Por meio desta opção você pode proteger a contabilidade das empresas que possuem a sua estrutura departamentalizada, a fim de que, em alguns casos, alterações realizadas na área de Departamento Pessoal ou Escrita Fiscal não modifiquem as informações.

Assim, o responsável terá controle total das modificações em todos os departamentos nos períodos definidos como fechados. O Supervisor poderá liberar essa restrição para determinados usuários, permitindo-lhes o acesso.

A utilização é simples e não impede que os períodos travados sejam consultados, ou seja, não existe a necessidade de nenhum procedimento de reabertura para a consulta ou emissão de relatórios.

Existem dois níveis de segurança
  1. A trava principal será definida no próprio sistema Fiscal, impedindo assim que vínculos sejam incluídos, excluídos ou modificados nos lançamentos que já constem nos relatórios legais.
  2. O segundo nível será informado pelos responsáveis do Contábil dentro dos seus respectivos sistemas, onde serão seguidos os critérios mais convenientes ao setor. Pode-se, por exemplo, usar o critério de informar a trava para empresas cujos relatórios já foram enviados aos clientes.

Habilitar a Trava Contábil

Se ao tentar acessar o módulo Trava Contábil aparecer uma mensagem solicitando configuração para utilizá-lo, faça o seguinte:

  1. Acesse o sistema WPHD.
  2. Clique em Manutenção / Opções / Aba Geral.
  3. Marque a opção Usar o recurso de trava contábil nos sistemas Alterdata Pack.
  4. Clique em Gravar.

É de extrema importância que cada usuário dos sistemas tenha um login próprio para acesso, pois é por ele que o responsável definirá quem poderá alterar as configurações da trava, por isso, ainda no WPHD, na opção Usuários, as pessoas que não terão permissão para definir se a trava será ou não utilizada deverão estar com o menu Ferramentas / Opções desabilitado, ou escondido.

Cadastrar Trava Contábil


  1. Clique na aba Cadastros, na tela principal do Fiscal.
  2. Clique em Trava Contábil.
  3. Clique em Novo Cadastro  .
  4. Selecione a empresa para a trava.
  5. Clique na aba Fiscal.
  6. Marque como será utilizada a trava: por mês e ano ou por dia, mês e ano.
  7. Informe o período desejado para a trava.
  8. Clique na aba Gerenciar Guias.
  9. Marque como será utilizada a trava: por mês e ano ou por dia, mês e ano.
  10. Informe o período desejado para a trava.
  11. Clique em Gravar.


Editar Trava Contábil


  1. Clique na aba Cadastros, na tela principal do Fiscal.
  2. Clique em Trava Contábil.
  3. Selecione a trava desejada.
  4. Clique em Abre o Cadastro .
  5. Faça as alterações necessárias.
  6. Clique em Gravar.


Excluir Trava Contábil


  1. Clique na aba Cadastros, na tela principal do Fiscal.
  2. Clique em Trava Contábil.
  3. Selecione a trava desejada.
  4. Clique em Excluir o Cadastro  .
  5. Confirme a exclusão.


Visualizar Histórico de Alterações


  1. Clique na aba Cadastros, na tela principal do Fiscal.
  2. Clique em Trava Contábil.
  3. Clique em Visualizar Histórico de Alterações .
  4. (Opcional) Clique em Imprimir.


Trava Contábil por Grupo de Empresa


  1. Clique na aba Cadastros, na tela principal do Fiscal.
  2. Clique em Trava Contábil.
  3. Clique em Trava Contábil por Grupo de Empresa .
  4. Selecione o sistema desejado: Fiscal ou Gerenciar Guias.
  5. Informe o grupo de empresa: Simples, ICMS ou sem filtro.
  6. Insira a data de trava.
  7. Informe a justificativa.
  8. Clique em Avançar.

    Será apresentada a tela Deseja restringir essa alteração por Usuário. Caso clique em Sim, será possível indicar os usuários que terão acesso à movimentação.

  9. Selecione as empresas desejadas para o processamento dos dados.
  10. Clique em Concluir.