Por meio desta opção você pode emitir os livros fiscais.

  1. Clique na aba ICMS e IPI, na tela principal do Fiscal.
  2. Clique em Livros Fiscais / Livros Fiscais.
  3. Selecione a empresa e c lique em Avançar.
  4. Informe os números dos livros e das páginas em uso pela empresa e clique em Avançar.

    Você terá um "relatório dos fornecedores" com os quais a empresa praticou operações comerciais para ser encadernado com o Registro de Entrada.

  5. Informe os campos:

    CampoDescrição
    ReferênciaInforme o período de referência.
    Estado

    Selecione a UF do Estado.

    Selecionando a UF é gerado o livro de apuração do ICMS de Substituição Tributária.

    TipoSelecione o tipo de livro fiscal.
    Modelos

    Selecione o modelo de livro fiscal.

    DatasDependendo do tipo de livro fiscal, informe as datas de abertura e encerramento.


  6. Clique em Avançar.

  7. Informe os campos:

    CampoDescrição
    (Opcional) Indexador

    Este campo será habilitado para a impressão do Livro de Apuração de ICMS através de um indexador.

    • Referência: digite a data de referência ou clique em para selecioná-la.
    • Índice: digite o código indexado desejado ou clique em para selecionar o índice.
    Definições da PáginaInforme o tamanho da margem superior do livro a ser impresso.
    Tipo de impressãoSelecione o tipo de impressora: jato de tinta ou matricial.
    Impressão dos TermosSelecione se a impressão dos termos correrá de forma mensal ou anual.
    Modo de Impressão

    Selecione o modo de impressão:

    •   Visualizar: visualiza o(s) relatório(s) antes de imprimi-lo(s). Além disso, você pode salvar o documento para uma posterior consulta.
    •   Imprimir: imprime o(s) relatório(s), sem uma pré-visualização.
    •   No Cliente: permite selecionar o tipo de arquivo que o relatório será gerado e enviado para o E-Contador.


  8. Clique em Concluir
  9. (Opcional) Estabeleça as Configurações de Envio de acordo com a sua necessidade.

    As configurações de envio deverão ser preenchidas caso a opção de Modo de impressão, selecionada na tela 4, tenha sido a No Cliente. Neste caso, se as configurações para o envio de e-mail não estiverem configuradas previamente, a tela Configuração do E-mail será exibida para que esta definição seja feita.

     

    1. Selecione o Formato dos arquivos que serão enviados para o cliente.
    2. Selecione a opção de Destino.
    3. Informe os e-mails que receberão os relatórios.

    4. Clique em OK.