Este módulo é utilizado para cadastrar departamentos conforme a sua realidade já que, para o Recursos Humanos, o departamento pode ser um setor da empresa, um tomador de serviço, uma obra própria, um centro de custo e etc.
Se a empresa possuir tomadores de serviço, por exemplo, o cadastro individual de cada um é obrigatório, pois é uma informação utilizada na geração da SEFIP e pode interferir nos valores apurados na GPS e etc. Mas, se a empresa possui muitos setores, fica a critério da organização cadastrar ou não cada um dele para que possa emitir alguns relatórios com quebra e/ou agrupamento por setor. Caso não exista esta necessidade, pode haver um único departamento que será vinculado a todos os empregados da empresa.
É obrigatório que exista pelo menos um departamento cadastrado, pois só é possível gravar o cadastro de funcionário se houver esse vínculo informado.
- Clique na aba Empresa, na tela principal do RH.
- Clique em Departamento.
- Selecione a empresa que será vinculada ao departamento.
- Clique em Novo.
- Tecle Enter.
Nas abas apresentadas, preencha as informações do departamento:
-
- Clique em Gravar.