Como preencher o Sintegra

Saiba como gerar o arquivo Sintegra no Shop.

  1. Acesse no Contador / Exportação para o SINTEGRA.

    Na tela inicial do SINTEGRA serão apresentados alguns artigos da base de conhecimento, caso desejar pode clicar no link dos artigos para acessar seu conteúdo ou clique em Avançar.

  2. Na tela seguinte digite ESTOU CIENTE e clique em Avançar.
  3. Na tela seguinte devem ser configuradas as informações gerais para geração do arquivo.

    • Período de Geração: Informe a data Inicial para geração do arquivo e o sistema preencherá automaticamente o período final.
    • Entrega: Informe a data de entrega do arquivo.
    • UF: Informe o estado em que deseja que o Sintegra leve os documentos. Por padrão deixamos selecionado Todos os Estados, porém se você desejar que o Sintegra leve documentos gerados apenas para uma UF especifica, pode informá-la neste campo.
    • Registro 60 – Leva as informações e prestações realizadas em documentos fiscais emitidos por equipamento emissor de cupom fiscal.
    • Registro 60D – Registro Diário, registra mercadoria ou serviço constante em documento fiscal emitido por PDV, ou ECF.
    • Registro 60I – Itens de documentos fiscais registrados no ECF.
    • Registro 60R – Resumo mensal.
    • Registro 74 – Registro de Inventário, leva dados referente ao estoque do sistema, deve estar sempre acompanhado do registro 75 correspondente (Registro 75 – leva o código de produto ou serviço).

      O registro 74 deve ser marcado  para ser gerado no arquivo uma vez ao ano, que geralmente é no mês de fevereiro do ano atual ou quando o contador solicitar.

    • Registro 61R – Documentos Fiscais não emitidos por equipamento emissor de cupom fiscal.
    • Registro 50 para modelo 04 – Notas fiscais de compras e vendas. Documentos que usam modelo 04 são Notas Fiscais de Produtor.

      Caso tenha alguma dúvida quanto a quais dados devem ser informados nessa tela, deve ser verificado com o contador da empresa.

  4. Após informar os dados desejados, clique em Avançar.
  5. Na tela seguinte temos informações referentes ao IPI que podem ser marcadas:

    • Registro 50 – Lançar o valor do IPI não somado a base de ICMS no campo outros ICMS: marque essa opção para que o IPI não seja somado com a base ICMS.
    • Registro 51 - Indique se os valores sem a incidência de IPI vão ser informados no campo Isenta ou não-tributada ou se irá pro campo Outras.

  6. Clique em Avançar.

    • Informe o padrão do arquivo magnético, essa informação determinará quais os dados e registros que serão inseridos no arquivo SINTEGRA. Por padrão o sistema vem configurado com o tipo de arquivo  Convênio 57/95 com a redação dada pelo convênio 96/97 – Totalidade das operações, porém essa informação irá variar para cada estado, segmento e tipo de produto.

  7. Clique em Avançar.
  8. Na tela de Natureza de operações informadas, essa informação será relativa para cada estado, segmento e tipo de produto. Por padrão, o sistema traz a opção 3 – Totalidade das operações do informante, utilizado pela maioria dos estados.

  9. Clique em Avançar.

    • Na tela de Finalidade do Arquivo Magnético o usuário definirá para que fim o arquivo está sendo gerado, por padrão o sistema vem configurado com 1 – Normal.

  10. Clique em Avançar.

  11. Na tela Informe o local onde deve ser Gerado o Livro em Disco / Sintegra informamos no campo Diretório destino padrão para todas as empresas o diretório/pasta onde queremos que o arquivo SINTEGRA gerado.

    • No campo Código do produto gerado no TXT, selecionamos qual o código de produtos queremos que seja levado para o SINTEGRA, podendo ser Código no Escrita Fiscal (localizado nos dados fiscais do cadastro de produto) ou Código Principal (código principal do cadastro de produtos).


  12. No campo Data de Inventário, configuramos uma data para o inventário, porém esse campo só deve ser informado se o registro 74 estiver marcado.

  13. Clique em Avançar.

    • Na tela Empresa(s) para geração do arquivo podemos no campo Código selecionar as empresas cadastradas no sistema para geração do SINTEGRA.

    • Em Configurações – Contador podemos informar ou alterar os dados do contador que serão levados para o SINTEGRA.

  14. Clique em Concluir.

    Se não houver nenhuma inconsistência na geração do arquivo, ele será gerado corretamente no diretório informado.
    O arquivo SINTEGRA gerado no Shop  deve ser validado no Validador do SINTEGRA e se estiver sem erros deve ser enviado ao contador.