Como cadastrar as bases de IRPJ e CSLL?

Autor do artigo: Mariapaula.sup.pack


Neste artigo veremos como realizar o cadastro das bases e alíquotas de IRPJ e CSLL no sistema Escrita Fiscal.



Como cadastrar as bases de IRPJ e CSLL?


O cadastro das bases e alíquotas de IRPJ e CSLL no sistema Escrita Fiscal poderá ser feito em dois locais, dependendo do tipo de movimento que deseja apurar. Para isso, antes de tudo, identifique qual o movimento sua empresa utiliza, são eles: 


  • Notas fiscais
  • Notas de serviços

Veremos nos tópicos abaixo como realizar os cadastros.

Como cadastrar as bases de IRPJ e CSLL para empresas que trabalham com Notas Fiscais?


Para as empresas que trabalham com a emissão de Notas fiscais, o cadastro será feito no próprio cadastro da empresa, para isso:


  1. Acesse a aba Cadastros > Empresas > aba Alíq. Federais > sub aba IR/CSLL/C. Prev.;
  2. Clique em Adicionar e cadastre todo o ano que irá apurar os tributos;
  3. Preencha os campos "(%) Base" e "(%) Alíq." com os percentuais correspondentes a tributação da empresa;
  4. Clique na Lupa e selecione a guia correspondente a cada Tributo;
  5. Clique em Gravar



Como cadastrar as bases de IRPJ e CSLL para empresas que trabalham com Serviços?


Para as empresas que trabalham com a emissão de Notas de serviços prestados, o cadastro será feito dentro do Código de Operação. Para isso, acesse:

  1. Acesse a aba Cadastros > Operações de Receita / Dedução > Novo ;
  2. Preencha todas as informações da aba Dados;
  3.  Na aba Tributos, clique em Adicionar e cadastre o Ano que irá apurar os tributos;
  4. Marque o Check box ao lados dos tributos Contribuição Social e IRPJ/Simples;
  5. Preencha os campos Perc. Base e Alíquota de acordo com o tipo de tributação da empresa;

  6. Clique em Gravar.


Caso seja necessário lançar um valor de receita em "Lançamentos > Receitas e Deduções", que apure IRPJ e CSLL basta configurar no Código de Operação a aba Tributos assim como fizemos para serviços.