Neste módulo, é possível definir as permissões de acesso para cada usuário do sistema, para evitar acessos indevidos às informações gerenciadas. A forma de controle deste recurso baseia-se em Habilitar, Desabilitar ou Esconder módulos dos sistemas de acordo com o tipo de usuário.
Informação: essa restrição de acesso é opcional. Ao cadastrar um usuário, automaticamente, é definido o livre acesso a todas as permissões disponíveis.
Se desejar não restringir o acesso, basta deixar todas as permissões habilitadas.
Novo Usuário
- No menu do GED, clique na aba Arquivo / Usuários.
Clique em Novo.
- Preencha as informações do usuário.
- Determine os acessos do usuário aos módulos do sistema, no grupo Permissões.
Clique com o botão direito do mouse no módulo para definir as opções:
Opção Descrição Habilitar Habilita acesso à função e permite a utilização por completo. Desabilitar desabilita acesso à função. Significa que o usuário poderá visualizar o botão, mas não conseguirá abri-lo.
Esconder Oculta a função do sistema. Será útil se o administrador quiser que outros usuários desconheçam sua existência.
Solicitar outro login Solicitará o login de acesso para habilitar o módulo.
(Opcional) Selecione as empresas em que o acesso será permitido para o usuário, no quadro Empresas.
Clique em Gravar.
Editar Usuário
- No menu do GED, clique na aba Arquivo / Usuários.
Clique em Editar.
Realize as alterações necessárias.
Informação: para desativar um usuário, marque a opção Usuário Desativado localizado no canto superior direito. Para reativá-lo, basta selecionar o login e clicar no botão Reabilitar.
- Clique em Gravar.
Duplicar Usuário
- No menu do GED, clique na aba Arquivo / Usuários.
Clique em Duplicar.
- Clique em Gravar.
Excluir Usuário
- No menu do GED, clique na aba Arquivo / Usuários.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Opções
- No menu do GED, clique na aba Arquivo / Usuários.
- Clique em Opções.
Determine as restrições dos usuários, na aba Segurança.
Configure as permissões dos usuários a novas empresas, na aba Cadastros.
Informação: marque a opção Habilitar a aba usuários somente para o supervisor para que somente o usuário supervisor tenha permissão para editar as restrições de usuários pelo cadastro de empresa.
- Clique em Gravar.
Auditoria
Nesta rotina, será possível conferir as mensagens de erros, avisos do sistema e outros eventos armazenados.
Informação: este recurso trará os eventos que aconteceram no sistema, como por exemplo, a hora em que foi iniciado e quem o estava utilizando, permitindo identificar se um usuário apagou algum registro e se foi gerado erro ou perda de dado em virtude disso
- No menu do GED, clique na aba Arquivo / Usuários.
- Clique em Auditoria.
- Selecione os tipos de eventos que deseja visualizar, no campo Filtro.
- Determine o período pertinente aos eventos sobre os quais deseja obter informação.
- (Opcional) Para uma filtragem ainda mais direta, preencha o campo Pesquisa no texto da descrição com algo que conte na descrição do evento.
- (Opcional) Selecione Exibir nome da categoria na coluna para mostrar, além do ícone da categoria, o nome.
Clique em Filtrar para visualizar o resultado da pesquisa.
Relatórios
Nesta rotina, será possível emitir um relatório de acesso de todos os usuários definidos em Opções.
- No menu do GED, clique na aba Arquivo / Usuários.
- Clique em Relatórios.
- Selecione o tipo de relatório.
- Clique em Concluir.