Balancete é uma demonstração contábil que permite a análise da situação patrimonial do resultado de exercício da empresa. Na demonstração serão impressas as contas dos níveis ativo, passivo, receitas e despesas.

  1. Na tela principal do Contábil, clique na aba Livros e Relatórios.

  2. No menu Balancete, selecione a opção Balancete.

  3. Selecione o Tipo do balancete.

    Tipo de Relatório
    Analítico

    Marque esta opção para demonstrar todas as contas movimentadas pela empresa no mês corrente.

    Será seguida a distribuição das contas, conforme a montagem do plano de contas.

    Sintético

    Marque esta opção para demonstrar os saldos apenas das contas sintéticas (Contas Títulos).

    Este relatório é usado para a demonstração dos saldos das contas Bancos e Fornecedores, onde não há necessidade de saber o saldo de todas as contas.

    Anual

    Marque esta opção para imprimir um balancete com toda a movimentação das contas durante o ano.

    Por Centro de Custo

    Marque esta opção para emitir um relatório para análise gerencial. Nele serão demonstradas todas as contas por um centro de custo. É possível imprimir relatórios para vários centros de custos, consolidando os centro de custo em um balancete e com um balancete para cada centro.

    Esta opção será utilizada pelas empresas que trabalham com a sua contabilidade por centro de custo. Marcando-a, será habilitada uma tela para seleção do centro de custo.

    Por Subconta

    Marque esta opção serão demonstradas as subcontas movimentadas no mês corrente.

    Ao marcá-la, é exibida uma tela para seleção das subcontas que devem estar presentes no relatório.

    Por Conta

    Marque esta opção para emitir o balancete por contas, ou seja, serão apresentadas as contas e o total de acordo com cada grupo de conta.

    Susep

    Marque esta opção para gerar o arquivo Susep. É necessário informar o local onde será gerado o arquivo.

    ‎ 

  4. Selecione o Código da empresa.‎ 

  5. Informe o Período de geração do balancete.

  6. Selecione o Nível.

    Informação

    Esta opção serve para informar um nível especifico para impressão do Balancete. O nível é de acordo com o nível das contas configurado no Plano de Contas do PHD.

    ‎ ‎ 

  7. (Opcional) Marque a opção Balancete estampado no diário para que no cabeçalho sejam exibidas as informações referentes ao número do Livro e ao da Página.

    1. Informe o número do Livro.
    2. Informe o número de Páginas.

      No campo Nr. Páginas, caso selecione a opção 250, mas o seu relatório possua 300 páginas, quando chegar na 250, o sistema reiniciará a contagem. Ao invés de ir para 251 ele vai para 1 e assim sucessivamente. O número da página no cadastro de empresa e no livro também serão alterados.

      ‎ 

  8. Configure as Opções do balancete. Para mais informações de cálculo e impressão dos dados do balancete, clique em Mais Opções.

  9. Realize a ação desejada.

    Dica

    A opção de envio No Cliente é utilizada para enviar o relatório ou e-mail para o seu cliente com a integração eContador.
    Para mais informações sobre envio por e-mail, consulte a página 
    Configurações de Envio.

  10. Clique em Concluir.