Este módulo é utilizado para o cadastro dos dados complementares para o cálculo e impressão do DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal). Ele é utilizado para informar o resíduo da DARF do mês anterior à utilização do sistema. Após iniciar o uso do programa, o próprio sistema preencherá tal campo automaticamente, inclusive com valores de Sócios e Autônomos. 

Se o valor mínimo foi cadastrado no menu principal do DP / Configurações Opções / aba Outros, ao realizar a impressão da DARF, o sistema acumulará este valor neste módulo. Então, quando o mês corrente apresentar um valor inferior ao cadastrado, o sistema fará com que o mês seguinte some este resíduo aos valores da DARF.


Cadastrar Resíduo


  1. Clique na aba Guias, na tela principal do DP

  2. Clique em Resíduo DARF.

  3. Selecione a empresa.

  4. (Opcional) Selecione o departamento.

  5. Clique em Novo .

  6. Selecione o tipo de apuração do resíduo.
  7. Informe a data inicial e final da apuração.
  8. Digite o valor do resíduo da DARF apurado e o código de retenção.
  9. Clique em Gravar.

Editar Resíduo


  1. Clique na aba Guias, na tela principal do DP

  2. Clique em Resíduo DARF.

  3. Selecione a empresa.

  4. (Opcional) Selecione o departamento.

  5. Selecione o cadastro.

  6. Clique em  Editar .
  7. Realize as alterações necessárias.
  8. Clique em Gravar.

Excluir Resíduo


  1. Clique na aba Guias, na tela principal do DP

  2. Clique em Resíduo DARF.

  3. Selecione a empresa.

  4. (Opcional) Selecione o departamento.

  5. Selecione o cadastro.

  6. Clique em Excluir .
  7. Clique em Sim para confirmar a exclusão.

Relatório de Resíduos


  1. Clique na aba Guias, na tela principal do DP

  2. Clique em Resíduo DARF.

  3. Selecione a empresa.

  4. (Opcional) Selecione o departamento.

  5. Clique em Visualizar .
  6. Informe o período para apuração dos dados do relatório.
  7. Clique em Ok.