Através desta rotina é possível importar os dados de um determinado sistema para a base de dados dos aplicativos Bimer via DLL ou configurar manualmente um layout para importação ou exportação, informando dados que serão utilizados para o processamento da rotina. 

Atualmente, o Bimer importa somente os seguintes dados: Característica de Produto, Característica de Pessoas, Cálculo de ICMS, Classificação Fiscal do Produto, Clientes, Contas a Pagar, Contas a Receber, Empresas, Família de Produto, Fornecedores, Forma de Pagamentos, Funcionários, Grupo de Produtos, Natureza de Operação, Operações, Prazo, Produto, Representantes, Tabela de Preço e Transportadora.

Atenção:

Antes de realizar esta rotina, é primordial que as configurações necessárias já tenham sido realizadas.


DLL de importação/exportação


  1. Acesse o Configurador Bimer em Geral/ FerramentasImportações/Exportações de dados.
  2. Selecione a opção DLL de importação/exportação.
  3. Clique em Avançar.
  4. Informe a pessoa como cliente ou fornecedor que terá seus dados atualizados com os dados de outro sistema.
  5. Informe o período inicial e final dos dados a serem coletados de outro sistema para importação no Bimer.

    Caso não seja informado nenhum período neste campo, serão importados ou exportados todos os dados, independente do período.

  6. Selecione as rotinas de importação ou exportação de dados para processamento. Ex: Importação Shop x Bimer ERP.

  7. Clique em Concluir.
  8. Confirme a execução da rotina. 

    Após a conclusão da importação de dados, o sistema vai apresentar uma nova mensagem informando que a operação foi concluída com êxito. Ao clicar em OK nesta mensagem, será apresentada ainda uma tela de ocorrência para informar o que foi importado e quais registros não foram, junto à justificativa.

Layout configurado pelo usuário 


  1. Acesse o Configurador Bimer, em Geral/ FerramentasImportações/Exportações de dados.
  2. Selecione a opção Layout configurado pelo usuário.
  3. Informe os dados para cadastrar a rotina nas aba apresentadas, incluindo os campos: 

    CampoDescrição
    Arquivo para Importação de Dados

    Informe o diretório onde se encontram os arquivos com a relação de produtos gerada por outro sistema como, por exemplo, Shop. Com isso, o sistema resgata os campos de código do produto, código da tabela de preço e os respectivos valores.

    Ao importar tabela de produtos, caso seja encontrado um produto já cadastrado na base de dados com o mesmo código principal informado na planilha, os dados deste serão sobrescritos.

    Especificação de importação

    O formato do arquivo que será utilizado na importação ou exportação dos dados.

    Configurar especificação

    Possibilita configurar o formato de importação de dados e a especificação do arquivo conforme preferência.

    a. Clique em Configurar especificação .
    b. Selecione o formato do arquivo que deseja importar. Para utilizar planilhas, por exemplo, selecione XLS.
    c. Clique em Avançar.
    d. No campo Importar Arquivo, selecione o documento no formato desejado.
    e. Clique em Avançar.
    f. (Opcional) Estabeleça algumas opções adicionais sobre a planilha. Se a sua planilha possuir na primeira linha um cabeçalho, por exemplo, informe que os dados estão a partir da linha 2.
    g. Clique em Avançar.
    h. Analise a "prévia" do documento escolhido e, caso necessário, altere o vínculo das colunas com os campos para destinar os dados da importação.
    i. (Opcional) Posicione os mapas para especificar a correspondência entre campos da Origem e no Destino.
    j. Clique em Avançar.
    k. Clique em Salvar, no quadro especificações, para armazenar o arquivo que contém as configurações da importação. Este arquivo tem extensão .smi e pode ser utilizado em qualquer base de dados.

    Empresa

    A informação da empresa que terá seus dados atualizados com os dados de outro sistema. Ao realizar uma importação de produtos, o sistema vincula todos os produtos com a empresa cadastrada, inclusive os que possuem quantidade em estoque zerada.

    CampoDescrição
    Arquivo para importação de dadosInforme o diretório onde se encontram, em seu computador, os arquivos contendo a relação de preços gerada por outro sistema como, por exemplo, o Shop.
    Especificação de Importação

    O formato do arquivo que será utilizado na importação ou exportação dos dados.

