Por meio desta opção você pode cadastrar os departamentos de acordo com a sua realidade, já que para o sistema um departamento pode ser um setor da empresa, um tomador de serviço, uma obra própria, um centro de curso, etc.

Se a empresa possuir tomadores de serviço, por exemplo, o cadastro individual de cada um é obrigatório, pois é uma informação utilizada na geração da SEFIP e pode interferir nos valores apurados na GPS e etc.

Entretanto, se a empresa possuir muitos setores, fica a critério da organização cadastrar um setor específico para que este controle a emissão de relatórios com quebra e/ou agrupamento por setor. Caso não exista essa necessidade, pode haver um único departamento que será vinculado a todos os empregados da empresa.

É obrigatório que exista pelo menos um departamento cadastrado, pois só é possível gravar o cadastro de funcionário se houver esse vínculo informado.



Cadastrar Departamento


  1. Clique na aba Empresa, na tela principal do RH.
  2. Clique em Departamento.
  3. Selecione a empresa que será vinculada ao departamento.
  4. Clique em Novo.
  5. Tecle Enter.
  6. Nas abas apresentadas, preencha as informações do departamento:

    Nesta aba configure as informações básicas do departamento. Incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Complemento / SetorNome da Obra. Essa informação será utilizada para geração do arquivo eSocial.
    Código Rec. GPS

    Código de recolhimento GPS caso o departamento seja tomador, para que possa emitir GPS separada.

    Este campo só deverá ser preenchido caso o departamento seja tomador de serviço.

    Tipo
    • Analítico
      Possibilita vincular funcionários ao departamento.
    • Sintético
      Não é possível vincular funcionários ao departamento.
    CEI

    Matrícula CEI (Cadastro Específico do INSS).

    Este campo só deve ser preenchido se for o caso de uma obra de construção civil ou do empregador individual. 

    CNO / CAEPF

    Cadastro Nacional de Obras (CNO) e Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física (CAEPF) do departamento para a geração do arquivo do eSocial.

    Classificação

    Permite informar caracteres de modo a ter uma visão hierárquica do cadastro, para situações onde existam subdepartamentos (sintéticos e analíticos).   

    Centro de Custo

    Classificação do grupo departamento a que este departamento pertence. Isto tornará, por exemplo, a emissão de relatórios contábeis mais objetiva e centralizada.

    Tomador / Obra / Construção Civil Departamento tomador de serviço ou construção civil e as obrigações que deverão ser emitidas separadamente do estabelecimento central.
    Data inicial

    Data inicial para as obrigações da Guia da Previdência Social (GPS).

    Este campo só deverá ser preenchido caso o departamento seja tomador de serviço.

    Lotação Tributária

    Lotação tributária do departamento.

    FPAS

    Código de FPAS de acordo com a atividade do departamento. 
    Neste código são determinados os percentuais de INSS que a empresa pagará sobre a folha de funcionários; sócios e autônomos.

    Este campo só deverá ser preenchido se o departamento for tomador ou quando houver previsão legal de que pode haver código de FPAS específico (diferente).

    Terceiro

     Código de convênio com terceiros (SESC, SENAI, SESI, etc.)

    Este código determinará o percentual de terceiros que é cadastrado na Tabela de FPAS. Tal informação será utilizada na GFIP e interfere diretamente no cálculo do INSS. Se o código estiver errado, o sistema SEFIP não validará ou calculará o valor do INSS de forma errada. 


    Convênio (%) Percentual de terceiros que será abatido no cálculo do INSS.

    CNAE (Anexo V)

    Código do CNAE preponderante conforme anexo V, Decreto 3048/99 para atribuição do RAT. Essa informação será utilizada no eSocial.
    RAT (%)

     Informe o percentual da Taxa de Riscos Ambientais do Trabalho, seguro de acidente de trabalho, de acordo com o grau de risco. 

    O grau de risco da atividade é realizado e divulgado pelo INSS, que será diretamente influenciado na taxa de percentual do seu cálculo, pois toda empresa que não é Simples recolhe uma taxa de seguro de riscos ambientais sobre a folha de pagamento.

    Este campo servirá como multiplicador do FAP, podendo assim: diminuir, manter ou duplicar a alíquota RAT. Além de influenciar diretamente na GPS e na SEFIP.

