No recurso Cadastro de Demonstrativo Programado, é possível cadastrar o demonstrativo utilizado na geração da DRE elaborado através de fórmulas, de acordo com seu critério.

Novo Demonstrativo Programado


  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Livros e Relatórios.
  2. No menu Demonstração de Resultado, acesse Cadastro de Demonstrativo Programado.
  3. Clique em Novo Cadastro .
  4. Informe a Descrição do demonstrativo.
  5. No quadro Fórmula, monte a disposição das contas e crie as fórmulas de cada linha do relatório.

    Para todas as fórmulas criadas deverão ser utilizados os caracteres < > para delimitar o início e o final da fórmula. Para utilizar um nível do plano de contas em uma fórmula, deverá ser utilizada a variável SD seguida do código de chamada da conta sintética, correspondente ao nível que será demonstrado.

    Dica:

    Você pode utilizar  os operadores ( + - \ *) nas fórmulas.

     
    Observe no exemplo abaixo a montagem de um demonstrativo programado:

    Vendas

    Venda de Produtos

    <SD 2345>

    Venda Industrializados

    <SD 4563 + SD 6521>

    Total da Venda Bruta

    <ST>

    Deduções

    Deduções de Vendas

    <SD 6431>

    Deduções de IPI Vendas

    <SD 8872 + SD 234>

    Total de Deduções

    <ST>

    Total de Venda Líquida 

    <TG>

    Custo

    Custo de Produtos Vendidos

    <SD 887 + SD 8233>

    Total do Lucro

    <TG>

    Legenda:
    • A variável ST utilizada no exemplo acima permite a impressão do subtotal, podendo também ser utilizada assim: <ST 1 + ST 2>.
    • A variável TG foi utilizada para a impressão do total geral.

    (aviso) Quando você desejar utilizar constantes dentro de uma fórmula, ou seja, se precisar pegar uma conta e multiplicar por 100, como no exemplo: <SD 00203 * N 100>, a variável N informará ao sistema que a próxima informação é um número e não uma conta.


    Demonstrativo consolidado: é possível utilizar também a variável SD para consolidar o saldo de uma conta em várias empresas. Para isto utilizaremos a variável no seguinte formato SD XX[EE] onde o XX é substituído pelo código de chamada da conta e o EE pelo código da empresa. Ex.: <SD 00203[0001] + SD 00203[0002]>. Neste exemplo, é impresso o saldo consolidado da conta 00203 na empresa 0001 e na empresa 0002.

    Movimento da conta: para a impressão do valor referente ao movimento da conta, é possível utilizar a variável MV seguindo os mesmos exemplos descritos acima para a variável SD.

    Exemplos:

    Ex.1: Em uma operação com a variável SD e o número de conta, ou seja, o código de chamada da conta: <SD 00203>.

    (informação) Para totalizar o saldo de várias contas em uma linha também será utilizada a variável SD: <SD 00203 + SD 00405 - SD 00123 - SD 00023>.
    A fórmula acima somará o saldo da conta 00203 com a conta 00405 e subtrairá a conta 00123 e 00023.

    Ex.2: <SD 00203 * SD 00405>  ou ainda <(SD 00203 + SD 00405) / SD 00123>.
    (informação) Neste caso, foram usados os parênteses para determinar a prioridade no cálculo.

    As variáveis devem ser escritas com letras maiúsculas.
    O "XX" deve ser substituído pelo código de chamada da conta e o "EE" pelo código da empresa entre colchetes.

    VariávelDescrição

    <SD>

    Saldo.

    SD XX[EE] 

    Imprime o Saldo da Conta na empresa informada em 'EE.

    <TOTDEBITO>  

    Total de Débito.

    <TOTCREDITO>

    Total de Crédito.

    <SDANT>

    Saldo do Exercício Anterior.

    <ABS>  

    Valor Absoluto.

    <MV>

    Movimento.

    MV XX[EE]

    Imprime o Movimento da Conta na empresa informada em 'EE'.

    <POSITIVO>

    Retorna o valor caso esse seja positivo, caso contrário retorna zero.

    <NEGATIVO>

    Retorna o valor caso esse seja negativo, caso contrário retorna zero.

    <TG>    

    Total Geral.

    <ST>      

    Subtotal.

