Com o Concilia Fácil, você consegue conciliar automaticamente seus lançamentos contábeis, utilizando critérios como histórico ou número de documento, tornando o processo de conferência muito mais rápido e eficiente.



Configurar a Conciliação


  1. Na tela principal do Contábil, acesse Consultas.
  2. Clique em Concilia Fácil.
  3. Dentro do módulo Concilia Fácil, clique no botão Configurações.
  4. Na tela de configurações, selecione o método de conciliação automática:
    • Por Histórico: o sistema concilia lançamentos com o mesmo valor, contaum prefixo (como "NF" ou "DOC") presente no histórico.
    • Por Documento: o sistema concilia lançamentos com o mesmo valor, conta e o mesmo número de documento.

      Se o seu documento tiver letras, marque a opção Prefixo do documento para auxiliar na identificação. Você também pode configurar novos prefixos de documento além dos que já vêm pré-definidos (como "NF", "NF.", "Doc", etc).

  5. Clique em Gravar.


Consultar Lançamentos para Conciliação


Após configurar o método de conciliação, você pode consultar os lançamentos para visualizá-los e prepará-los para efetivação.

  1. Na tela principal do Contábil, acesse Consultas.
  2. Clique em Concilia Fácil.
  3. Selecione a Empresa.
    1. (Opcional) Se for o caso, marque a opção Consolidado e selecione as Filiais para visualizar a movimentação consolidada. As filiais exibidas terão o mesmo plano de contas.
  4. Na opção Exibir lançamentos, selecione o status dos lançamentos que deseja visualizar.
  5. Informe o Período para a consulta de lançamentos.
  6. Clique em Consultar.

    O sistema realizará uma pré-conciliação e exibirá os lançamentos e seus respectivos status, marcados com um ícone específico.

    Você poderá ajustar manualmente os lançamentos que não foram conciliados automaticamente, atribuindo um dos status:

    • Pendente
    • Não conciliado
    • Conciliação manual

     Selecione múltiplos lançamentos (clicando nas caixas de seleção ou usando Shift + setas) e clique em Ajustes em bloco ou utilize os atalhos de teclado para alterar o status de todos de uma vez:

    • F8 para Pendente
    • F6 para Não Conciliado
    • F7 para Conciliado

    (aviso)  Importante: Lançamentos pré-conciliados ainda não foram gravados na tabela de conciliação. Eles só serão efetivados após a sua confirmação.

    Filtrar por contas

    Você pode filtrar os resultados da consulta por conta. Base clicar em Filtrar por contas, para abrir os campos de filtragem, e selecionar a Conta inicial e a Conta final. Se informar apenas a conta inicial, a final será preenchida automaticamente com a mesma conta.

    (informação) As contas selecionadas devem ser analíticas.


Efetivar Conciliação


Após consultar os lançamentos e realizar quaisquer ajustes manuais, é necessário efetivar a conciliação para que as alterações sejam gravadas no sistema.
  1. Na tela principal do Contábil, acesse Consultas.
  2. Clique em Concilia Fácil.
  3. Com os lançamentos pré-conciliados ou ajustados manualmente em tela, clique no botão Efetivar Conciliação.

    O sistema processará as informações. Uma tela de carregamento será exibida durante esse processo.

    Após a efetivação, todos os lançamentos que estavam pré-conciliados ou que receberam ajustes manuais serão gravados na tabela de conciliação. Esses lançamentos agora aparecerão com o status de Conciliado Automaticamente ou o status manual que você definiu.


Imprimir Conciliação de Lançamentos


  1. Na tela principal do Contábil, acesse Consultas.
  2. Clique em Concilia Fácil.
  3. Dentro do módulo Concilia Fácil, clique no botão Imprimir.
  4. Clique na opção Visualizar Impressão.


Exportar Conciliação de Lançamentos no Excel


  1. Na tela principal do Contábil, acesse Consultas.
  2. Clique em Concilia Fácil.
  3. Dentro do módulo Concilia Fácil, clique no botão Imprimir.
  4. Clique na opção Exportar no Excel.