Balanço Patrimonial tem a finalidade de evidenciar a posição patrimonial e financeira da empresa em um período. 


Informação

Para a emissão do Balanço Patrimonial é aconselhável que o encerramento de exercício já tenha sido feito.


Introdução aos Relatórios para Geração do Balanço


A funcionalidade de geração de balanço possibilita selecionar diferentes modelos de relatórios, ajustando a apresentação dos dados conforme suas necessidades contábeis específicas.


Novos Modelos de Relatórios Disponíveis:

Balanço_CreditoVermelho_DebitoAzul.rtm


Este relatório apresenta os débitos em azul e os créditos em vermelho, organizado em formato retrato para uma visualização mais ampla dos dados.


Balanço_HachuradoAzul.rtm


Um modelo em retrato que utiliza hachuras e um esquema de cor azul para destacar diferentes seções do relatório, facilitando a leitura e interpretação dos dados.

Balanço_HachuradoCinza.rtm


Um modelo em retrato que utiliza hachuras e um esquema de cor cinza para destacar diferentes seções do relatório, facilitando a leitura e interpretação dos dados.

Balanco_ITG_1000_HachuradoCinza.rtm


Um modelo em paisagem baseado no modelo ITG 1000 que utiliza hachuras e um esquema de cor cinza para destacar diferentes seções do relatório


Como Utilizar:

  1. Acessando as Opções de Relatórios: ao entrar na tela de geração do balanço, uma nova janela será exibida automaticamente, apresentando as opções de relatórios disponíveis. Nessa tela, você poderá escolher um dos modelos listados acima para personalizar o seu relatório.

  2. Persistência da Escolha: após selecionar um modelo de relatório, o sistema lembrará dessa escolha para futuras gerações, eliminando a necessidade de reconfigurações frequentes.

  3. Personalização por Usuário: a opção Não exibir novamente pode ser configurada por usuário, evitando que a janela seja exibida nas próximas vezes em que a tela de geração do balanço for acessada.

  4. Mudança de Padrão: se um relatório padrão estiver configurado, mas você selecionar um modelo personalizado, o sistema mudará automaticamente para o novo modelo escolhido, garantindo que os próximos relatórios sigam o novo padrão.

  5. Sinalização de Opções de Relatório: na tela de geração de balanço, os usuários podem acessar outros modelos de relatórios através da opção Personalizado na seção Tipo de Relatório. Esta sinalização facilita a localização e seleção de diferentes formatos de relatório conforme necessário.



Com essas opções, a geração do balanço torna-se mais adaptável e eficiente, possibilitando que você escolha o formato de relatório que melhor se alinha às suas necessidades de apresentação e análise.


Gerar Balanço


Nesta demonstração, é possível visualizar os saldos dos níveis ativo e passivo. Com o exercício encerrado, os valores do ativo e passivo têm que ser iguais. Do contrário, o balanço apresentará uma mensagem informando que existe diferença de valores.

VariávelDescrição

<VALOR>

Imprime o valor final do relatório. O resultado impresso terá 30 posições com '*' à esquerda do valor.

<DATA>

Imprime a data e a cidade da empresa. O resultado impresso terá 39 posições.

<CONTADOR,30,C>

Imprime o nome do contador cadastrado na empresa.

Os "XX" deverão ser substituídos pelo tamanho que deverá ser impresso.
O "T" deverá ser substituído pelo tipo de alinhamento desejado.

Os seguintes alinhamentos estão disponíveis:

E - Esquerda
D - Direita
C - Centralizado

Exemplo:

<CONTADOR1,30,E> Com esta formatação de variável, o nome do contador será impresso com apenas 30 posições, mas se o nome for menor que 30, serão acrescentados espaços em branco a sua direita.

<CRC>

Imprime o número do CRC do Contador. O resultado impresso terá 15 posições.

<TIPO>

Imprime o tipo do contador, ou seja, Contador ou Técnico. O resultado impresso terá 12 posições

<EXT,XX,XX>

Imprime o extenso do valor do Balanço.

Os 'XX' deverão ser substituídos pelas posições que serão impressas.

Exemplo:

<EXTENSO,01,20> - Imprime os primeiros 20 caracteres por exetenso.
<EXTENSO,21,40> - Imprime os caracteres entre as posições 20 e 41 por extenso.

<SOCIO1,XX,T>

Imprime o nome do primeiro sócio registrado no Cadastrado de empresa no PHD.

Os "XX" deverão ser substituídos pelo tamanho que deverá ser impresso.
O "T" deverá ser substituído pelo tipo de alinhamento desejado.

Os seguintes alinhamentos estão disponíveis:

E - Esquerda
D - Direita
C - Centralizado

Exemplo:

<SOCIO1,30,E> - Com esta formatação de variável, o nome do contador será impresso com apenas 30 posições, mas se o nome for menor que 30, serão acrescentados espaços em branco a sua direita.

<PROFSOCIO1,XX,T>

Imprime a profissão do primeiro sócio registrado no Cadastrado de empresa no PHD.

Os "XX" deverão ser substituídos pelo tamanho que deverá ser impresso.
O "T" deverá ser substituído pelo Tipo de alinhamento desejado.

 Os seguintes alinhamentos estão disponíveis:

E - Esquerda
D - Direita
C - Centralizado

Exemplo:

<PROFSOCIO1,E> - Com essa formatação de variável a profissão do sócio será impressa com apenas 30 posições e se a profissão for menor que 30, serão acrescentados espaços em branco à direita da profissão.

<RESULTADO>  

Utilizado somente para o Demostrativo, imprime os resultados: LUCRO, PREJUÍZO, DEFICIT e SUPERAVIT de acordo com a configuração no cadastro da  empresa.


  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Livros e Relatórios.
  2. Clique em Balanço.
  3. Selecione o Tipo de Relatório.
  4. Clique em Avançar para selecionar a Empresa.

    Informação

    Ao selecionar a empresa, são apresentados o  Livro  e a  Página  definidos no  Cadastro da Empresa . Entretanto, é possível alterá-los conforme necessidade. (Opcional) Marque a opção Seleciona Todos(as) para selecionar todas as empresas cadastradas.

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  5. Clique em Avançar para informar a Data de emissão do relatório, Moeda e Níveis.
  6. Clique em Avançar para definir as Opções do balanço.

    Informação

    Nas opções de balanço Sintético e Analítico, existe a opção Desconsiderar contas de compensação .
    Esta opção possibilita a impressão do balanço sem as contas dos níveis do Ativo e Passivo Compensado.

    Para selecionar um layout de relatório diferente do padrão, marque a opção Personalizado no campo Tipo de Relatório.

    SintéticoApresenta apenas as contas sintéticas do plano de contas e seus respectivos saldos.
    AnalíticoApresenta todas as contas que foram movimentadas ou que possuem saldo pela empresa no período solicitado.
    Serão demonstradas no relatório de acordo com a montagem do plano de contas.
    ITG

    Emite o balanço de acordo com o modelo contábil definido para microempresas ou empresas de pequeno porte.
    Serão apresentadas as contas do ativo à esquerda, as do passivo à direita, e a orientação da folha será retrato ou paisagem.

    Nesse modelo, é necessário informar as contas que farão parte do balanço. Esta configuração será apresentada na própria tela de emissão do balanço.

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  7. Clique em Avançar para concluir.

  8. Realize a ação desejada.

    Dica

    A opção de envio  No Cliente  é utilizada para enviar o relatório ou e-mail para o seu cliente com a integração eContador.
    Para mais informações sobre envio por e-mail, consulte a página 
    Configurações de Envio .

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  9. Clique em Concluir.