Autor do artigo: Mariapaula.sup.pack
Neste artigo veremos como realizar o cadastro das bases e alíquotas de IRPJ e CSLL no sistema Escrita Fiscal.
Como cadastrar as bases de IRPJ e CSLL?
O cadastro das bases e alíquotas de IRPJ e CSLL no sistema Escrita Fiscal poderá ser feito em dois locais, dependendo do tipo de movimento que deseja apurar. Para isso, antes de tudo, identifique qual o movimento sua empresa utiliza, são eles:
- Notas fiscais
- Notas de serviços
Veremos nos tópicos abaixo como realizar os cadastros.
Como cadastrar as bases de IRPJ e CSLL para empresas que trabalham com Notas Fiscais?
Para as empresas que trabalham com a emissão de Notas fiscais, o cadastro será feito no próprio cadastro da empresa, para isso:
- Acesse a aba Cadastros > Empresas > aba Alíq. Federais > sub aba IR/CSLL/C. Prev.;
- Clique em Adicionar e cadastre todo o ano que irá apurar os tributos;
- Preencha os campos "(%) Base" e "(%) Alíq." com os percentuais correspondentes a tributação da empresa;
- Clique na Lupa e selecione a guia correspondente a cada Tributo;
- Clique em Gravar.
Como cadastrar as bases de IRPJ e CSLL para empresas que trabalham com Serviços?
Para as empresas que trabalham com a emissão de Notas de serviços prestados, o cadastro será feito dentro do Código de Operação. Para isso, acesse:
- Acesse a aba Cadastros > Operações de Receita / Dedução > Novo ;
- Preencha todas as informações da aba Dados;
- Na aba Tributos, clique em Adicionar e cadastre o Ano que irá apurar os tributos;
- Marque o Check box ao lados dos tributos Contribuição Social e IRPJ/Simples;
Preencha os campos Perc. Base e Alíquota de acordo com o tipo de tributação da empresa;
Clique em Gravar.
Caso seja necessário lançar um valor de receita em "Lançamentos > Receitas e Deduções", que apure IRPJ e CSLL basta configurar no Código de Operação a aba Tributos assim como fizemos para serviços.