O MIT (Módulo de Inclusão de Tributos) é um serviço integrado à DCTFWeb que enviará tributos que ainda não são transmitidos por meio de uma escrituração específica, com competência para fatos geradores a partir de janeiro de 2025.
No menu MIT, é possível realizar a apuração automática dos débitos da empresa conforme sua movimentação no Fiscal, e gerar o arquivo JSON do MIT.
Cadastrar Lançamento de Débito
- Na tela principal do Fiscal, acesse a aba Federal.
- Clique no menu MIT.
- Clique em Apuração de débitos Federais.
- Selecione a Empresa.
Se a empresa selecionada estiver configurada como Lucro Real, a opção Levantou balanço/balancete de suspensão ou redução será habilitada.
Marque a opção caso a empresa tenha feito o levantamento do balancete de suspensão ou de redução no período em que será enviado. - Informe o Período.
- Clique em
- Clique em Novo .
- Selecione o Tributo
- Selecione o Código de receita.
- Informe o Mês e o Ano.
Caso o Código de receita selecionado não exija configuração de periodicidade, os campos Mês e Ano ficarão desabilitados.
- Informe o Valor do débito.
- Clique em .
Localizar Lançamento de Débito
- Na tela principal do Fiscal, acesse a aba Federal.
- Clique no menu MIT.
- Clique em Apuração de débitos Federais.
- Selecione a Empresa.
- Informe o Período.
- Clique em
- No campo , informe um dado do lançamento de débito que deseja localizar, como Tributo, Código de receita ou Valor do débito.
Editar Lançamento de Débito
- Localize o lançamento de débito.
- Marque o lançamento de débito.
- Clique em Editar.
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em .
Excluir Lançamento de Débito
- Localize o lançamento de débito.
- Marque o lançamento de débito.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Visualizar Relatório
- Na tela principal do Fiscal, acesse a aba Federal.
- Clique no menu MIT.
- Clique em Apuração de débitos Federais.
- Clique em Relatório .
- Selecione o Modo de geração.
- Clique em Concluir.
Gerar Arquivo
- Na tela principal do Fiscal, acesse a aba Federal.
- Clique no menu MIT.
- Clique em
Também é possível gerar o arquivo pelo menu Apuração de débitos Federais.
No menu Apuração de débitos Federais, basta clicar em Gerar Arquivo.
- Selecione a empresa.
- Clique em
- Informe o Período.
- Informe os Dados do responsável.
Por padrão, os dados do responsável virão preenchidos com os dados das Informações do Contador, cadastrados no WPHD.
- Informe o local para geração do(s) arquivos.
- Clique em