O MIT (Módulo de Inclusão de Tributos) é um serviço integrado à DCTFWeb que enviará tributos que ainda não são transmitidos por meio de uma escrituração específica, com competência para fatos geradores a partir de janeiro de 2025. 

No menu MIT, é possível realizar a apuração automática dos débitos da empresa conforme sua movimentação no Fiscal, e gerar o arquivo JSON do MIT.



Cadastrar Lançamento de Débito


  1. Na tela principal do Fiscal, acesse a aba Federal.
  2. Clique no menu MIT.
  3. Clique em Apuração de débitos Federais.
  4. Selecione a Empresa.

    Se a empresa selecionada estiver configurada como Lucro Real, a opção Levantou balanço/balancete de suspensão ou redução será habilitada.
    Marque a opção caso a empresa tenha feito o levantamento do balancete de suspensão ou de redução no período em que será enviado.

  5. Informe o Período.
  6. Clique em
  7. Clique em Novo .
  8. Selecione o Tributo
  9. Selecione o Código de receita.
  10. Informe o Mês e o Ano.

    Caso o Código de receita selecionado não exija configuração de periodicidade, os campos Mês e Ano ficarão desabilitados.

  11. Informe o Valor do débito.
  12. Clique em .


Localizar Lançamento de Débito 


  1. Na tela principal do Fiscal, acesse a aba Federal.
  2. Clique no menu MIT.
  3. Clique em Apuração de débitos Federais.
  4. Selecione a Empresa.
  5. Informe o Período.
  6. Clique em
  7. No campo , informe um dado do lançamento de débito que deseja localizar, como Tributo, Código de receita ou Valor do débito.


Editar Lançamento de Débito


  1. Localize o lançamento de débito.
  2. Marque o lançamento de débito.
  3. Clique em Editar.
  4. Realize as alterações necessárias.
  5. Clique em .


Excluir Lançamento de Débito


  1. Localize o lançamento de débito.
  2. Marque o lançamento de débito.
  3. Clique em Excluir.
  4. Confirme a exclusão.


Visualizar Relatório


  1. Na tela principal do Fiscal, acesse a aba Federal.
  2. Clique no menu MIT.
  3. Clique em Apuração de débitos Federais.
  4. Clique em Relatório .
  5. Selecione o Modo de geração.
  6. Clique em Concluir.


Gerar Arquivo


  1. Na tela principal do Fiscal, acesse a aba Federal.
  2. Clique no menu MIT.
  3. Clique em

    Também é possível gerar o arquivo pelo menu Apuração de débitos Federais.

    No menu Apuração de débitos Federais, basta clicar em Gerar Arquivo.

  4. Selecione a empresa.
  5. Clique em
  6. Informe o Período.
  7. Informe os Dados do responsável.

    Por padrão, os dados do responsável virão preenchidos com os dados das Informações do Contador, cadastrados no WPHD.

  8. Informe o local para geração do(s) arquivos.
  9. Clique em