Este módulo é utilizado para efetuar os lançamentos individuais de eventos (Hora Extra, Comissão, etc.) para cada funcionário da empresa. 

Não é preciso cadastrar o lançamento repetidas vezes, pois é possível transferi-lo de um período para outro. Além disso, se o sistema analisar os lançamentos já existentes e localizar movimentos iguais, será apresentada uma mensagem para confirmar se deseja sobrepor os dados já lançados.



Consultar Lançamento


  1. Clique na aba Décimo Terceiro, na tela principal do DP
  2. Clique em Lançamento por Funcionário.
  3. Selecione a empresa do funcionário.
  4. Selecione o tipo de lançamento.
  5. Selecione o funcionário.
  6. Informe a data inicial e final do período para consulta.

  7. Tecle Enter.
  8. (Opcional) Clique em Relatórios.


Cadastrar Lançamento


  1. Clique na aba Décimo Terceiro, na tela principal do DP
  2. Clique em Lançamento por Funcionário.
  3. Realize a consulta dos eventos.
  4. Clique em Novo.
  5. Selecione o funcionário.
  6. Selecione o evento.
  7. Configure os dados do evento.

    Os campos podem alterar de acordo com o evento selecionado.

    Caso selecione um evento que possua natureza da rubrica "Assistência médica ou odontológica" e houver mais de uma forma de cálculo definida no seu vínculo ao plano de saúde, será necessário informar o tipo de apuração dos valores.

  8. Clique em Gravar.


Editar Lançamento


  1. Clique na aba Décimo Terceiro, na tela principal do DP
  2. Clique em Lançamento por Funcionário.
  3. Selecione a empresa do funcionário.
  4. Selecione o tipo de lançamento.
  5. Selecione o funcionário.
  6. Informe a data inicial e final do período do lançamento.

  7. Selecione o lançamento.
  8. Clique em Editar.
  9. Realize as alterações necessárias.
  10. Clique em Gravar.


Excluir Lançamento


  1. Clique na aba Décimo Terceiro, na tela principal do DP
  2. Clique em Lançamento por Funcionário.
  3. Selecione a empresa do funcionário.
  4. Selecione o tipo de lançamento.
  5. Selecione o funcionário.
  6. Informe a data inicial e final do período do lançamento.

  7. Selecione o lançamento.
  8. Clique em Excluir.

  9. Clique em Sim para confirmar a exclusão.


Importar Lançamentos dos Funcionários


  1. Clique na aba Décimo Terceiro, na tela principal do DP
  2. Clique em Lançamento por Funcionário.
  3. Clique em Importar.
  4. Selecione o arquivo a ser importado.

    Este módulo importa os movimentos gerados pelo relógio de ponto eletrônico ou de qualquer outro sistema que gere o TXT. Para isso, o arquivo deve estar na mesma estrutura do arquivo de movimentos do sistema Alterdata.

    CampoDeAtéTamanhoTipo
    Sequencial166Numérico
    Código da Empresa7115Numérico
    Referência 1 (DDMMAA)12176Numérico
    Referência 2 (DDMMAA)18236Numérico
    Faltas (em minutos)24296Numérico
    Horas Trabalhadas30356Numérico
    Dias Úteis36372Numérico
    Código do Evento38403Numérico
    Valor Evento4154(14;2)Numérico
    Código de Funcionário55606Numérico
    Tipo de Processo61611Alfanumérico
    CNPJ ou CPF da Empresa627514Numérico
    PIS do Funcionário768611Numérico
  5. Marque as opções apresentadas de acordo com sua necessidade.
  6. Clique em Filtro para filtrar os dados do arquivo que o sistema deve importar.

    1. Informe o período que o sistema fará a importação e marque os tipos de processos, na aba Período.
    2. Selecione as empresas que devem ter os arquivos importados, na aba Empresas.

  7. Clique em Importar para realizar a importação. 

    O sistema também oferece um recurso que realiza a importação não só do movimento, mas de toda a base de dados de cadastro de um outro sistema - Configurações e Manutenção Importar Dados de Outros Sistemas.


Exportar Lançamentos dos Funcionários


  1. Clique na aba Décimo Terceiro, na tela principal do DP
  2. Clique em Lançamento por Funcionário.
  3. Clique em Exportar.
  4. Selecione o diretório onde deseja salvar os arquivos.
  5. Digite o nome do arquivo.
  6. Clique em Salvar.
  7. Informe o período dos lançamentos para exportação e marque os tipos de processos, na aba Período.
  8. Selecione as empresas que devem ter os arquivos exportados, na aba Empresas.
  9. Clique em Exportar para realizar a exportação.


Exclusão em Grupo


Esta funcionalidade é utilizada para excluir diversos eventos ao mesmo tempo.

  • Exclusão por Evento
    Esta opção exclui todos as movimentações referentes ao período e os tipos de eventos selecionados:
    1. Clique na aba Décimo Terceiro, na tela principal do DP
    2. Clique em Lançamento por Funcionário.
    3. Clique em Exclusão / Exclusão por Evento.
    4. Clique na aba Dados.
    5. Selecione o tipo de lançamento que.
    6. Informe o período do lançamento.
    7. Informe a forma de exclusão.
    8. Selecione o tipo de lançamento, na aba Empresas.
    9. Selecione os eventos, na aba Eventos.
    10. Clique em Excluir.
    11. Confirme a exclusão.


  • Exclusão  em Grupo
    Esta opção exclui a movimentação do período referente ao lançamento informado:
    1. Clique na aba Décimo Terceiro, na tela principal do DP
    2. Clique em Lançamento por Funcionário.
    3. Clique em Exclusão / Exclusão em Grupo.
    4. Informe o período do lançamento.
    5. Selecione o tipo de lançamento.
    6. Selecione a empresa que possui os movimentos, na aba Empresas.
    7. Clique em Excluir.
    8. Confirme a exclusão.