    <CORIGEM>  

    Exibe a origem do resultado.

    <SORIGEM>  

    Não exibe a origem do resultado.

    <SALTOPAGINA>

    Insere uma quebra de página.

    <TITULO>  

    Define o título do relatório.

    <DIAINI>  

    Retorna o dia da data inicial.

    <MESINI>

    Retorna o mês da data inicial.

    <ANOINI>

    Retorna o ano inicial.

    <MESINIEXTENSO>

    Retorna o mês Inicial por extenso.

    <DIAFIM>

    Retorna o dia final.

    <MESFIM>    

    Retorna o mês final.

    <ANOFIM>    

    Retorna o Ano Final.

    <MESFIMEXTENSO>

    Retorna o mês final por extenso.

    <VLDEB>

    Movimento a Débito do período informado.

    <VLCRED>

    Movimento a Crédito do período informado

    <CP>

    Contrapartida.

    <NMCONTA>  

    Código + Descrição Conta, o código  da conta deve ser colocado com a variável.

    Exemplo:

    NMCONTA35, é apresentada 35 - Caixa Geral.

    <RESULTADO>

    Utilizado somente para o Demostrativo e imprime os seguintes resultados: LUCRO, PREJUÍZO, DÉFICIT E SUPERÁVIT, de acordo com a configuração no cadastro da empresa.

    As variáveis devem ser escritas com letras maiúsculas.
    O "XX" deve ser substituído pelo código de chamada da conta e o "EE" pelo código da empresa entre colchetes.

    VariávelDescrição

    <NRFOLHAS>        

    Número de Folhas.

    <NRFOLHASEXT>

    Número de Folhas por Extenso.

    <NRFOLHAINICIAL>

    Número da Folha inicial.

    <NRFOLHAINICIALEXT>

    Número da Folha inicial por extenso.

    <NRFOLHAFINAL>  

    Número da Folha final.

    <NRFOLHAFINALEXT>

    Número da Folha final por extenso.

    <NRLIVRO>      

    Número do Livro.

    <NRLIVROEXT>  

    Número do Livro por extenso.

    VariávelDescrição

    <NMEMPRESA>

    Nome da empresa.

    <ENDERECO>

    Endereço.

    <CIDADE>  

    Cidade.
    <UF>Unidade de Federação.
    <NR_CEP>Número do CEP.

    <SE_REGISTROJUNTA TXT>

    Se for registrado na junta, imprime o texto TXT.

    <NRREGISTROJUNTA> 

    Número do Registro na Junta Comercial.

    <DATAREGISTROJUNTA>

    Data de Registro na Junta Comercial.

    <SE_REGISTROCARTORIO TXT>

    Se for registrado no Cartório, imprime o texto TXT.

    <NRREGISTROCARTORIO>

    Número do Registro no Cartório.

    <NRCGC> 

    Número do Cadastro Geral de Contribuintes.

    <NRINSCMUNICIAPAL>

    Número da Inscrição Municipal.

    <NRINSCESTADUAL>

    Número da Inscrição Estadual.

    <SE_REGISTROOAB>

    Apresenta a descrição informada após a mesma, caso o registro de OAB esteja informado no cadastro de empresas no PHD.

    A variável deve ser informada da seguinte maneira: <SE_REGISTROOAB *REGISTRADA NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL DO MESMO ESTADO SOB O NUM.* <**NROAB>>.

    <NROAB>

    Número do Registro na OAB.

    <COMPLEMENTO>

    Complemento do endereço.

    VariávelDescrição

    <NMCONTADOR>

    Nome do Contador.

    <TIPOCONTADOR>

    Tipo do Contador.

    <NRCRC> 

    Número do CRC.

    <NRCPF>

    Número do CPF.

    VariávelDescrição

    <DATA/LOCAL> 

    Data e Local.

    <NMSOCIO>

    Nome do Sócio.

    <NRCPFSOCIO>

    Número do CPF do Sócio.

    <STATUSSOCIO>

    Status do Sócio (Gerente).

    <LINHA>

    Linha.

    As variáveis abaixo funcionam apenas se a opção Novo em Termo modelo estiver marcada.

