Por meio desta opção você pode cadastrar os departamentos de acordo com a sua realidade, já que para o sistema um departamento pode ser um setor da empresa, um tomador de serviço, uma obra própria, um centro de curso, etc.
Se a empresa possuir tomadores de serviço, por exemplo, o cadastro individual de cada um é obrigatório, pois é uma informação utilizada na geração da SEFIP e pode interferir nos valores apurados na GPS e etc.
Entretanto, se a empresa possuir muitos setores, fica a critério da organização cadastrar um setor específico para que este controle a emissão de relatórios com quebra e/ou agrupamento por setor. Caso não exista essa necessidade, pode haver um único departamento que será vinculado a todos os empregados da empresa.
É obrigatório que exista pelo menos um departamento cadastrado, pois só é possível gravar o cadastro de funcionário se houver esse vínculo informado.
Cadastrar Departamento
- Clique na aba Empresa, na tela principal do RH.
- Clique em Departamento.
- Selecione a empresa que será vinculada ao departamento.
- Clique em Novo.
- Tecle Enter.
Nas abas apresentadas, preencha as informações do departamento:
-
- Clique em Gravar.
Editar Departamento
- Clique na aba Empresa, na tela principal do RH.
- Clique em Departamento.
- Selecione a empresa
- Selecione o departamento.
- Clique em Editar.
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Excluir Departamento
- Clique na aba Empresa, na tela principal do RH.
- Clique em Departamento.
- Selecione a empresa
- Selecione o departamento.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Relatório de Departamento
Permite visualizar um relatório de todos os departamentos que foram cadastrados nesta rotina.
- Clique na aba Empresa, na tela principal do RH.
- Clique em Departamento.
- Selecione a empresa
Clique em Relatórios.
Vincular Eventos ao Departamento
- Clique na aba Empresa, na tela principal do RH.
- Clique em Departamento.
- Selecione a empresa
- Selecione o departamento.
- Clique em Eventos / Novo.
Informe o evento.
Os demais campos serão preenchidos automaticamente, mas, se desejar, poderá selecionar ou editar uma informação clicando nos botões
.- (Opcional) Digite alguma informação complementar sobre o evento, no campo Complemento.
- (Opcional) Descreva uma informação que julgar necessária referente ao evento na aba Observações.
- Clique em Gravar.
Vincular Monit. Biológica
- Clique na aba Empresa, na tela principal do RH.
- Clique em Departamento.
- Selecione a empresa
- Selecione o departamento.
- Clique em Novo.
- Selecione o responsável.
- Informe o período que o responsável ficará vinculado ao departamento.
- Clique em Gravar.