    Configurar especificação

    Possibilita configurar o formato de importação de dados e a especificação do arquivo conforme preferência.

    a. Clique em Configurar especificação .
    b. Selecione o formato do arquivo que deseja importar. Para utilizar planilhas, por exemplo, selecione XLS.
    c. Clique em Avançar.
    d. No campo Importar Arquivo, selecione o documento no formato desejado.
    e. Clique em Avançar.
    f. (Opcional) Estabeleça algumas opções adicionais sobre a planilha. Se a sua planilha possuir na primeira linha um cabeçalho, por exemplo, informe que os dados estão a partir da linha 2.
    g. Clique em Avançar.
    h. Analise a "prévia" do documento escolhido e, caso necessário, altere o vínculo das colunas com os campos para destinar os dados da importação.
    i. (Opcional) Posicione os mapas para especificar a correspondência entre campos da Origem e no Destino.
    j. Clique em Avançar.
    k. Clique em Salvar, no quadro especificações, para armazenar o arquivo que contém as configurações da importação. Este arquivo tem extensão .smi e pode ser utilizado em qualquer base de dados.

    EmpresaA informação da empresa que terá seus dados atualizados com os dados de outro sistema.
    Tabela de preçosInforme a tabela de preço que será reajustada com a importação do arquivo.

    Atualizar o preço dos produtos encontrados priorizando pelo tipo abaixo

    Selecione esta opção para que o sistema atualize o preço dos produtos encontrados priorizando o tipo de código do produto configurado abaixo deste campo.
    Atualizar o preço apenas dos produtos encontrados com o tipo de código abaixoSelecione esta opção para que o sistema atualize o preço apenas dos produtos encontrados com o tipo de código do produto configurado abaixo deste campo.
    Tipo de código do produtoInforme o tipo de código do produto que será utilizado na rotina de importação.
    CampoDescrição
    Arquivo para importação de dadosInforme o diretório onde se encontram os arquivos contendo a relação de pessoa gerada por outro sistema. Ex: Shop.
    Especificação de importação

    O formato do arquivo que será utilizado na importação ou exportação dos dados.

    Configurar especificação

    Possibilita configurar o formato de importação de dados e a especificação do arquivo conforme preferência.

    a. Clique em Configurar especificação .
    b. Selecione o formato do arquivo que deseja importar. Para utilizar planilhas, por exemplo, selecione XLS.
    c. Clique em Avançar.
    d. No campo Importar Arquivo, selecione o documento no formato desejado.
    e. Clique em Avançar.
    f. (Opcional) Estabeleça algumas opções adicionais sobre a planilha. Se a sua planilha possuir na primeira linha um cabeçalho, por exemplo, informe que os dados estão a partir da linha 2.
    g. Clique em Avançar.
    h. Analise a "prévia" do documento escolhido e, caso necessário, altere o vínculo das colunas com os campos para destinar os dados da importação.
    i. (Opcional) Posicione os mapas para especificar a correspondência entre campos da Origem e no Destino.
    j. Clique em Avançar.
    k. Clique em Salvar, no quadro especificações, para armazenar o arquivo que contém as configurações da importação. Este arquivo tem extensão .smi e pode ser utilizado em qualquer base de dados.

    Não importar pessoas já cadastradas na categoria selecionada
    • Marcada: o sistema irá validar se a pessoa já está cadastrada na categoria selecionada e, caso esteja, ela não irá cadastrar ou atualizar qualquer informação da pessoa.
    • Desmarcada: o sistema irá cadastrar ou atualizar as informações da pessoa.
    Utilizar o código de pessoa informado no arquivo
    • Marcada: o sistema cadastra a pessoa com o código informado no arquivo.
    • Desmarcada: o sistema gera o código conforme o sequencial do sistema.
    CampoDescrição
    Arquivo para importação de dadosInforme o diretório onde se encontram os arquivos contendo a relação de títulos a receber gerada por outro sistema.
    Especificação de importaçãoO formato do arquivo que será utilizado na importação ou exportação dos dados.