    VariávelDescrição

    TODOSSOCIOS_SLS

    Apresenta todos os sócios ativos na empresa com Profissão do cadastro de Sócios, CPF, RG, DATA EXPEDIÇÃO RG e ORGÃO RG.

    ST_TODOSSOCIOS

    Apresenta todos os sócios ativos na empresa com Profissão do cadastro de Sócios, CPF, RG, DATA EXPEDIÇÃO RG e ORGÃO RG. No entanto, sem os títulos.

    TODOSSOCIOSEMPVINC_SLS

    Apresenta todos os sócios ativos na empresa com Função na empresa (vinculo), CPF, RG, DATA EXPEDIÇÃO RG e ORGÃO RG.

    ST_TODOSSOCIOSEMPVINC

    Apresenta todos os sócios ativos na empresa com Função na empresa (vinculo), CPF, RG, DATA EXPEDIÇÃO RG, ORGÃO RG. No entanto, sem os títulos.

    Ao final da emissão do Balanço e do Demonstrativo é apresentado um texto de Fechamento. Esse texto pode ser criado conforme necessidade.

    As variáveis devem ser escritas com letras maiúsculas. Caso uma folha esteja sendo impressa a mais ou haja espaçamentos indevidos no corpo impresso do Texto de Fechamento que você tenha editado, basta apagar os espaços e/ou linhas entre as variáveis. (O padrão enviado pela Alterdata já está alinhado e correto).

    VariávelDescrição

    <PARAGRAFO>  

    Parágrafo.

    <CENTRALIZAR TXT>

    Centraliza o conteúdo de TXT.

    <QUEBRALINHA>

    Quebra de Linha.

    <VALOR>

    Imprime o valor final do relatório. O resultado impresso terá 30 posições com '*' à esquerda do valor.

    <DATA>

    Imprime a cidade da empresa e a data. O resultado impresso terá 39 posições.

    Exemplo:

    Teresópolis, 31 de dezembro de 2020.

    <VALOR>

    Imprime o valor final do relatório. O resultado impresso terá 30 posições com '*' à esquerda do valor.

    <DATA>

    Imprime a cidade da empresa e a data. O resultado impresso terá 39 posições.

    Exemplo:

    Teresópolis, 31 de dezembro de 2020.

    <CONTADOR,30,C>

    Imprime o nome do contador cadastrado na empresa, cadastrado para a empresa PHD.

    Os "XX" devem ser substituídos pelo tamanho a ser impresso. O "T" deve ser substituído pelo tipo de alinhamento desejado. Os seguintes alinhamentos estão disponíveis:

    E - Esquerda

    D - Direita

    C - Centralizado

    Exemplo:

    <SOCIO1,30,E> - Com essa formatação de variável, o nome do contador é impresso com apenas 30 posições, e, se o nome for menor que 30, serão acrescentados espaços em branco à direita do nome.

    <CRC> Imprime o número do CRC do Contador. O resultado impresso terá 15 posições.
    <TIPO> Imprime o tipo do contador, ou seja, contador ou técnico. O resultado impresso terá 12 posições.
    <EXTENSO,XX,XX>

    Imprime o extenso do valor do Balanço. Os 'XX' deverão ser substituídos pelas posições que serão impressas.

    O limite desta variável é 400; com isso, pode-se imprimir até 400 caracteres. Não é necessário dividir a variável em linhas, uma abaixo a outra, para a variável fazer quebra de linha, pois isso já é automático.


    Dica:

    Para imprimir valores por extenso muito grandes, pode-se inserir a seguinte linha no TXT: <EXTENSO,001,400>


    Exemplo:

    <EXTENSO,01,20> - Imprime os primeiros 20 caracteres do extenso.

    <EXTENSO,21,40> - Imprime os caracteres entre as posições 20 e 41 do extenso.

    <SOCIO1,XX,T>

    Imprime o nome do primeiro sócio cadastrado para a empresa PHD.

    Os "XX" deverão ser substituídos pelo tamanho que deverá ser impresso. O "T" deverá ser substituído pelo tipo de alinhamento desejado. Os seguintes alinhamentos estão disponíveis:

    E - Esquerda

    D - Direita

    C - Centralizado

    Exemplo:

    <SOCIO1,30,E> - Com essa formatação de variável, o nome do contador é impresso com apenas 30 posições, e, se o nome for menor que 30, serão acrescentados espaços em branco à direita do nome.

