Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) tem como finalidade gerar um relatório gerencial. Com este recurso, você pode montar o relatório da DRE somente com as contas que terão movimentos no período ou com todas as contas conforme as suas necessidades.

A lei vigente define que o conteúdo da DRE deve ser apresentado na forma dedutiva, com detalhes necessários das receitas, despesas, ganhos e perdas, definido o lucro ou prejuízo líquido do exercício e sem se confundir com a conta Lucros Acumulados, onde é feita a distribuição ou alocação do resultado. A lei define através da DRE o conceito de lucro líquido, estabelecendo critérios de classificação de certas despesas que eram classificadas como apropriação de lucros.

1

As receitas decorrentes da exploração das atividades fins

2

Os impostos incidentes sobre as operações, os abatimentos, as devoluções e os cancelamentos

3

Os custos dos produtos ou mercadorias vendidos e dos serviços prestados

4

O resultado bruto do período

5

Os ganhos e perdas operacionais

6

As despesas administrativas, com vendas, financeiras e outras e as receitas financeiras

7

O resultado operacional

8

As receitas, despesas, os ganhos e perdas não decorrentes das atividades fins

9

O resultado operacional

10

As receitas, despesas, os ganhos e perdas não decorrentes das atividades fins

11

O resultado antes das participações e dos impostos

12

As provisões para impostos e contribuições sobre o resultado

13

As participações no resultado

14

O resultado líquido do período


  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Livros e Relatórios.
  2. No menu Demonstração de Resultado, acesse Demonstração de Resultado Personalizado.
  3. Clique em Avançar para definir a DRE.

    1. Selecione o Modelo do DRE.

      Informação

      Caso esteja utilizando o módulo pela primeira vez, não terá modelo cadastrado, então, será necessário registrar os modelos. Para isso, é preciso Configurar a DRE.
      Ao marcar a opção Não imprimir linhas com resultado zerado, as linhas referentes aos títulos que não possuírem movimento em suas contas vinculadas não serão exibidas no demonstrativo. 

      ‎ ‎

    2. Na coluna Operação, configure o tipo de operação que será feito no Item criado, sendo: Positivo, Negativo ou o Resultado determinada soma (=).

      Informação

      A regra para o cálculo do total das operações é matemática (D+D ou C+C > Soma / D + C, ou C + D diminui).
      Na coluna Valor Composição, são preenchidos os valores de cada conta para compor o relatório do DRE.

      ‎ ‎

  4. Clique em Avançar para selecionar o Código da empresa.

    Informação

    Ao selecionar a empresa, é apresentado o Livro e a Página definidos no Cadastro da Empresa. Entretanto, é possível alterá-los conforme necessidade.

    ‎ ‎

  5. Clique em Avançar para informar o Período da emissão do relatório.

  6. Configure as demais opções do relatório:

    OpçãoDescrição

    Nr. de Páginas

    Configure o número de páginas do relatório a ser emitido. No campo Nr. Páginas, caso selecione a opção 250, mas o seu relatório possua 300 páginas, quando chegar na 250, o sistema reiniciará a contagem. Ou seja, ao invés de ir para 251 ele vai para 1 e assim sucessivamente. O número da página no cadastro de empresa e no livro também serão alterados.

    Imprimir exercício anterior

    Marque esta opção para selecionar os RTMs: RelDRESintetico.rtm e RelDREAnalitico.rtm, para o relatório sintético e analítico. Não é possível habilitar esta opção caso o período seja mensal, trimestral ou semestral, apenas se for anual, pois o relatório é de anos comparativos. Caso marque esta opção e selecione um RTM onde não contemple anos comparativos, será demonstrado a seguinte mensagem: RTM informado não é compatível com a opção “Imprimir exercício anterior”.

    ‎ ‎

  7. Clique em Avançar para concluir.

  8. Realize a ação desejada.

    Dica

    A opção de envio No Cliente é utilizada para enviar o relatório ou e-mail para o seu cliente com a integração eContador.
    Para mais informações sobre envio por e-mail, consulte a página 
    Configurações de Envio.

    ‎ ‎

  9. Clique em Concluir.