Este módulo é utilizado para o cadastro dos dados complementares para o cálculo e impressão do DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal). Ele é utilizado para informar o resíduo da DARF do mês anterior à utilização do sistema. Após iniciar o uso do programa, o próprio sistema preencherá tal campo automaticamente, inclusive com valores de Sócios e Autônomos.
Se o valor mínimo foi cadastrado no menu principal do DP / Configurações Opções / aba Outros, ao realizar a impressão da DARF, o sistema acumulará este valor neste módulo. Então, quando o mês corrente apresentar um valor inferior ao cadastrado, o sistema fará com que o mês seguinte some este resíduo aos valores da DARF.
Cadastrar Resíduo
Clique na aba Guias, na tela principal do DP.
Clique em Resíduo DARF.
Selecione a empresa.
(Opcional) Selecione o departamento.
Clique em Novo .
- Selecione o tipo de apuração do resíduo.
- Informe a data inicial e final da apuração.
- Digite o valor do resíduo da DARF apurado e o código de retenção.
- Clique em Gravar.
Editar Resíduo
Clique na aba Guias, na tela principal do DP.
Clique em Resíduo DARF.
Selecione a empresa.
(Opcional) Selecione o departamento.
Selecione o cadastro.
- Clique em Editar .
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Excluir Resíduo
Clique na aba Guias, na tela principal do DP.
Clique em Resíduo DARF.
Selecione a empresa.
(Opcional) Selecione o departamento.
Selecione o cadastro.
- Clique em Excluir .
- Clique em Sim para confirmar a exclusão.
Relatório de Resíduos
Clique na aba Guias, na tela principal do DP.
Clique em Resíduo DARF.
Selecione a empresa.
(Opcional) Selecione o departamento.
- Clique em Visualizar .
- Informe o período para apuração dos dados do relatório.
- Clique em Ok.