    <PROFSOCIO1,XX,T>

    Imprime a profissão do primeiro sócio cadastrado para a empresa PHD.

    Os "XX" deverão ser substituídos pelo tamanho que deverá ser impresso. O "T" deverá ser substituído pelo tipo de alinhamento desejado. Os seguintes alinhamentos estão disponíveis:

    E - Esquerda

    D - Direita

    C - Centralizado

    Exemplo:

    <PROFSOCIO1,30,E> - Com essa formatação de variável, o nome do contador é impresso com apenas 30 posições, e, se o nome for menor que 30, serão acrescentados espaços em branco à direita do nome.

    VariávelDescrição

    <SD>

    Saldo.

    SD XX[EE] 

    Imprime o Saldo da Conta na empresa informada em 'EE.

    <TOTDEBITO>  

    Total de Débito.

    <TOTCREDITO>

    Total de Crédito.

    <SDANT>

    Saldo do Exercício Anterior.

    <ABS>  

    Valor Absoluto.

    <MV>

    Movimento.

    MV XX[EE]

    Imprime o Movimento da Conta na empresa informada em 'EE'.

    <POSITIVO>

    Retorna o valor caso esse seja positivo, caso contrário retorna zero.

    <NEGATIVO>

    Retorna o valor caso esse seja negativo, caso contrário retorna zero.

    <TG>    

    Total Geral.

    <ST>      

    Subtotal.

    <CORIGEM>  

    Exibe a origem do resultado.

    <SORIGEM>  

    Não exibe a origem do resultado.

    <SALTOPAGINA>

    Insere uma quebra de página.

    <TITULO>  

    Define o título do relatório.

    <DIAINI>  

    Retorna o dia da data inicial.

    <MESINI>

    Retorna o mês da data inicial.

    <ANOINI>

    Retorna o ano inicial.

    <MESINIEXTENSO>

    Retorna o mês Inicial por extenso.

    <DIAFIM>

    Retorna o dia final.

    <MESFIM>    

    Retorna o mês final.

    <ANOFIM>    

    Retorna o Ano Final.

    <MESFIMEXTENSO>

    Retorna o mês final por extenso.

    <VLDEB>

    Movimento a Débito do período informado.

    <VLCRED>

    Movimento a Crédito do período informado

    <CP>

    Contrapartida.

    <NMCONTA>  

    Código + Descrição Conta, o código  da conta deve ser colocado com a variável.

    Exemplo:

    NMCONTA35, é apresentada 35 - Caixa Geral.

    <RESULTADO>

    Utilizado somente para o Demostrativo e imprime os seguintes resultados: LUCRO, PREJUÍZO, DÉFICIT E SUPERÁVIT, de acordo com a configuração no cadastro da empresa.

    VariávelDescrição
    <SD 00028 * N 2> Variável numérica.


  6. Selecione as Contas Empresas desejadas.
  7. Clique em Gravar.


Localizar Demonstrativo Programado


  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Livros e Relatórios.
  2. No menu Demonstração de Resultado, acesse Cadastro de Demonstrativo Programado.
  3. Clique em Localizar .
  4. Descreva no campo de pesquisa uma informação referente ao demonstrativo programado.
  5. Clique em Selecionar.


Editar Demonstrativo Programado


  1. Localize o demonstrativo programado.
  2. Abre o Cadastro .
  3. Realize as alterações necessárias.
  4. Clique em Gravar.


Excluir Demonstrativo Programado


  1. Localize o demonstrativo programado.
  2. Clique em Exclui o Cadastro .
  3. Confirme a exclusão.


Visualizar Relatório de Demonstrativo Programado


Visualize o relatório de todos os demonstrativos programados que foram cadastrados nesta rotina.

  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Livros e Relatórios.
  2. No menu Demonstração de Resultado, acesse Cadastro de Demonstrativo Programado.
  3. Clique em Visualizar .


Imprimir Relatório de Demonstrativo Programado


Imprime o relatório de todos os demonstrativos programados que foram cadastrados nesta rotina.

  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Livros e Relatórios.
  2. No menu Demonstração de Resultado, acesse Cadastro de Demonstrativo Programado.
  3. Clique em Imprime .
  4. Confirme a impressão.