    Configurar especificação

    Possibilita configurar o formato de importação de dados e a especificação do arquivo conforme preferência.

    a. Clique em Configurar especificação .
    b. Selecione o formato do arquivo que deseja importar. Para utilizar planilhas, por exemplo, selecione XLS.
    c. Clique em Avançar.
    d. No campo Importar Arquivo, selecione o documento no formato desejado.
    e. Clique em Avançar.
    f. (Opcional) Estabeleça algumas opções adicionais sobre a planilha. Se a sua planilha possuir na primeira linha um cabeçalho, por exemplo, informe que os dados estão a partir da linha 2.
    g. Clique em Avançar.
    h. Analise a "prévia" do documento escolhido e, caso necessário, altere o vínculo das colunas com os campos para destinar os dados da importação.
    i. (Opcional) Posicione os mapas para especificar a correspondência entre campos da Origem e no Destino.
    j. Clique em Avançar.
    k. Clique em Salvar, no quadro especificações, para armazenar o arquivo que contém as configurações da importação. Este arquivo tem extensão .smi e pode ser utilizado em qualquer base de dados.

    CampoDescrição
    Arquivo para importação de dados

    Informe o diretório onde se encontram os arquivos contendo a relação de títulos a pagar gerada por outro sistema. 

    • Caso haja um arquivo contendo títulos diferentes com mesma informação de Número de título, Empresa, Pessoa, porém com data de vencimento diferente, será gravado apenas 1 desmembramento por natureza e 1 centro de custo para o título. No caso de importação de títulos a pagar por layout, o título sempre será criado com apenas uma natureza, visto que cada linha no arquivo representa 1 título e não é possível informar mais de um item ou centro de custo para o título.

    • Os títulos serão importados apenas com o nome do título e sem o código da pessoa quando não houver um registro correspondente ao fornecedor na base de dados. 

    A categoria padrão para títulos a pagar é Fornecedor. Caso a categoria da pessoa não seja informada no arquivo e a pessoa do título não esteja cadastrada na categoria padrão, o título será importado, porém, ficará com a categoria da pessoa padrão e com o código da pessoa vazio.

    Independente se a pessoa existe ou não na base de dados, essa pessoa não será encontrada e o título será importado, porém, ficará com a categoria padrão e sem a informação do código da pessoa, se o código externo, código interno e CPF/CNPJ não estiverem preenchidos na planilha.


    Código das categorias de pessoas que podem ser preenchidos no campo Tipo de categoria da pessoa, são:
    R: Representante
    C: Cliente
    U: Funcionário
    I: Transportador
    P: Prospectado
    E: Terceiro
    G: Suspect


    Especificação de importaçãoO formato do arquivo que será utilizado na importação ou exportação dos dados.

    Configurar especificação

    Possibilita configurar o formato de importação de dados e a especificação do arquivo conforme preferência.

    a. Clique em Configurar especificação .
    b. Selecione o formato do arquivo que deseja importar. Para utilizar planilhas, por exemplo, selecione XLS.
    c. Clique em Avançar.
    d. No campo Importar Arquivo, selecione o documento no formato desejado.
    e. Clique em Avançar.
    f. (Opcional) Estabeleça algumas opções adicionais sobre a planilha. Se a sua planilha possuir na primeira linha um cabeçalho, por exemplo, informe que os dados estão a partir da linha 2.
    g. Clique em Avançar.
    h. Analise a "prévia" do documento escolhido e, caso necessário, altere o vínculo das colunas com os campos para destinar os dados da importação.
    i. (Opcional) Posicione os mapas para especificar a correspondência entre campos da Origem e no Destino.
    j. Clique em Avançar.
    k. Clique em Salvar, no quadro especificações, para armazenar o arquivo que contém as configurações da importação. Este arquivo tem extensão .smi e pode ser utilizado em qualquer base de dados.

  4. (Opcional) Marque a opção Renomear o arquivo após a importação para que o sistema renomeie o arquivo utilizado na importação, adicionando o .ERRO caso não seja realizada corretamente ou OK se for concluída com sucesso.

  5. Clique em Concluir.

  6. Confirme a execução da rotina.

    Após a conclusão da importação de dados, o sistema apresenta uma nova mensagem informando que a operação foi concluída com êxito. Ao clicar em OK nesta mensagem, será apresentada ainda uma tela de ocorrência para informar o que foi importado e quais os registros que não foram, junto à justificativa.