Por meio desta opção você pode emitir os livros fiscais.
- Clique na aba ICMS e IPI, na tela principal do Fiscal.
- Clique em Livros Fiscais / Livros Fiscais.
- Selecione a empresa e c lique em Avançar.
Informe os números dos livros e das páginas em uso pela empresa e clique em Avançar.
Você terá um "relatório dos fornecedores" com os quais a empresa praticou operações comerciais para ser encadernado com o Registro de Entrada.
Informe os campos:
Campo Descrição Referência Informe o período de referência. Estado Selecione a UF do Estado.
Selecionando a UF é gerado o livro de apuração do ICMS de Substituição Tributária.
Tipo Selecione o tipo de livro fiscal. Modelos Selecione o modelo de livro fiscal.
Datas Dependendo do tipo de livro fiscal, informe as datas de abertura e encerramento. Clique em Avançar.
Informe os campos:
Campo Descrição (Opcional) Indexador Este campo será habilitado para a impressão do Livro de Apuração de ICMS através de um indexador.
- Referência: digite a data de referência ou clique em para selecioná-la.
- Índice: digite o código indexado desejado ou clique em para selecionar o índice.
Definições da Página Informe o tamanho da margem superior do livro a ser impresso. Tipo de impressão Selecione o tipo de impressora: jato de tinta ou matricial. Impressão dos Termos Selecione se a impressão dos termos correrá de forma mensal ou anual. Modo de Impressão Selecione o modo de impressão:
- Visualizar: visualiza o(s) relatório(s) antes de imprimi-lo(s). Além disso, você pode salvar o documento para uma posterior consulta.
- Imprimir: imprime o(s) relatório(s), sem uma pré-visualização.
- No Cliente: permite selecionar o tipo de arquivo que o relatório será gerado e enviado para o E-Contador.
- Referência: digite a data de referência ou clique em para selecioná-la.
- Clique em Concluir.
(Opcional) Estabeleça as Configurações de Envio de acordo com a sua necessidade.
As configurações de envio deverão ser preenchidas caso a opção de Modo de impressão, selecionada na tela 4, tenha sido a No Cliente. Neste caso, se as configurações para o envio de e-mail não estiverem configuradas previamente, a tela Configuração do E-mail será exibida para que esta definição seja feita.
- Selecione o Formato dos arquivos que serão enviados para o cliente.
- Selecione a opção de Destino.
Informe os e-mails que receberão os relatórios.
- Clique em OK.