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- Gerar Livros Lalur e Lacs
- Configurar Lalur Lacs
- Na tela principal do Contábil, clique na aba Livros e Relatórios.
- Clique em Lalur Lacs.
- Clique em Configurações.
Nas abas apresentadas, configure o Lalur Lacs:
Campo Descrição Nova vigência Informe o ano de vigência do livro. Período de apuração Marque se o período de apuração é Anual ou Trimestral. Qualificação da Pessoa jurídica Marque se é uma Pessoa Jurídica em geral ou Componente do sistema financeiro. Alíquotas Determine o tipo de alíquota para geração: - Utilizar configurações gerais do módulo: Utiliza as alíquotas da empresa configuradas em Alíquotas gerais.
Definir alíquotas para essa empresa: As alíquotas da empresa devem ser definidas no grupo, incluindo os campos: IR, Adicional de imposto e CSLL.
Guia Darf Selecione o IR e CSLL para geração da guia Darf com base no período de apuração. - Informe as contas que terão os impostos pagos por antecipação, imposto de renda e a contribuição social sobre o lucro líquido.
- No grupo Retenções e Provisões, escolha uma ação de acordo com a sua necessidade:
- Vincular: selecione as contas para retenção de imposto e retenção de CSLL.
Editar: ajuste a conta referente ao o tipo de valor que contém: saldo, crédito, débito ou movimento.
Informação
Ao marcar a opção Desconsiderar valores de retenção importada, mesmo se existirem valores de retenção importados para o Y570, estes valores são desconsiderados na apuração do Lucro.
- Vincular: selecione as contas para retenção de imposto e retenção de CSLL.
- Clique em Gravar.
Nesta opção, é possível configurar as contas que trabalham com a parte B do Lalur Lacs.
Informação
As contas por parte B tem como objetivo ajustar os demonstrativos contábeis à declaração do Imposto de renda com adições e exclusões ao lucro líquido do período base, apurando-se a base de cálculo do Imposto de Renda devido e controle de valores que devam influenciar na determinação do Lucro Real de períodos-base futuros e que não constem da escrituração comercial.
Nova Conta- Clique em Novo.
Selecione a conta. A conta precisa ser analítica
- Marque o livro a ser utilizado.
- Informe o período inicial do saldo.
- Informe o valor do saldo inicial.
- Selecione o livro.
- (Opcional) Clique em Informações adicionais ECF para definir os campos a serem considerados na geração.
- Informe o período limite de utilização do saldo.
- Informe o CNPJ do responsável.
- Clique em Gravar.
Editar Conta
- Selecione a conta.
- Clique em Editar.
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Excluir Conta
- Selecione a conta.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Nesta opção, é possível definir as alíquotas gerais a serem utilizadas na geração de todos os livros de natureza fiscal.
Campo Descrição IR Informe o valor do Imposto de Renda. Adicional de imposto Informe a porcentagem do adicional de imposto. CSLL Informe a porcentagem da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. ⠀
Clique em Gravar.