    GPS / SEFIP não simples

     Empresa possui um departamento tomador de obra e este não está enquadrado no simples.

    Esta opção será habilitada caso a empresa esteja enquadrada no super simples no cadastro da empresa.

    CampoDescrição

    Código Municipal

    Empresa necessita gerar um arquivo separado por município.
    CNAE FiscalCódigo do CNAE Fiscal do departamento, caso seja diferente da empresa.
    Imprimir o nome da empresa na guia de GPS

    Sistema utilizará todas as informações da empresa para impressão da GPS.

    Esta opção só será habilitada caso a opção GPS esteja marcada no campo Tomador / Obra / Construção Civil.

    Levar dados cadastrais do departamento tomador para GPS / SEFIP

    Marque esta opção para que o sistema pegue todos os dados da empresa para impressão da GPS.

    Esta opção só será habilitada caso a opção GPS esteja marcada no campo Tomador / Obra / Construção Civil.

    Tipo de Ocorrência

    Selecione o código de ocorrência de acordo com o Manual da SEFIP para os funcionários que estão expostos no trabalho a agentes nocivos.

    Se este campo for preenchido, todos os funcionários vinculados a este departamento irão assumir esta ocorrência.

    NormalEmpresa simples, porém possui uma ou mais atividades enquadrada(s) no mesmo anexo.
    Anexo I a IIIDepartamento exerce alguma atividade enquadrada no anexo I, II ou III.
    Anexo IV e/ou V

    Departamento possui alguma atividade enquadrada no anexo IV ou V.

    O sistema questionará se a GPS do departamento deve ser impressa separadamente na GPS da empresa.

    Anexo I a V

    Departamento exerce alguma atividade enquadrada nos anexos I a V.

    O sistema questionará se a GPS do departamento deve ser impressa separadamente na GPS da empresa.

    SindicatoCaso o sindicato seja informado, o mesmo será atribuído a todos os funcionários deste departamento.
    Aplicar % aos Funcionáriospercentual de adiantamento de salário do departamento no cadastro dos funcionários.
    E-mails dos usuáriosE-mail da pessoa responsável por receber os relatórios.

    Configure esta aba caso o departamento seja Tomador / Obra / Construção Civil.

    1. Configure as Informações de Contratação de Aprendiz.
    2. Selecione o tipo de sistema de controle de ponto, em Informações Gerais.
    3. Configure as Informações de Processos Judiciais / Administrativos.
    4. Clique em Gravar.

    -

  7. Clique em Gravar.

Editar Departamento


  1. Clique na aba Empresa, na tela principal do RH.
  2. Clique em Departamento.
  3. Selecione a empresa
  4. Selecione o departamento.
  5. Clique em Editar.
  6. Realize as alterações necessárias.
  7. Clique em Gravar.

Excluir Departamento


  1. Clique na aba Empresa, na tela principal do RH.
  2. Clique em Departamento.
  3. Selecione a empresa
  4. Selecione o departamento.
  5. Clique em Excluir.
  6. Confirme a exclusão.

Relatório de Departamento


Permite visualizar um relatório de todos os departamentos que foram cadastrados nesta rotina.

  1. Clique na aba Empresa, na tela principal do RH.
  2. Clique em Departamento.
  3. Selecione a empresa
  4. Clique em Relatórios.

Vincular Eventos ao Departamento


  1. Clique na aba Empresa, na tela principal do RH.
  2. Clique em Departamento.
  3. Selecione a empresa
  4. Selecione o departamento.
  5. Clique em Eventos /  Novo.
  6. Informe o evento.

    Os demais campos serão preenchidos automaticamente, mas, se desejar, poderá selecionar ou editar uma informação clicando nos botões .

  7. (Opcional) Digite alguma informação complementar sobre o evento, no campo Complemento.
  8. (Opcional) Descreva uma informação que julgar necessária referente ao evento na aba Observações.
  9. Clique em Gravar.

Vincular Monit. Biológica


  1. Clique na aba Empresa, na tela principal do RH.
  2. Clique em Departamento.
  3. Selecione a empresa
  4. Selecione o departamento.
  5. Clique em Novo.
  6. Selecione o responsável.
  7. Informe o período que o responsável ficará vinculado ao departamento.
  8. Clique em Gravar.