Autorizador gerencial em pedido de venda e OS

Você utiliza o Pedido de Venda e/ou Ordem de Serviço e deseja controlar melhor a concessão de desconto nessas rotinas? Então eu tenho a solução para você! Vem comigo! (grande sorriso)

O Autorizador Gerencial é um recurso do Bimer UP que funciona em diversas rotinas no Bimer (Controle Orçamentário, Financeiro, Estoque e Faturamento), mas nesse artigo eu vou te explicar como você consegue utilizá-lo nos cadastros de pedidos de venda e ordens de serviço

Como utilizar?

Imagine que você tem uma política em que os seus vendedores podem conceder até 10% de desconto, tanto nos pedidos de venda como nas ordens de serviço. 
Agora imagine que você deseja um recurso web em que, ultrapassando esses 10%, o vendedor precisa da sua autorização para conceder esse desconto.
É aí que entra o Autorizador Gerencial!
Por ser um recurso web, você não precisa estar presencialmente na empresa para conceder essa autorização. E melhor, você pode utilizar até o seu celular para isso! Legal, né!? 

Para utilizar o recurso do Autorizador Gerencial, você precisa ter o Bimer UP! Caso você não o tenha, entre em contato com o nosso setor comercial.


Configurações

Primeiro você precisa cadastrar a faixa de alíquota de desconto e vincular em cada usuário. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Acesse Cadastro de usuários / Faixa de alíquotas;
  • Clique em Novo, informe uma descrição e coloque as alíquotas inicial e final;
  • Feito isso, basta salvar.


Você poderá cadastrar várias faixas de alíquota de acordo com a hierarquia de quem pode autorizar descontos maiores.

Por exemplo: uma faixa de alíquotas para vendedores, uma outra faixa de alíquota para supervisores e uma terceira faixa de alíquotas para gerentes.


Depois de cadastrar as faixas de alíquota, você precisará vincular essas faixas aos seus respectivos usuários. Para isso:

  • Acesse Cadastro de usuários / Usuários;
  • Localize o usuário desejado;
  • Clique em Editar;
  • Clique em Configurações do usuário / Geral;
  • Informe a faixa de alíquotas cadastrada no campo "Faixa de alíquota permitida para conceder desconto";
  • Por último, salve as alterações.


Repita o processo acima para todos os usuários desejados.


Feitos os processos acima, você deverá conceder permissão para aqueles que terão acesso ao Autorizador Gerencial. Para isso:

  • Acesse Cadastro de usuários / Perfil de usuário;
  • Localize o perfil utilizado por aquele que poderá autorizar descontos;
  • Vá em "Acessos gerais";
  • Localize "Autorizador gerencial" e habilite a chave clicando com o botão direito sobre ela;
  • Feito isso, basta salvar.


Rotina

Depois de realizar as configurações, o recurso já está pronto para ser utilizado. Quando o usuário criar um pedido de venda ou OS com uma alíquota de desconto maior do que aquela que está configurada em seu usuário, ao tentar salvar, o sistema apresentará uma tela informando que o desconto está superior ao que ele pode conceder.


Em seguida, aparecerá uma tela para informar o login de outro usuário que possa realizar a autorização, ou ainda, solicitar a liberação. 


Feito isso, a solicitação passará a aparecer no Bimer UP / Geral / Autorizador gerencial. Nessa tela, clique em "Responder" ao lado do registro do pedido. 


Na tela seguinte, você poderá autorizar ou negar a solicitação. Caso você negue, o vendedor deverá ajustar o desconto e, se necessário, solicitar uma nova autorização. Caso você autorize, o usuário poderá seguir com o faturamento do pedido.
Ah, e você também consegue visualizar detalhes do pedido para ajudar na análise. Além disso, pode ser que o vendedor tenha solicitado descontos diferentes para cada item do pedido. Dessa forma, você pode, por exemplo, aprovar um e negar o outro. 

Foi utilizado como exemplo um pedido de venda, mas com as ordens de serviço é a mesma lógica. Beleza!?

Informação importante!

O sistema considerará qualquer forma de concessão de desconto:

• No item, informando alíquota ou valor, no campo desconto;
• No item, alterando o “Vl. Unitário” para um valor menor que o da tabela de preços;
• Na capa do pedido de vendas, aba “outros” » desconto em alíquota ou valor. 


Após clicar em "aprovar" ou "negar", basta salvar. Assim, o status do pedido é automaticamente modificado no Bimer. Ah, e a conexão do Bimer UP com a base de dados do Bimer Desktop é automática, ou seja, não é preciso rodar nenhum tipo de integração, beleza? É tudo em tempo real! (piscar o olho)