Este módulo gera a RAIS (Recolhimento Anual de Informações Sociais), um relatório legal que deve ser entregue geralmente no começo do ano, contendo dentre os dados pedidos, os acumulados dos funcionários e seus dados cadastrais.

As obrigações e informações essenciais que devem constar no relatório encontram-se listadas em manual próprio, que é fornecido pelo sistema, por exemplo,  GDRAIS, SERPRO, que é o validador do arquivo magnético gerado no Departamento Pessoal.

Neste módulo é possível efetuar a geração do arquivo da RAIS em seu layout genérico, desta forma poderá efetuar a geração do arquivo para os anos anteriores ao ano base atual (no layout Genérico da RAIS podemos efetuar a geração dos arquivos de 1976 até o ano anterior ao ano-base). 

A empresa com CEI e que não tem funcionário ou que tenha funcionário que não recebeu remunerações, o sistema não gera, não existe a necessidade de fazer a RAIS Negativa.

  1. Clique na aba Obrigações Acessórias, no menu principal do DP.

    Será apresentada uma tela com uma relação de artigos que podem ajudar no processo da geração da RAIS.

  2. Clique em RAIS / Genérico.

  3. Clique em Avançar.
  4. Selecione o tipo de arquivo:

    • Relatório para Conferência
      Selecione esta opção para gerar um relatório para conferência dos valores com as informações da RAIS. Em seguida, selecione a o Ano Base que deseja conferir os valores.

    • Arquivo RAIS Genérico
      Selecione esta opção para gerar um arquivo para validação em sua máquina. Em seguida, selecione o ano base e o diretório onde deseja salvar o arquivo.
  5. Clique em Avançar para realizar a Configuração de Eventos. 

    Conforme a mensagem demonstrada na tela, só é necessário realizar esta configuração uma única vez e ela ficará registrada para as próximas gerações.

  6. Clique em Avançar para seguir à próxima tela até a conclusão do processo ou em Voltar, caso queira retornar alguma etapa.

  7. Na tela Declaração, marque Sim e informe o número do CREA a ser retificado caso esteja gerando um arquivo de Retificação da Declaração Anterior.

  8. Realize a ação desejada.

    Dica:

    A opção Compartilhar é utilizada para enviar o relatório ou e-mail para o seu cliente com a integração eContador. Para mais informações sobre envio por e-mail, consulte a página Configurações de Envio.

  9. Clique em Concluir.