteração no banco de dados do Bimer.

    Somente os documentos gerados pelo PDV Alterdata e Spice são importados com a informação de hora.

    Horário configurado: 05:00

    Documento PDV Alterdata - 1
    Data de emissão: 02/01/2021 04:50:00
    Data de emissão integrada com Ratio: 01/01/2021 00:00:00

    Documento PDV Alterdata - 2
    Data de emissão: 02/01/2021 05:10:00
    Data de emissão integrada com Ratio: 02/01/2021 00:00:00

  7. Clique em Ok.