"Não será possível anular a segunda parcela do décimo terceiro, pois já existem registros S-1200/S-2299 enviados e irá ocasionar erro(s) na validação dos registros do eSocial."


Como ajustar?


Este módulo permite que você anule os processos de Folha já realizados. Se for verificado que algum dado foi esquecido, digitado incorretamente ou não mais necessário, estes processos poderão ser anulados e reprocessados, mesmo após a impressão dos relatórios a eles pertinentes.

Caso você já tenha enviado os eventos S-1200 e S-1210 para o eSocial, será necessário excluí-los antes de realizar a anulação do processamento de Folha pois o sistema protege as informações da empresa e do funcionário para que não haja conflito de informações.

  1. Acesse WDP;
  2. Clique na aba eSocial - Selecione a empresa e a Referência;
  3. Caso o período já esteja fechado, selecione a aba eSocial - Demais Eventos - S-1298 - Reabertura de Período;
  4. Selecione a empresa e a Referência, e clique em Gerar;
  5. Clique na sub-aba Remunerações e pagamentos;
  6. Selecione os eventos S-1210 e clique em Excluir;
  7. Filtre até os eventos serem excluídos;
  8. Selecione os eventos S-1200 e clique em Excluir.




Anulando a Folha


  1. Acesse WDP;
  2. Clique na aba Folha, na tela principal do DP;
  3. Clique em Anulação de Processos;
  4. Selecione a opção desejada:

    • Funcionários
      1. Selecione a empresa dos funcionários.

        Em Configurações e Manutenção / Configurações Opções / aba Folha, você pode definir se deseja realizar o processo por "Empresa" ou por "Departamento e Funcionário".

      2. Informe o período de referência.
      3. Marque os processos que deseja anular.

        Se o processo marcado estiver relacionado a um departamento, será habilitada a aba Seleção. Nos campos Departamento e Funcionário, selecione para qual funcionário do departamento você quer anular o processo. Para marcar os processos para anulação, dê duplo clique ou utilize a tecla de espaço sobre o processo que deseja marcar.

      4. Clique em Anular para finalizar o processo.


    • Sócios - Autônomos
      1. Selecione a empresa dos sócios / autônomos.

      2. Marque os processos que deseja anular.

      3. Clique em Anular para finalizar o processo.