A Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) tem como finalidade gerar um relatório gerencial. Com este recurso, você pode montar o relatório da DRE somente com as contas que terão movimentos no período ou com todas as contas conforme as suas necessidades.
A lei vigente define que o conteúdo da DRE deve ser apresentado na forma dedutiva, com detalhes necessários das receitas, despesas, ganhos e perdas, definido o lucro ou prejuízo líquido do exercício e sem se confundir com a conta Lucros Acumulados, onde é feita a distribuição ou alocação do resultado. A lei define através da DRE o conceito de lucro líquido, estabelecendo critérios de classificação de certas despesas que eram classificadas como apropriação de lucros.
- Na tela principal do Contábil, clique na aba Livros e Relatórios.
- No menu Demonstração de Resultado, acesse Demonstração de Resultado Personalizado.
Clique em Avançar para definir a DRE.
Selecione o Modelo do DRE.
Informação
Caso esteja utilizando o módulo pela primeira vez, não terá modelo cadastrado, então, será necessário registrar os modelos. Para isso, é preciso Configurar a DRE.
Ao marcar a opção Não imprimir linhas com resultado zerado, as linhas referentes aos títulos que não possuírem movimento em suas contas vinculadas não serão exibidas no demonstrativo.
Na coluna Operação, configure o tipo de operação que será feito no Item criado, sendo: Positivo, Negativo ou o Resultado determinada soma (=).
Informação
A regra para o cálculo do total das operações é matemática (D+D ou C+C > Soma / D + C, ou C + D diminui).
Na coluna Valor Composição, são preenchidos os valores de cada conta para compor o relatório do DRE.
Clique em Avançar para selecionar o Código da empresa.
Informação
Ao selecionar a empresa, é apresentado o Livro e a Página definidos no Cadastro da Empresa. Entretanto, é possível alterá-los conforme necessidade.
Clique em Avançar para informar o Período da emissão do relatório.
Configure as demais opções do relatório:
Opção Descrição Nr. de Páginas
Configure o número de páginas do relatório a ser emitido. No campo Nr. Páginas, caso selecione a opção 250, mas o seu relatório possua 300 páginas, quando chegar na 250, o sistema reiniciará a contagem. Ou seja, ao invés de ir para 251 ele vai para 1 e assim sucessivamente. O número da página no cadastro de empresa e no livro também serão alterados.
Imprimir exercício anterior Marque esta opção para selecionar os
RTMs: RelDRESintetico.rtm e RelDREAnalitico.rtm
, para o relatório sintético e analítico. Não é possível habilitar esta opção caso o período seja mensal, trimestral ou semestral, apenas se for anual, pois o relatório é de anos comparativos. Caso marque esta opção e selecione umRTM
onde não contemple anos comparativos, será demonstrado a seguinte mensagem: RTM informado não é compatível com a opção “Imprimir exercício anterior”.
Clique em Avançar para concluir.
Realize a ação desejada.
Dica
A opção de envio No Cliente é utilizada para enviar o relatório ou e-mail para o seu cliente com a integração eContador.
Para mais informações sobre envio por e-mail, consulte a página Configurações de Envio.
Clique em Concluir.