O módulo Pré-Análise do 13° é utilizado para facilitar a análise de alguns quesitos que influenciam na apuração final dos valores que cada colaborador tem a receber a título de Décimo Terceiro. O objetivo é que antes de iniciar o processamento, seja possível verificar as configurações aplicadas no cálculo do décimo 13º em um único local. Quais afastamentos estão configurados para gerarem perda de avos, as faltas, os eventos (rubricas) sem fórmula para cálculo do décimo ou com fórmulas incorretas e os eventos que foram pagos durante o ano base mas não estão entrando no cálculo.


  1. Clique na aba Décimo terceiro, na tela principal do DP.
  2. Clique em Pré-Análise do 13°.
  3. Selecione a parcela do 13°.

  4. Informe o período que será considerado pelo sistema para emissão do relatório.

  5. Selecione a empresa.

  6. Clique em Avançar para seguir à próxima tela até a conclusão do processo ou em Voltar, caso queira retornar alguma etapa.

    1. Na tela Gerais, visualize e altere as configurações que serão aplicadas ao processo do décimo para todas as empresa.

      Estas opções se encontram no menu principal do DP / Configurações Opções / Aba Décimo Terceiro.


    2. Na tela Por Empresa, visualize e altere as configurações que serão aplicadas ao processo do décimo terceiro apenas para as empresas selecionadas.

      OpçãoDescrição
      Calcular apenas o salário base, demais eventos serão pagos na segunda parcela

      Marque esta opção para processar na primeira parcela do Décimo Terceiro apenas o salário base. Os demais adicionais e médias serão pagos na segunda parcela.

      Considerar meses do ano anterior para o cálculo de médiasMarque esta opção para que os valores recebidos nos meses do ano anterior para cálculo das médias do 13º seja considerado. Se desmarcado, os valores serão apurados a partir de janeiro do ano de processamento. 

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    3. Na tela Eventos fora do padrão, visualize os eventos que estejam fora do padrão Alterdata, dando a possibilidade de retornar fórmula. 

      A opção de Retornar para o padrão Alterdata só deve ser utilizada caso tenha certeza de que a sua fórmula não foi alterada devido a alguma particularidade da convenção coletiva.

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    4. Na tela Lançamentos, é possível para adicionar e ou editar os lançamentos para os funcionários que possuam mais de um vínculo empregatício.

      Esta tela é habilitada apenas se houver funcionário com múltiplos vínculos. Para realizar o múltiplo vínculo vá em Funcionário / Funcionário / Dados Contratuais, campo Ocorrência.

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  7. Clique em Concluir.