1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Livros e Relatórios.
  2. Clique em Lalur Lacs.
  3. Clique em Configurações.
  4. Nas abas apresentadas, configure o Lalur Lacs:

    CampoDescrição
    Nova vigênciaInforme o ano de vigência do livro.
    Período de apuraçãoMarque se o período de apuração é Anual ou Trimestral.
    Qualificação da Pessoa jurídicaMarque se é uma Pessoa Jurídica em geral ou Componente do sistema financeiro.
    AlíquotasDetermine o tipo de alíquota para geração:
    • Utilizar configurações gerais do módulo: Utiliza as alíquotas da empresa configuradas em Alíquotas gerais.
    • Definir alíquotas para essa empresa: As alíquotas da empresa devem ser definidas no grupo, incluindo os campos: IR, Adicional de imposto e CSLL.

    Guia DarfSelecione o IR e CSLL para geração da guia Darf com base no período de apuração.
    1. Informe as contas que terão os impostos pagos por antecipação, imposto de renda e a contribuição social sobre o lucro líquido. 
    2. No grupo Retenções e Provisões, escolha uma ação de acordo com a sua necessidade:

      • Vincular: selecione as contas para retenção de imposto e retenção de CSLL. 

      • Editar: ajuste a conta referente ao o tipo de valor que contém: saldo, crédito, débito ou movimento.

        Informação

        Ao marcar a opção Desconsiderar valores de retenção importada, mesmo se existirem valores de retenção importados para o Y570, estes valores são desconsiderados na apuração do Lucro.

    3. Clique em Gravar.

    Nesta opção, é possível configurar as contas que trabalham com a parte B do Lalur Lacs.

    Informação

    As contas por parte B tem como objetivo ajustar os demonstrativos contábeis à declaração do Imposto de renda com adições e exclusões ao lucro líquido do período base, apurando-se a base de cálculo do Imposto de Renda devido e controle de valores que devam influenciar na determinação do Lucro Real de períodos-base futuros e que não constem da escrituração comercial.


    Nova Conta

    1. Clique em Novo.
    2. Selecione a conta. A conta precisa ser analítica

    3. Marque o livro a ser utilizado.
    4. Informe o período inicial do saldo.
    5. Informe o valor do saldo inicial.
    6. Selecione o livro.
    7. (Opcional) Clique em Informações adicionais ECF para definir os campos a serem considerados na geração.

      1. Informe o período limite de utilização do saldo.
      2. Informe o CNPJ do responsável.

    8. Clique em Gravar.

    Editar Conta

    1. Selecione a conta.
    2. Clique em Editar.
    3. Realize as alterações necessárias.
    4. Clique em Gravar.

    Excluir Conta

    1. Selecione a conta. 
    2. Clique em Excluir.
    3. Confirme a exclusão.


    Nesta opção, é possível definir as alíquotas gerais a serem utilizadas na geração de todos os livros de natureza fiscal.

    CampoDescrição
    IRInforme o valor do Imposto de Renda.
    Adicional de impostoInforme a porcentagem do adicional de imposto.
    CSLLInforme a porcentagem da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

  5. Clique em Gravar.